Meu arquivo PST do Outlook está faltando, e agora não consigo acessar e-mails importantes de que preciso para o trabalho e registros pessoais. Isso aconteceu depois que movi algumas pastas e reiniciei meu computador, então não tenho certeza se o arquivo foi excluído, movido ou corrompido. Preciso de ajuda para encontrar o arquivo PST do Outlook e recuperar e-mails antes que eu perca algo permanentemente.
O Outlook diz que o arquivo não pode ser encontrado após a limpeza
Encontrei isso uma vez depois de apagar uma pilha de coisas antigas de Documentos. O Outlook ainda abria, mas minhas pastas tinham sumido e o erro apontava para um PST ausente. Bem complicado.
A primeira coisa que eu faria é parar de usar o PC para qualquer coisa extra. Nada de instalações. Nada de downloads grandes. Se puder, pule o Windows Update por enquanto. Quando um PST é excluído, os dados do arquivo muitas vezes continuam lá até que o Windows grave por cima. Cada nova atividade reduz um pouco suas chances.
Comece pelo óbvio
Verifique primeiro a Lixeira. Parece bobo, mas ainda vale a pena. Se o PST foi removido com uma exclusão normal, talvez você dê sorte e o restaure em dez segundos.
Se você tinha o arquivo do Outlook dentro de uma pasta sincronizada, também verifique o lado web da sua conta na nuvem:
- OneDrive
- Dropbox
- Google Drive
Procure em Arquivos excluídos, Lixeira, Lixeira de reciclagem ou Histórico de versões. Já vi arquivos locais sumirem enquanto a cópia online ainda estava lá, esperando.
Procure uma cópia mais antiga do Windows
Às vezes o Windows mantém versões anteriores das pastas. Nem sempre, mas quando mantém, economiza muito tempo.
O caminho usual do PST é:
C:\Users\YourName\Documents\Outlook Files
Abra o Explorador de Arquivos, vá até a pasta onde o PST estava, clique com o botão direito nela e depois escolha Restaurar versões anteriores.
Se você vir uma versão anterior à exclusão, abra-a e copie o PST para algum lugar seguro. Não mova de volta ainda. Copie primeiro.
Se nada aparecer, use um software de recuperação
Nesta etapa, eu trataria isso como um trabalho de recuperação de arquivo excluído. A entrada do arquivo sumiu, mas os blocos de dados ainda podem estar lá.
Uma ferramenta que já vi funcionar para isso é o Disk Drill.
O que eu faria:
- Instale em outra unidade, se possível, ou em um pendrive. Não grave mais coisas na mesma unidade da qual você está tentando recuperar.
- Faça a varredura da unidade onde o PST estava armazenado, normalmente C:.
- Procure nos resultados por .pst
- Classifique por tamanho ou pelo menos preste atenção nisso.
O tamanho importa aqui. Um arquivo de dados do Outlook novo e vazio pode ser minúsculo, algumas centenas de KB. Seu arquivo real de e-mails costuma ser bem maior, às vezes centenas de MB ou mais. Se você encontrar um PST grande, eu começaria por ele.
Recupere o arquivo para outro local. Uma unidade externa é melhor. Uma pasta diferente em outro disco também serve. Ainda não restaure no local original.
Conecte o arquivo recuperado de volta ao Outlook
O Outlook costuma criar um arquivo de dados em branco para substituir o antigo quando ele desaparece. Então o aplicativo abre, mas seu histórico parece apagado. Caí nessa na primeira vez.
Para carregar o arquivo recuperado:
Arquivo > Abrir e Exportar > Abrir Arquivo de Dados do Outlook
Escolha o PST que você recuperou. Se for o correto, suas pastas antigas devem aparecer no painel esquerdo.
Depois de confirmar que os e-mails estão lá, vá em Configurações da Conta e altere o arquivo de dados padrão, se necessário.
Se sua conta usava IMAP, leia esta parte
Isso importa. Se a caixa de correio era IMAP, sua caixa de entrada e as pastas sincronizadas muitas vezes ainda ficam no servidor de e-mail. Adicionar a conta novamente pode baixar grande parte disso de volta.
A pegadinha são as coisas somente locais. Arquivos antigos. Pastas locais personalizadas. E-mails aleatórios que você arrastou para o armazenamento pessoal anos atrás. Esses itens normalmente existiam apenas dentro do PST. Se o PST sumiu, eles se foram, a menos que você recupere o arquivo.
No que eu focaria durante a varredura
Não vá atrás do primeiro PST que aparecer.
Eu procuraria por:
- os maiores arquivos PST
- arquivos com datas próximas de quando o Outlook funcionou pela última vez
- arquivos recuperados da pasta original Outlook Files, se o caminho ainda aparecer
Um PST grande costuma ser a melhor pista. Os pequenos muitas vezes são substituições em branco que o Outlook criou depois do problema.
Depois de recuperar
Faça uma cópia imediatamente. Unidade externa, pasta com backup, o que você considerar confiável. Aprendi isso do jeito mais chato. Um PST pode guardar anos de e-mails e pastas, e o Outlook faz um péssimo trabalho em mostrar o quão frágil um único arquivo é até ele desaparecer.
Se a sua varredura de recuperação encontrar um PST grande, eu colocaria minha atenção nele primeiro. Normalmente é esse que contém seus e-mails antigos.
Se você moveu pastas, eu verificaria primeiro se há um caminho quebrado antes de tratar isso como uma exclusão completa. Essa parte passa despercebida com muita frequência.
