Como posso recuperar arquivos do meu disco rígido com urgência?

Meu disco rígido de repente parou de mostrar meus arquivos, e eu tenho fotos importantes, documentos de trabalho e dados pessoais de que preciso imediatamente. Estou procurando a melhor maneira de recuperar arquivos de um disco rígido com falha ou ilegível sem piorar a situação. Qualquer conselho sobre etapas seguras de recuperação de dados de disco rígido ou ferramentas de recuperação confiáveis ajudaria muito.

Se isso aconteceu com a sua unidade, a primeira coisa que eu faria seria parar de gravar qualquer coisa nela. Nada de downloads, nada de instalações, nada de mover arquivos de um lado para o outro, nada de salvar os resultados da recuperação nela mesma. Aprendi isso da pior forma anos atrás com um HDD antigo de 2 TB. Fiquei mexendo nele, e cada pequena gravação piorava as chances. Se os seus arquivos foram excluídos ou a partição foi corrompida, eles ainda podem estar lá até que novos dados sejam gravados por cima.

Antes de executar ferramentas de recuperação, verifique se a própria unidade ainda está estável.

Se você ouvir cliques, rangidos ou bipes, pare. O mesmo vale se ela desconectar aleatoriamente, travar quando conectada ou só aparecer de vez em quando. Eu não continuaria escaneando uma unidade assim. Leituras repetidas podem piorar ainda mais um disco que está falhando. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.

Se a unidade aparecer normalmente, verifique primeiro a integridade dela com os dados S.M.A.R.T. Ferramentas como CrystalDiskInfo ou o monitor S.M.A.R.T. no Disk Drill ajudam com isso. Se você vir avisos, eu salvaria primeiro os arquivos mais importantes e manteria as verificações extras no mínimo.

Para a parte da recuperação, eu começaria com Disk Drill. É uma das opções mais fáceis se você estiver lidando com arquivos excluídos, uma unidade formatada ou um sistema de arquivos corrompido.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
  2. Conecte a unidade com problema.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o disco afetado.
  4. Clique em Procurar dados perdidos.
  5. Deixe a varredura ir até o fim. Interrompê-la antes às vezes esconde arquivos que você quer.
  6. Use a busca ou os filtros para restringir os resultados.
  7. Visualize alguns arquivos primeiro. Eu sempre faço isso para saber que os resultados não são lixo.
  8. Recupere primeiro o que for importante.
  9. Salve os arquivos recuperados em outro HDD, SSD ou unidade USB. Não grave eles de volta no mesmo disco.

Mais uma coisa que muita gente ignora. Verifique seus backups antes de partir para varreduras profundas de recuperação. Já vi pessoas passarem horas escaneando, e depois perceberem que os arquivos estavam o tempo todo na Lixeira, no Histórico de Arquivos, no OneDrive, no Time Machine ou em uma unidade externa antiga. Mais rápido, menos risco, menos dor de cabeça.

Se o Disk Drill não encontrar tudo, eu olharia em seguida para o Windows File Recovery, Data Rescue ou AnyRecover. Se a unidade mostrar sinais de falha física, eu pararia por aí com a abordagem faça você mesmo. Depois desse ponto, cada tentativa extra parece jogar dados com os seus dados.

Primeiro, descubra que tipo de falha você tem. @mikeappsreviewer cobriu bem a parte de não conseguir gravar, mas eu acrescentaria isto. Teste a unidade em outra porta USB, com outro cabo ou com um adaptador SATA para USB antes de escanear qualquer coisa. Já vi gabinetes com defeito fazerem uma unidade saudável parecer morta. Isso acontece mais do que as pessoas imaginam.

Se a unidade mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, mas não há arquivos, seu sistema de arquivos ou tabela de partição pode estar danificado. Nesse caso, ignore ferramentas aleatórias de correção e vá direto para a recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida melhor com partições perdidas e unidades RAW do que muita opção barata. Para uma triagem rápida, classifique os resultados por tipo de arquivo e recupere primeiro documentos e fotos.

Se a unidade estiver lenta, mas ainda legível, faça primeiro uma imagem dela. R-Studio ou ddrescue são melhores para isso do que partir direto para uma varredura completa. Eu meio que discordo de escanear primeiro quando o disco está instável. Uma imagem oferece uma cópia de trabalho mais segura. Depois, execute o Disk Drill ou outra opção de software de recuperação de disco rígido bem avaliada na imagem, não no disco com falha. Menos estresse no hardware, menos risco.

Além disso, verifique o Visualizador de Eventos no Windows. Erros de disco como 7, 51 ou 153 geralmente apontam para problemas de leitura de hardware. Se você vir esses erros se acumulando, pare de mexer nisso.

Este vídeo é bom se você quiser um passo a passo rápido sobre as etapas de recuperação, assista a este guia de recuperação de dados de disco rígido.

Se estiver fazendo cliques, travando o Explorer ou desconectando, é hora de laboratório. Fazer por conta própria nesse ponto fica arriscado rápido.

Pare de tentar primeiro botões aleatórios de “reparo”. Essa é a parte da qual eu discordaria um pouco em comparação com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu. As pessoas correm para CHKDSK, Primeiros Socorros ou “verificar e corrigir” porque isso parece produtivo, mas em uma unidade que já está se comportando de forma estranha, isso pode tornar a recuperação de arquivos mais complicada.

O que eu faria para uma triagem urgente:

• Verifique se os arquivos estão realmente ocultos, e não sumidos. No Explorador de Arquivos, ative os itens ocultos.
  • Veja se a unidade informa a capacidade correta. Se de repente mostrar 0 bytes ou um tamanho absurdo, esse é outro problema.
  • Se ela montar, copie manualmente primeiro as coisas insubstituíveis antes de fazer verificações profundas.
  • Se não abrir, mas ainda for detectada, recupere os dados apenas para outra unidade.

Concordo com eles sobre usar o Disk Drill, mas meu motivo é o recurso de visualização. Para uma recuperação urgente, isso importa muito porque você consegue perceber rápido se suas fotos/documentos são reais ou apenas entradas corrompidas. Além disso, não perca tempo recuperando filmes ou instaladores primeiro. Pegue fotos de família, documentos fiscais, arquivos de trabalho, bancos de dados, o que for mais doloroso perder.

Mais uma coisa que ninguém menciona o suficiente: se isso for um HDD externo, a alimentação importa. Use um hub USB com alimentação própria ou o adaptador original, se houver. Já vi unidades “mortas” voltarem só porque a porta do notebook não estava fornecendo energia suficiente. Idiota, mas real.

Se você quiser uma opinião de usuário decente antes de instalar qualquer coisa, confira isto avaliação do software de recuperação Disk Drill e resultados no mundo real.

Se a unidade começar a desaparecer no meio da verificação, ficar super quente ou fizer sequer um clique feio, pare com as tentativas caseiras. Isso é caso de laboratório, ponto final. Às vezes, ser “urgente” é exatamente como as pessoas destroem a última cópia legível dos dados delas.