Como posso apagar fotos duplicadas no meu iPhone rapidamente?

Meu iPhone tem milhares de fotos, e tenho certeza de que muitas delas são duplicatas de backups, downloads e fotos repetidas. Estou ficando sem espaço de armazenamento e não quero apagar fotos importantes acidentalmente. Qual é a maneira mais segura de encontrar e apagar fotos duplicadas no iPhone rapidamente?

Eu começaria pela própria limpeza de duplicatas da Apple, porque ela já vem integrada ao Fotos e é mais segura do que tentar adivinhar manualmente o que apagar. Se você estiver no iOS 16 ou mais recente, abra o Fotos, vá em Álbuns, role para baixo até Utilitários e procure por Duplicatas.

Se essa pasta estiver vazia, isso nem sempre significa que você está imaginando coisas. Seu telefone ainda pode estar indexando a biblioteca, o que geralmente acontece enquanto ele está bloqueado e carregando. Ou então as fotos simplesmente não são duplicatas pela definição da Apple.

A parte útil é o botão Mesclar. A Apple não simplesmente joga uma cópia no lixo. Ela mantém a versão com a melhor qualidade e combina metadados úteis das outras. Se houver muitas correspondências, não perca tempo fazendo isso uma por uma. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo e então em Mesclar.

Onde a ferramenta da Apple deixa a desejar é com fotos parecidas. Cinco fotos do mesmo pôr do sol, várias fotos em sequência, duas selfies quase idênticas ou uma cópia editada normalmente não vão aparecer ali. O Fotos vê essas imagens como separadas, mesmo que você saiba que são basicamente a mesma coisa.

Para uma biblioteca grande, é aí que um app de limpeza pode ser mais prático. Uma opção que vale a pena analisar é o Clever Cleaner. A principal vantagem é que ele procura fotos parecidas, não apenas correspondências exatas de arquivos. Então, em vez de deixar passar dez fotos quase idênticas, ele as agrupa e sugere a Melhor Foto com base em coisas como foco e iluminação.

Alguns motivos pelos quais ele é uma escolha decente:

1. Ele realmente pode ser usado de graça, ao contrário de muitos apps de limpeza que empurram uma assinatura ou anúncios quase imediatamente.
  2. A varredura acontece localmente no seu iPhone, então suas fotos não são enviadas para outro lugar.
  3. Ele também pode ajudar com vídeos muito grandes, Fotos ao Vivo, capturas de tela e limpeza rápida no estilo deslizar.
  4. Para uma biblioteca com mais de 20.000 fotos, a varredura levou cerca de sete minutos no exemplo original, enquanto alguns outros apps simplesmente pareciam travar para sempre.

Se você realmente não quiser instalar nada, ainda dá para ir resolvendo isso manualmente. Use a busca no Fotos para um mês, lugar, viagem, restaurante, evento ou qualquer outra coisa em que você saiba que exagerou. A visualização de Mapa em Utilitários também pode facilitar encontrar grupos óbvios. Se um local tiver centenas de fotos, provavelmente é um bom lugar para começar. Funciona, mas com milhares de fotos isso fica cansativo rápido.

Para evitar que a bagunça volte, ajuda mudar alguns hábitos:

1. Verifique os ajustes da Câmera para não acabar tirando fotos em sequência sem querer o tempo todo.
  2. Tenha cuidado ao sincronizar a mesma biblioteca pelo iCloud e pelo Google Fotos, já que isso pode criar cópias extras.
  3. Organize novos grupos de fotos enquanto você ainda se lembra de quais valem a pena manter.
  4. Evite salvar ou baixar repetidamente as mesmas imagens de conversas, e-mails e backups na nuvem.

Mais uma coisa: as fotos apagadas ainda ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Se você precisa recuperar o armazenamento imediatamente, terá que esvaziar essa pasta manualmente também.

Não faça exclusão em massa na Biblioteca principal só porque as miniaturas parecem iguais. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, essas exclusões serão sincronizadas em todos os lugares, então faça primeiro um backup/exportação rápida, depois use Duplicatas ou um app de limpeza em pequenos lotes e revise a melhor escolha antes de esvaziar Apagados Recentemente.

O problema irritante é que a limpeza mais rápida nem sempre é a remoção de duplicatas. Cem fotos duplicadas podem levar tempo para revisar e mal mexer no armazenamento, enquanto dois vídeos antigos em 4K ou gravações de tela podem liberar vários gigabytes em um minuto.

Então eu faria isso em duas etapas, em vez de tentar tomar uma decisão perfeita entre milhares de fotos.

Primeiro, vá atrás do que tem baixo risco e ocupa muito armazenamento:

Abra o Fotos, vá em Álbuns e depois role até Tipos de Mídia. Verifique Vídeos, Gravações de Tela, Sequências, Capturas de Tela, RAW e Live Photos. Essas categorias costumam ser mais fáceis de limpar porque têm lixo óbvio. Vídeos longos gravados sem querer, gravações de tela que você fez uma vez, capturas de tela repetidas e sequências são bem mais seguras de apagar do que tentar adivinhar entre duas fotos de família quase idênticas.

Nas sequências, não apague tudo de uma vez, a menos que tenha certeza. Abra a sequência, toque em Selecionar, mantenha o melhor quadro e depois apague o resto. Só isso já pode liberar uma quantidade surpreendente se você usa o botão do obturador com muita empolgação.

