Como recuperar fotos excluídas de uma câmera Nikon se o cartão SD aparece vazio?

Excluí acidentalmente fotos da minha câmera Nikon, e agora o cartão SD aparece como vazio, embora eu saiba que as fotos estavam lá. Essas são fotos importantes que eu realmente preciso recuperar, e não tenho certeza se o cartão está corrompido ou se os arquivos ainda podem ser recuperados. Qual é a maneira mais segura de recuperar fotos excluídas da Nikon de um cartão SD vazio sem piorar a situação?

Se você apagou fotos de um cartão Nikon, não continue fotografando nele. O que mais importa é o que aconteceu depois da exclusão. Aprendi isso da pior forma com um cartão de viagem cheio de arquivos NEF. As fotos tinham sumido do menu da câmera, mas os dados ainda estavam lá até que eu gravasse algo novo por cima.

Se a sua câmera apagou fotos RAW, o cartão SD aparece vazio ou você o formatou por engano, pare de usar o cartão agora. Nada de mais fotos. Nada de segunda formatação. Não copie arquivos para ele. Cada gravação reduz suas chances.

A maioria das câmeras Nikon armazena imagens em cartões SD ou outro cartão removível, então isso geralmente é um problema de recuperação de cartão de memória, não algum problema especial só da câmera. Tive resultados melhores tirando o cartão e usando um leitor de cartões no computador. USB pela câmera pareceu mais lento e menos confiável.

Se você não tem backup, eu começaria com um software de recuperação. Tive uma experiência razoável com o Disk Drill. Ele lê formatos da Nikon como NEF, NRW e JPEG, e eu não precisei fuçar um monte de opções estranhas para começar.

Aqui vai a versão simples do que eu faria:

1. Tire o cartão SD da Nikon.
  2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
  3. Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD.
  4. Escolha o cartão SD no aplicativo e clique em Procurar dados perdidos.
  5. Execute a Verificação Universal. No meu uso, funcionou bem para fotos apagadas e cartões formatados rapidamente.
  6. Deixe a verificação terminar e depois visualize os arquivos. Se as visualizações abrirem normalmente, suas chances costumam ser melhores.
  7. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo cartão SD.

Se você também precisa de vídeos, execute a Recuperação Avançada de Câmera após a primeira verificação. Às vezes, verificações de fotos não encontram arquivos de vídeo fragmentados da câmera. Vi isso uma vez com clipes que pareciam perdidos e depois apareceram na segunda passada.

Algumas coisas costumam confundir as pessoas:

1. Um cartão SD com aparência de vazio nem sempre significa que os dados morreram. Já vi cartões parecerem em branco após exclusão, danos no sistema de arquivos ou uma formatação rápida.
  2. Se os arquivos NEF recuperados não abrirem no Windows imediatamente, não presuma que estão corrompidos. O Windows muitas vezes não lida bem com suporte a RAW, a menos que você tenha software instalado para arquivos da Nikon.
  3. Os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes aleatórios e sem a estrutura original de pastas. Irritante, sim. Normal também.

Antes de verificar, confira os lugares óbvios. Uma vez passei uma hora recuperando fotos que eu já tinha copiado para uma pasta no laptop. Procure no seu computador, em pastas antigas de importação, SnapBridge, Nikon Image Space, Google Fotos, Dropbox ou qualquer sincronização de backup que você use.

Se o cartão SD não aparecer em nenhum computador, continuar desconectando no meio da verificação ou tiver dano físico, pare por aí. Eu não continuaria insistindo nele. Nesse ponto, uma empresa de recuperação faz mais sentido, porque um cartão com defeito tende a piorar a cada tentativa.

Então, sim, ainda há uma boa chance de recuperar fotos da Nikon mesmo sem backup, após exclusão, após uma formatação acidental ou quando o cartão de repente parece vazio. Aja rápido, pare de gravar no cartão e faça a verificação a partir de um leitor de cartões. Essa parte importa muito.

Se o cartão SD aparece vazio na Nikon, eu trataria isso primeiro como dano no sistema de arquivos, não como perda instantânea das fotos. Arquivos excluídos e um cartão em branco são duas coisas diferentes. @mikeappsreviewer está certo sobre parar todas as gravações. Concordo com essa parte 100 por cento.

Onde eu discordo um pouco é que eu faria uma imagem completa do cartão SD antes de escanear, se o cartão desconecta, mostra informações de tamanho estranhas ou parece instável. As ferramentas de recuperação funcionam melhor em uma imagem estável do que em um cartão que está falhando. No Windows, o USB Image Tool ou aplicativos semelhantes fazem isso. No Mac ou Linux, o dd funciona bem se você souber o que está fazendo. Isso importa mais do que as pessoas pensam.

Algumas verificações antes da recuperação:

1. Veja as propriedades do cartão no seu computador. Se a capacidade parecer normal, o cartão geralmente ainda pode ser lido.
  2. Execute o chkdsk somente se você já tiver feito uma imagem de backup primeiro. Se o sistema de arquivos estiver danificado, as ferramentas de reparo às vezes tornam a recuperação mais confusa.
  3. Verifique os arquivos ocultos. Já vi pastas DCIM marcadas como ocultas após erros.

Se o cartão montar, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos da Nikon, especialmente para NEF e JPG. Salve o resultado em outra unidade. Se você quiser uma visão rápida de como ele se sai, esta análise do Disk Drill com testes reais de recuperação vale a pena assistir.

Se o cartão pedir para formatar, não faça isso. Se o cartão não puder ser lido em vários leitores, a recuperação profissional começa a fazer mais sentido. Esse é o ponto em que tentar por conta própria fica arriscado.

Se a Nikon diz que o cartão está vazio, eu não presumiria que os arquivos realmente se foram. Às vezes a câmera simplesmente não consegue mais ler a tabela de arquivos, o que parece igual a vazio do lado da câmera. Então eu discordo um pouco da ideia de que isso é sempre apenas um caso simples de exclusão, como @mikeappsreviewer colocou. Pode ser exclusão, mas também pode ser dano no sistema de arquivos.

O que eu faria primeiro seria testar o cartão SD em um leitor de cartões diferente e em outro computador. Você se surpreenderia com a frequência com que o leitor é a parte burra da cadeia. Verifique também se o cartão mostra a capacidade correta e o espaço usado. Se ele disser 0 bytes usados, mas o tamanho do cartão estiver normal, a recuperação ainda é bem possível. Se pedir para formatar, não formate.

Mais uma coisa que @codecrafter mencionou e que importa muito: se o cartão estiver se comportando de forma instável, faça um clone dele primeiro. Na verdade, eu colocaria isso à frente das tentativas de reparo todas as vezes. Não execute ferramentas de correção primeiro, a menos que você já tenha uma imagem do cartão, porque elas podem reorganizar os metadados e deixar a recuperação das fotos mais complicada.

Se o cartão montar normalmente, use um software de recuperação pelo computador, não pela câmera. O Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de fotos da Nikon, já que lida bem com NEF, JPG e cenários comuns de perda em cartão SD. Visualizar os arquivos antes da recuperação ajuda a entender se você está recuperando fotos reais ou apenas fragmentos de arquivos.

Verifique também se a sua Nikon criou slots duplicados ou cópias de backup, caso você estivesse fotografando em dois cartões. As pessoas esquecem disso o tempo todo.

Se você quiser comparar opções, esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para cartões SD e recuperação de fotos vale a pena conferir.

Se o cartão desconectar aleatoriamente ou esquentar, pare com as tentativas por conta própria. É aí que as coisas passam de recuperáveis para ferrou.