Ajuda de recuperação GoPro por favor, apaguei vídeos importantes

Excluí acidentalmente vídeos importantes do cartão SD da minha GoPro antes de fazer backup deles, e realmente preciso de ajuda para descobrir se eles podem ser recuperados. Esses clipes são pessoais e não podem ser recriados, então estou procurando as melhores etapas ou o melhor software de recuperação de vídeo da GoPro que realmente funcione.

Eu já passei por isso uma vez e, sim, perder clipes da GoPro dói rápido e forte. Filmagens de viagem, de corrida, de família, seja lá o que for, é o tipo de perda que você sente no estômago.

O primeiro passo é simples. Não piore a situação.

O que eu faria primeiro

Pare de usar o cartão SD agora mesmo.

Nada de novas gravações. Nada de formatar. Nada de aplicativos de reparo. Nada de ferramenta aleatória de corrigir cartão corrompido encontrada em um resultado de busca. Filmagens apagadas ou formatadas muitas vezes ainda ficam no cartão até que algo novo seja gravado por cima. Quando a sobrescrita começa, suas chances caem. Muito.

Antes de mexer em qualquer software de recuperação, eu verificaria primeiro o básico:

1. Armazenamento em nuvem da GoPro, se sua assinatura estiver ativa e o Auto Upload estiver ligado.
  2. Lixeira ou Excluídos recentemente na sua conta GoPro.
  3. Se a câmera tenta reparar o arquivo sozinha depois que você coloca o cartão de volta.
  4. Um leitor de cartão diferente, outra porta USB ou um segundo computador.
  5. Se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.

Se o cartão se recusar a aparecer em qualquer lugar, ficar caindo a conexão repetidamente ou parecer fisicamente danificado, eu não continuaria mexendo nele. Nesse ponto, eu procuraria um serviço de recuperação.

Por que a recuperação de vídeos da GoPro é mais difícil do que a de fotos

Essa parte costuma confundir as pessoas. Fotos geralmente são mais simples. Vídeo da GoPro é mais complicado.

Nos modelos mais novos da GoPro, as gravações costumam ser armazenadas em partes espalhadas pelo cartão. Depois da exclusão ou formatação, muitos aplicativos de recuperação encontram pedaços do arquivo, mas falham na hora de reconstruir o vídeo completo. Você acaba com um arquivo MP4, talvez até com o tamanho certo, mas ele não abre. Ou reproduz 11 segundos e para. Já vi os dois casos.

Então sim, a recuperação da GoPro sempre foi um nicho dentro da recuperação de dados.

Ferramentas mais antigas, como GoProRecovery e CnW Recovery, costumavam ser muito recomendadas. Elas já não existem mais. A abordagem de reconstrução delas acabou sendo incorporada ao modo Advanced Camera Recovery do Disk Drill, que é o que ainda recebe manutenção.

O que eu tentaria em um cartão GoPro apagado ou formatado

Se esse fosse meu cartão, eu começaria com o Disk Drill e usaria a Recuperação Avançada de Câmera.

O motivo é bem específico. Uma varredura de recuperação normal procura arquivos apagados. Este modo foi desenvolvido para câmeras e dispositivos de gravação em que o vídeo fica fragmentado. Então, o trabalho é menos identificar uma entrada de arquivo e mais reconstruir a filmagem em algo reproduzível.

Minha ordem habitual seria esta:

1. Retire o cartão SD da GoPro.
  2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
  3. Abra o Disk Drill.
  4. Selecione o cartão SD.
  5. Escolha Recuperação Avançada de Câmera.
  6. Execute a varredura.
  7. Visualize o que ele encontrar.
  8. Recupere os clipes para outra unidade, não de volta para o cartão.

A parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Gosto de poder ver se o vídeo recuperado é utilizável antes de salvar uma pilha de arquivos inúteis.

Se o cartão parecer instável, lento ou continuar se comportando de forma estranha, eu faria primeiro um backup byte a byte e analisaria a imagem do backup em vez disso. Menos desgaste no cartão original. Também dá a você uma cópia limpa para trabalhar caso as coisas piorem.

Quando eu pararia de tentar fazer por conta própria

O software funciona bem em muitos casos. Exclusão acidental, formatação rápida, corrupção do sistema de arquivos, esses são os casos mais comuns.

Eu mudaria para um serviço de recuperação se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:

1. O cartão está fisicamente danificado
  2. Nenhum computador o detecta
  3. Ele desconecta durante a varredura
  4. A câmera mostra erros de cartão SD relacionados ao hardware
  5. As gravações são importantes o suficiente para você não querer arriscar

Esses casos tendem a exigir equipamento de laboratório, não software de desktop.

Se o seu problema veio de exclusão ou formatação, suas chances ainda são razoáveis, especialmente se você parou de usar o cartão logo no início. Essa parte é a mais importante. Se as gravações desaparecidas não foram sobrescritas por uma nova gravação, ainda há uma boa chance de recuperá-las.

Pare de mexer no cartão. Nessa parte, o @mikeappsreviewer acertou.

Onde eu discordo é no seguinte. Eu não colocaria o cartão de volta na GoPro para ver se isso repara alguma coisa. As câmeras gravam dados temporários, índices, miniaturas. Uma gravação ruim e suas chances diminuem. Deixe-o fora.

Faça isto em vez disso.

1. Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave física.
  2. Use um bom leitor de cartão, não a câmera via USB.
  3. Faça primeiro uma imagem completa do cartão. No Windows, USB Image Tool ou algo parecido. No Mac, imagem pelo Utilitário de Disco. Trabalhe a partir da imagem, não do original.
  4. Escaneie a imagem com o Disk Drill. Para clipes da GoPro, use o modo de recuperação focado em câmera, não uma varredura rápida de arquivos excluídos.
  5. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa. Nunca de volta no cartão SD.

