Como recuperar um USB formatado sem piorar a situação

Eu formatei acidentalmente uma unidade USB que tinha fotos importantes e arquivos de trabalho, e estou com medo de sobrescrever algo ao tentar as etapas erradas de recuperação. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de uma unidade USB formatada, quais ferramentas são realmente confiáveis e o que devo evitar fazer em seguida.

Eu fiz isso uma vez com um pendrive cheio de fotos e documentos, então eu ainda não entraria em pânico. Uma formatação nem sempre apaga os dados dos arquivos imediatamente. O que mais importa é o que você faz a partir deste ponto.

Pare de usar o USB agora

Primeiro, deixe a unidade em paz. Não copie nada para ela. Não a formate novamente. Não execute ferramentas aleatórias de correção encontradas nos resultados de busca. Se a unidade passou por uma formatação rápida, as entradas dos arquivos geralmente foram removidas, mas os próprios dados ainda podem estar lá até que novos arquivos os substituam.

Se você executou uma formatação completa, as chances caem bastante. Em muitos casos, a unidade sobrescreve os dados antigos durante esse processo, então a recuperação fica muito mais difícil.

Procure os arquivos em outro lugar antes de fazer a varredura

Eu gastaria dois minutos verificando se já existe uma cópia antes de fazer o trabalho de recuperação. As pessoas esquecem essa parte o tempo todo. Procure em:

1. OneDrive, Google Drive, Dropbox ou iCloud
  2. Histórico de Arquivos do Windows ou qualquer aplicativo de backup que você já estivesse usando
  3. Outro drive externo
  4. Seu PC, caso você tenha movido ou copiado os arquivos antes
  5. Anexos de e-mail, aplicativos de chat ou pastas compartilhadas

Já vi pessoas irem direto para o modo de recuperação e depois perceberem que a pasta inteira já estava na sincronização em nuvem. Isso economiza muito tempo.

Use um software de recuperação e instale-o no seu computador

Se não existir backup, eu passaria para um software de recuperação imediatamente. Disk Drill é uma das opções mais simples que já usei para unidades USB formatadas. Ele lida com sistemas de arquivos comuns de pen drives e o processo é bastante simples.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no USB formatado.
  2. Conecte o pen drive e selecione-o na lista de dispositivos.
  3. Inicie Procurar Dados Perdidos e depois use Verificação Universal.
  4. Deixe a verificação terminar completamente, mesmo que pareça demorada.
  5. Visualize o que for encontrado.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade, não de volta para o mesmo USB.

Se o USB estiver apresentando falhas, há uma parte que eu não pularia. Use primeiro a opção de backup byte a byte. Ela cria uma imagem da unidade, e você trabalha a partir da imagem em vez de acessar o dispositivo original repetidamente. Já vi pen drives baratos perderem a conexão no meio da verificação, então isso importa mais do que as pessoas imaginam.

Se a varredura parecer ruim, não diga rápido demais que acabou

Às vezes, os resultados da recuperação parecem bagunçados no início. Os nomes dos arquivos podem ter sumido. A estrutura das pastas pode estar destruída. Ainda assim, você pode conseguir recuperar os arquivos. Muito depende se a formatação foi rápida ou completa, e se algo foi gravado na unidade depois.

Se o USB continuar desconectando, não montar direito ou as ferramentas de recuperação não conseguirem lê-lo de jeito nenhum, eu pararia de mexer nele. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação de dados é o próximo passo, especialmente se os arquivos forem importantes. Eles usam hardware e métodos que você não vai encontrar em ferramentas comuns de desktop.

Então sim, a recuperação de uma unidade flash formatada muitas vezes é possível. Já vi isso funcionar muitas vezes. Sua melhor chance é simples: pare de usar a unidade rapidamente, verifique se há backups e depois faça uma varredura com um software de recuperação antes que qualquer outra coisa sobrescreva os dados antigos.

Primeiro, descubra que tipo de formatação aconteceu. Isso importa mais do que as pessoas pensam.

No Windows, uma formatação completa em sistemas modernos costuma gravar zeros em toda a unidade. Se isso aconteceu, as chances de recuperação caem muito. Uma formatação rápida geralmente apaga os registros do sistema de arquivos e deixa os dados dos arquivos no lugar até serem sobrescritos. Então, se você formatou rapidamente e depois parou, suas chances são boas.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar no USB. Discordo um pouco sobre partir direto para uma verificação completa na unidade se os arquivos forem muito importantes. Meu primeiro passo é verificar a integridade da unidade. Use o CrystalDiskInfo se ela aparecer como um dispositivo USB de armazenamento em massa normal, ou pelo menos copie a unidade para um arquivo de imagem primeiro, se sua ferramenta permitir. Se começarem erros de leitura, você vai querer uma passagem, não cinco.

Uma ordem segura é assim:

1. Conecte uma vez.
  2. Confirme o tamanho e o sistema de arquivos.
  3. Se a unidade desconectar, esquentar ou pedir para formatar novamente, pare.
  4. Faça uma imagem do USB no seu PC.
  5. Execute a recuperação na imagem, não no original.
  6. Salve os arquivos recuperados em outro disco.