Depois disso, use o álbum Duplicatas como o @mikeappsreviewer mencionou. Essa é a opção rápida mais segura porque Mesclar é menos arriscado do que apagar manualmente a cópia A ou a cópia B. Eu ainda evitaria Selecionar Tudo se sua biblioteca tiver algo importante de importações antigas ou álbuns compartilhados. Faça alguns lotes primeiro e veja que tipos de correspondências ele está encontrando. Se forem principalmente downloads duplicados óbvios, tudo bem. Se estiver correspondendo versões editadas ou fotos antigas digitalizadas, vá com calma.

Aplicativos de limpeza podem ajudar com o segundo tipo de bagunça, o problema de mesmo momento, foto um pouco diferente. O Clever Cleaner é uma opção razoável para isso porque o álbum Duplicatas da Apple normalmente não detecta fotos quase iguais. Mas eu trataria a foto melhor sugerida por ele como uma sugestão, não como uma ordem. Os aplicativos podem escolher a foto mais nítida e ainda assim selecionar aquela em que a expressão de alguém está pior. Para fotos de viagem, crianças, animais de estimação, documentos, recibos e qualquer coisa sentimental, revise antes de apagar.

Uma pequena ressalva de privacidade e praticidade: se você der a um aplicativo de limpeza acesso limitado às fotos, a varredura pode ser inútil porque ele só consegue ver parte da biblioteca. Se você quiser que ele encontre duplicatas corretamente, geralmente precisa de acesso total ao Fotos. Se isso te deixa desconfortável, fique com as ferramentas integradas da Apple e a limpeza manual.

Minha ordem rápida e segura seria:

1. Certifique-se de entender o status do Fotos do iCloud antes de apagar qualquer coisa.
  2. Limpe primeiro Vídeos e Gravações de Tela.
  3. Limpe Capturas de Tela e downloads óbvios.
  4. Use Fotos > Utilitários > Duplicatas e mescle em lotes.
  5. Use um aplicativo de limpeza apenas para fotos parecidas e revise as fotos escolhidas para manter.
  6. Esvazie Apagados Recentemente só depois de ter certeza.

A parte do iCloud importa muito. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar no iPhone apaga do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple também. Se você só quer espaço no celular, verifique Ajustes > Fotos e considere Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso não vai remover duplicatas, mas pode reduzir o armazenamento local sem destruir nada. Se você quiser realmente remover duplicatas da biblioteca inteira, então sim, apague ou mescle, mas saiba que isso é uma limpeza da biblioteca, não apenas uma limpeza do celular.

Outra coisa que as pessoas esquecem é que os números de armazenamento nem sempre atualizam imediatamente. Depois de uma grande exclusão, conecte o celular à energia, conecte ao Wi‑Fi e dê um tempinho. O Fotos ainda pode estar processando, Apagados Recentemente ainda pode estar mantendo arquivos e o iCloud ainda pode estar sincronizando mudanças.

Se você estiver nervoso, não comece pelas suas memórias principais. Pesquise algo sem importância, como screenshots, recibos, restaurante, estacionamento ou um mês em que você sabe que tirou muitas fotos inúteis. Limpe isso primeiro. Você vai recuperar espaço e ganhar confiança no processo antes de mexer nas fotos com as quais realmente se importa.

Não comece esvaziando Apagados Recentemente só para ver um número maior de espaço livre. Essa pasta é o seu botão de desfazer, e com milhares de fotos é muito fácil apagar uma duplicata que acaba sendo a cópia editada, a cópia em resolução mais alta ou a que tem melhores informações de data/localização.

Concordo com o conselho geral de usar primeiro o álbum Duplicados da Apple, mas eu o trataria como uma fila de limpeza, não como um botão mágico de apagar. Antes de mesclar um lote enorme, abra alguns exemplos e veja o que ele está agrupando. Se estiver agrupando o mesmo meme salvo ou a mesma imagem baixada, tudo bem. Se estiver agrupando importações antigas, fotos editadas, digitalizações ou imagens movidas entre apps, vá com calma. A melhor cópia pode não ser aquela com a qual você realmente se importa.

Um truque que torna isso menos estressante é limpar por categoria e depois pausar. Por exemplo, faça capturas de tela hoje, vídeos amanhã, downloads duplicados depois disso. Após cada rodada, verifique Apagados Recentemente e confirme que nada estranho foi parar lá. Se você fizer uma limpeza por impulso na biblioteca inteira de uma vez, vai perder o controle do que removeu e não vai saber o que restaurar.

Para fotos semelhantes, um app de limpeza como o Clever Cleaner pode ser útil, mas eu não deixaria nenhum app decidir automaticamente sobre suas fotos de família ou de viagem. Ele pode escolher a imagem mais nítida e ignorar aquela em que todos estão realmente sorrindo. Onde esses apps fazem mais sentido é na bagunça sem graça: selfies repetidas, fotos de comida quase idênticas, fotos borradas tiradas no bolso, capturas de tela e vídeos grandes demais. Deixe o app agrupar as coisas, depois você toma a decisão final.

Pequena verificação da realidade sobre armazenamento: se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar duplicatas significa apagá-las da biblioteca sincronizada, não apenas do telefone. Se o seu objetivo for apenas meu iPhone precisa de mais espaço, então Otimizar Armazenamento do iPhone pode ajudar com mais segurança do que uma onda de exclusões. Se o seu objetivo for minha biblioteca de fotos está uma bagunça em todo lugar, então mescle/apague duplicatas, mas mantenha Apagados Recentemente por um tempo antes de limpá-lo permanentemente.