Muitas perdas na GoPro são uma de duas coisas:

1. Entrada de arquivo excluída, dados ainda lá.
  2. Tabela exFAT danificada, pedaços do vídeo ainda lá, mas fragmentados.

O caso 1 tem boas chances se você parou rápido. O caso 2 é onde apps normais de recuperação costumam falhar e entregar MP4s corrompidos. O Disk Drill tende a se sair melhor aqui do que ferramentas genéricas, por isso as pessoas continuam mencionando ele.

Se o cartão mostrar tamanho errado, 0 bytes, pedir para ser formatado ou desconectar no meio da leitura, pare com o faça você mesmo. Isso aponta para falha do cartão, não simples exclusão. Laboratórios custam dinheiro, mas se os clipes importam, é melhor do que piorar a situação.

Além disso, verifique se algum arquivo foi copiado antes pelo Quik, Fotos, Finder ou Explorador de Arquivos. As pessoas esquecem importações antigas o tempo todo. Eu já fiz isso uma vez, me senti idiota por dois dias rs.

Se você quiser uma explicação rápida sobre recuperação de vídeo em cartão de memória, este reel é bom:
dicas de recuperação de dados em cartão de memória para vídeos excluídos

Responda com 3 detalhes se quiser uma orientação mais precisa:
modelo da GoPro,
tamanho e marca do cartão SD,
se você excluiu os arquivos ou formatou o cartão.

Isso muda bastante o próximo passo.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste disseram: verifique a saúde real do cartão antes de passar horas escaneando-o.

Muita gente presume que foi “apagado” quando o cartão já estava começando a falhar. Se o SD for SanDisk ou Samsung, execute um teste de leitura apenas pelo seu computador. Se ele apresentar erros de leitura, ficar absurdamente lento ou a capacidade parecer errada, pare por aí. O software de recuperação só pode fazer até certo ponto se o próprio cartão estiver morrendo.

Além disso, não fique com visão de túnel no cartão SD. Procure no seu computador por cópias soltas:

• importações DCIM
  • pastas de cache do GoPro Quik
  • pastas de importação automática do Adobe Premiere
  • importações da biblioteca do iMovie ou do Fotos
  • pastas antigas de sincronização na nuvem

Já vi gente “recuperar” arquivos que já tinha enterrados em algum lugar idiota.

Se o cartão for lido normalmente, então sim, o Disk Drill é uma das melhores opções para vídeo de GoPro porque as ferramentas padrão de recuperação de arquivos apagados muitas vezes recuperam MP4s corrompidos. O que eu faria de diferente é recuperar primeiro alguns clipes de amostra e depois abri-los no VLC antes de fazer um lote enorme. Isso economiza tempo se os resultados forem lixo.

Se os clipes recuperados não abrirem, às vezes está faltando o cabeçalho do MP4, não estão totalmente mortos. Tente remuxar no VLC ou no ffmpeg antes de desistir. Essa é a parte que as pessoas pulam.

Também vale a pena ler: como recuperar vídeos após formatar acidentalmente um cartão SD

Publique o modelo da GoPro e se você apagou os arquivos na câmera ou no computador. Esse detalhe realmente importa muito.

Concordo com @byteguru em um ponto-chave: verifique o comportamento do cartão antes de confiar em qualquer resultado de recuperação. Um problema de arquivo excluído e um problema de memória flash com falha podem parecer estranhamente semelhantes.

Onde eu discordo um pouco de @viajeroceleste e @mikeappsreviewer é na ideia de que a escolha do software é toda a batalha. Com filmagens de GoPro, a etapa de validação importa quase tanto quanto a própria recuperação. Se você conseguir recuperar os arquivos, não verifique apenas se eles existem. Verifique se eles realmente permitem buscar, avançar pela linha do tempo e reproduzir além dos primeiros segundos.

Minha opinião:

• Se o cartão montar normalmente e for lido de forma consistente, ainda dá para tentar por conta própria.
  • Se ele travar o Explorer/Finder, informar uma capacidade sem sentido ou esquentar rápido, pare. Isso não é um cenário normal de recuperação de arquivos excluídos.

Um fluxo de trabalho prático que complementa o que eles já disseram:

1. Depois de criar uma imagem do cartão, recupere apenas 2 a 5 clipes primeiro.
  2. Teste-os no VLC e navegue por diferentes pontos da linha do tempo.
  3. Se eles abrirem, mas falharem no meio, tente fazer remux antes de executar uma recuperação completa em lote.
  4. Só então execute o trabalho completo.

O Disk Drill é uma escolha sensata aqui porque a fragmentação de vídeo da GoPro é justamente onde aplicativos genéricos de recuperação de arquivos excluídos costumam falhar.

Prós do Disk Drill:

• bom com mídia de câmera
  • fluxo de visualização/teste mais fácil
  • pode funcionar a partir de uma imagem em vez de forçar o cartão

Contras:

• não faz milagres se o cartão estiver falhando fisicamente
  • varreduras profundas podem demorar
  • nomes de arquivos/estrutura de pastas recuperados podem ficar bagunçados

Além disso, verifique se há duplicatas ocultas nas bibliotecas do Quik, importações do Photos e pastas de cache do editor antes de passar horas recuperando qualquer coisa.

Se você publicar o modelo exato da GoPro, além de informar se foi exclusão ou formatação, o pessoal daqui pode avaliar as chances com muito mais precisão.