Quanto ao software, o Disk Drill é bom para recuperação de USB formatado, especialmente se você quiser suporte de visualização para fotos e documentos. O R-Studio e o UFS Explorer são mais fortes se o sistema de arquivos estiver danificado, mas são menos amigáveis para iniciantes. O PhotoRec é gratuito e confiável, embora os nomes dos arquivos muitas vezes voltem bagunçados, o que é ruim para arquivos de trabalho.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Verifique se a formatação mudou o sistema de arquivos, como de exFAT para FAT32. Se sim, algumas ferramentas precisam de um modo de varredura mais profundo para encontrar entradas antigas. Deixe a varredura terminar. Não pare no primeiro lote de jpgs.

Se você quiser um passo a passo simples, este vídeo de recuperação de unidade USB passo a passo é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias em texto.

O melhor tutorial de recuperação de unidade USB para pendrives formatados é aquele que começa criando uma imagem, depois verifica a cópia e então restaura os arquivos para outro disco. Essa ordem reduz o risco e mantém sua mídia original intacta. Se os dados valerem dinheiro de verdade, pare com o faça você mesmo após a etapa de imagem e envie para um serviço especializado. Uma gravação errada e suas chances pioram rápido.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel disseram: não deixe o Windows “ajudar” você. Se o USB aparecer com “verificar e corrigir” ou “você precisa formatar esta unidade”, cancele. Esses avisos podem alterar metadados e tornar a recuperação mais complicada do que já é.

Além disso, se os arquivos forem principalmente fotos e documentos de escritório, verifique se o USB já foi usado em uma câmera, telefone ou aplicativo de trabalho que importou cópias automaticamente para algum lugar. Já vi pessoas entrarem em pânico por causa de um pendrive formatado quando o Lightroom, o Fotos ou até mesmo arquivos temporários/de autorecuperação do Word ainda tinham partes dos dados.

Minha opinião pessoal, se os arquivos realmente importam, é esta:

• não execute o CHKDSK
  • não reformate novamente
  • não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo USB
  • não fique desconectando e reconectando ele dez vezes

Eu discordo um pouco da ideia de “sempre procure um profissional se for importante”. Se a unidade ainda é lida normalmente e a formatação foi rápida, uma tentativa cuidadosa por conta própria costuma ser totalmente razoável. O perigo não é o software de recuperação em si, e sim as pessoas entrarem em pânico e clicarem em ferramentas de reparo aleatórias.

Se você quiser o caminho mais seguro para fazer isso por conta própria, crie uma imagem primeiro, se possível, e depois analise essa imagem com algo como o Disk Drill. Isso mantém o pendrive original praticamente intocado. Se os resultados forem ruins, tente uma segunda ferramenta com um método de recuperação diferente, não mais gravações no USB. Scanners diferentes às vezes encontram coisas diferentes.

Se você quiser um tópico sólido da comunidade sobre ferramentas de recuperação de fotos, vale a leitura:
melhores recomendações de software de recuperação de fotos de usuários reais

O maior fator agora é simples: o que aconteceu depois da formatação. Se nada foi gravado desde então, as chances são muuuuito melhores.

Pequena discordância com @vrijheidsvogel e @techchizkid aqui: criar uma imagem primeiro é o ideal, mas em alguns pendrives USB baratos, o simples ato de ler o dispositivo inteiro pode acabar de vez com ele se a NAND já estiver falhando. Se a unidade estiver estável e isso claramente tiver sido apenas uma formatação rápida acidental, eu primeiro faria um breve teste de visualização de arquivos com o Disk Drill em comportamento de varredura somente leitura, depois decidiria se uma imagem completa vale o estresse extra.

O que eu acrescentaria:

• Verifique a capacidade real do USB no Gerenciamento de Disco. Unidades flash falsas ou com falha costumam mostrar tamanhos estranhos após a formatação.
  • Se as fotos recuperadas abrirem parcialmente, suspeite de problemas no controlador, não apenas da formatação.
  • Classifique os arquivos recuperados por assinatura/tipo primeiro, não pelo nome do arquivo. Fotos e documentos do Office geralmente sobrevivem mesmo quando as pastas não sobrevivem.
  • Se estes forem arquivos de negócios, verifique os hashes ou pelo menos abra todos os documentos críticos antes de considerar a recuperação como concluída.

Prós do Disk Drill:

• visualizações fáceis
  • interface simples
  • razoável para recuperação de USB formatado
  • pode recuperar por assinaturas de arquivo quando os metadados se foram

Contras do Disk Drill:

• varreduras profundas podem retornar muito lixo
  • nomes de arquivos/estrutura de pastas nem sempre são preservados
  • não é minha primeira escolha para sistemas de arquivos muito corrompidos em comparação com ferramentas mais robustas

Então sim, @mikeappsreviewer está certo sobre não gravar nada, mas eu seria seletivo sobre o quanto você força o pendrive na primeira passada. Recuperação não é só uma questão de escolha de software, é uma questão de minimizar o total de leituras.