Abra o Outlook e vá em Arquivo, Configurações da Conta, Arquivos de Dados. Se o Outlook ainda mostrar o nome antigo do PST, anote o caminho completo. Depois, pesquise no Windows por esse nome de arquivo exato, não apenas .pst. Muitas vezes o arquivo ainda está lá, mas o Outlook aponta para a localização antiga da pasta depois da mudança.
Concordo em parte com @mikeappsreviewer, mas eu não partiria direto para recuperação de arquivo primeiro se o problema começou logo após mover pastas. Incompatibilidade de caminho é comum. Exclusão é apenas uma possibilidade.
Verifique também estes locais:
C:\Users\YourName\Documents\Outlook Files
C:\Users\YourName\AppData\Local\Microsoft\Outlook
Ative os itens ocultos no Explorador de Arquivos primeiro. Muita gente não percebe a cópia em AppData.
Se você encontrar o PST, não dê duplo clique nele em uma pasta qualquer e considere o problema resolvido. Copie-o para um local estável e depois anexe-o no Outlook em Arquivo, Abrir e Exportar, Abrir Arquivo de Dados do Outlook.
Se o arquivo foi danificado pela mudança ou pelo desligamento, execute a Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada, SCANPST.EXE. A Microsoft a instala com o Office. Pesquise SCANPST no seu PC, execute-a no PST encontrado e depois reabra o Outlook. Isso corrige problemas de estrutura com mais frequência do que as pessoas imaginam.
Se o arquivo sumiu, então use um software de recuperação. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de PST do Outlook, especialmente se o arquivo foi excluído durante a limpeza ou reorganização de pastas. Instale-o em outra unidade, se possível.
Se você quiser opções, escolha nesta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos PST excluídos.
Último ponto. Se isso era POP, o PST era muito importante. Se isso era IMAP ou Microsoft 365, os emails do servidor devem sincronizar de volta, mas pastas locais, arquivos, e exportações antigas não vão. É para isso que você precisa do PST.
Se isso aconteceu logo depois de mover pastas, eu realmente dedicaria um minuto ao Windows Search antes de fazer qualquer outra coisa. @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque já cobriram bem a recuperação e os problemas de caminho, mas um ângulo extra é verificar se o PST foi renomeado ou parar em uma pasta estranha durante a mudança.
Pesquise no Explorador de Arquivos por:
*.pst
e depois classifique por Data de modificação e Tamanho.
O que você está procurando não é apenas “um arquivo PST”, mas sim um que corresponda ao tamanho da sua caixa de correio antiga. Se o Outlook de repente criou um novo PST minúsculo, esse é basicamente um chamariz. O verdadeiro geralmente é bem maior.
Verifique também o próprio perfil de email do Outlook:
Painel de Controle > Email > Mostrar Perfis > Propriedades > Arquivos de Dados
Às vezes o Outlook continua apontando para um local inválido, mesmo quando o PST ainda existe em outro lugar. Irritante, mas dá para corrigir.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco dos outros: o SCANPST é útil, claro, mas só depois de você confirmar que encontrou o arquivo certo. Executar reparos no PST pequeno de substituição errado faz perder tempo.
Se o arquivo realmente sumiu, então sim, use o Disk Drill e recupere-o para outra unidade. Essa é uma das melhores opções para recuperação de PST do Outlook após exclusão acidental.
Depois de recuperar o acesso, configure uma rotina de backup para que isso não aconteça de novo. O guia da Microsoft para fazer backup de emails, contatos e calendário do Outlook em um arquivo PST vale a pena salvar nos favoritos.
Além disso, se sua conta era Exchange, IMAP ou Microsoft 365, alguns emails podem ser sincronizados novamente. Pastas locais e arquivos antigos provavelmente não. Essa parte pega muita gente de surpresa.
Um ângulo que falta em @sonhadordobosque, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer é a lentidão da indexação do Windows. Depois de mover uma pasta, o Outlook pode falhar porque o PST está bloqueado, foi movido ou ainda não foi reindexado, e a Pesquisa do Windows pode não mostrá-lo imediatamente. Então eu também usaria isto no Prompt de Comando:
dir C:\*.pst /s /a
Isso força a verificação da unidade e frequentemente encontra PSTs que a Pesquisa não localiza.
Eu também não presumiria que a extensão do arquivo permaneceu intacta. Às vezes, um arquivo movido acaba como .pst.tmp ou dentro de uma pasta renomeada de forma estranha. Verifique os nomes das pastas que você moveu manualmente.
Outra coisa: veja em Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Aplicativo por volta do horário em que o Outlook falhou. Se a unidade, o perfil ou o Outlook gerou um erro, isso pode informar se o problema é arquivo ausente, permissões ou corrupção.
Se você recuperar o PST, primeiro verifique seu tamanho de arquivo e tente abri-lo em modo somente leitura a partir de uma cópia. Se o Outlook travar ao anexá-lo, duplique o arquivo e trabalhe apenas na cópia.
Se ele realmente foi excluído, o Disk Drill é uma opção razoável.
Prós:
- boa varredura por assinatura de arquivo para PST
- filtragem simples por extensão/tamanho
- adequado para exclusões acidentais
Contras:
- o PST recuperado ainda pode estar corrompido
- a varredura profunda pode retornar duplicatas inúteis
- os melhores resultados dependem de baixa atividade no disco
Então sim, primeiro problema de caminho, depois busca pela linha de comando, depois permissões/logs de eventos e, por fim, recuperação com o Disk Drill, se necessário.