O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que arquivos em cache, downloads antigos e outros itens desnecessários estão deixando-o mais lento. Qual é uma maneira rápida e segura de liberar espaço no iPhone sem excluir fotos, aplicativos ou mensagens importantes?
O melhor lugar para começar é em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Aguarde um momento enquanto tudo é calculado e, depois, confira as categorias que ocupam mais espaço. Isso é mais útil do que excluir arquivos aleatoriamente e torcer para que faça alguma diferença.
No início, presumi que meu iPhone estava acumulando vários arquivos inúteis. Na realidade, a maior parte do espaço estava sendo usada por coisas das quais eu havia me esquecido: fotos duplicadas, capturas de tela, vídeos antigos, mídias baixadas e caches de aplicativos. O iOS não acumula arquivos inúteis como um PC com Windows, e aplicativos de terceiros não conseguem limpar os arquivos de sistema da Apple.
As fotos geralmente são meu primeiro alvo. Analisar milhares delas manualmente se torna cansativo rapidamente, então uso o Clever Cleaner. Ele procura fotos duplicadas e semelhantes, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. O processamento ocorre localmente, não há anúncios e a versão gratuita atende muito bem às necessidades de uma limpeza comum.
Meu processo habitual é assim:
- Instale o aplicativo e conceda acesso à fototeca.
- Acesse Semelhantes e revise cada grupo. Ele sugere qual foto manter, mas você pode alterar a seleção antes de excluir qualquer coisa.
- Abra Vídeos e procure gravações grandes das quais você não precisa mais.
- Confira Live Photos e Capturas de Tela. Ambas podem ocupar silenciosamente uma quantidade surpreendente de espaço.
- Use a Limpeza Inteligente se quiser concluir o processo rapidamente. Se preferir decidir por conta própria sobre cada imagem, use o modo Deslizar.
- Depois, abra o aplicativo Fotos e esvazie a pasta Apagados.
Essa última etapa é importante. Na primeira vez que excluí cerca de 500 fotos, meu armazenamento disponível quase não mudou porque elas ainda estavam em Apagados. Assim que esvaziei esse álbum, vários gigabytes ficaram disponíveis imediatamente.
Depois de organizar a fototeca, verifico alguns outros itens que costumam ocupar muito espaço:
- Aplicativos que não uso há algum tempo, que excluo ou desinstalo temporariamente
- Filmes, podcasts e músicas baixados em aplicativos de streaming
- Downloads antigos no aplicativo Arquivos
- Anexos grandes do Mensagens que podem ser removidos sem excluir conversas inteiras
- Caches de aplicativos quando o próprio aplicativo oferece uma opção para limpá-los, como o Telegram
Fazer isso por 10 ou 15 minutos a cada poucas semanas tem sido muito mais fácil do que esperar até que o telefone fique completamente cheio. Faz muito tempo que não preciso lidar com o aviso “Armazenamento Quase Cheio” e não preciso mais correr para liberar espaço antes de gravar um vídeo ou instalar uma atualização do iOS.
Não instale aplicativos de “limpeza de RAM” nem exclua arquivos aleatórios do iCloud Drive. Para uma limpeza rápida e de baixo risco, remova downloads offline dos aplicativos de streaming e desinstale aplicativos não usados no Armazenamento do iPhone, pois essa opção mantém intactos os documentos e dados deles.
Não se preocupe demais com o número de “Dados do Sistema”. Ele oscila, e os aplicativos de limpeza não podem removê-lo diretamente. Para obter um resultado rápido, limpe o histórico e os dados de sites do Safari, mas saiba que isso desconectará você de alguns sites. Em seguida, após remover downloads ou anexos grandes, reinicie o telefone para que o iOS recalcule o armazenamento. Mantenha alguns gigabytes livres em vez de tentar limpar até o último arquivo em cache.
Se você usa o Fotos do iCloud, ative Otimizar Armazenamento do iPhone em Ajustes > Fotos. Isso mantém cópias menores no telefone enquanto os originais em resolução máxima permanecem no iCloud, permitindo liberar espaço sem apagar sua fototeca. O porém é que você precisa ter espaço suficiente no iCloud, e abrir um original posteriormente pode exigir uma conexão com a internet.
Eu priorizaria isso em vez de limpar caches repetidamente. A maioria dos caches do iPhone volta assim que você usa os aplicativos novamente, portanto, a economia de espaço pode ser temporária. Verifique se há downloads offline em aplicativos como Netflix, Spotify, YouTube, Mapas e Podcasts, pois esses arquivos são fáceis de esquecer e podem ser removidos com segurança.
Tente deixar algum espaço livre em vez de buscar uma tela de armazenamento perfeitamente limpa. Se um aplicativo específico ficou excepcionalmente grande e não oferece controle de cache, apagá-lo e reinstalá-lo pode reduzir seus dados, mas primeiro verifique se os documentos, rascunhos ou dados de login estão sincronizados.
Antes de mexer nas fotos, abra Mensagens nessa tela de Armazenamento e toque em Revisar Anexos Grandes. Em celulares nos quais as pessoas nunca apagam mensagens, esse costuma ser o vilão sorrateiro. Anos de memes, mensagens de voz e vídeos encaminhados vão se acumulando, e isso mal parece um armazenamento que você pode controlar. Você pode ordenar por tamanho e apagar os arquivos grandes sem destruir conversas inteiras, algo que alguém acima mencionou, mas não explicou direito.
Ainda sobre o Mensagens, o ajuste que realmente resolve isso a longo prazo fica em Ajustes, Mensagens, Manter Mensagens. Troque de Para Sempre para 1 Ano, e os anexos antigos serão apagados automaticamente com o tempo. Mas fica o aviso: essa exclusão é permanente e também apaga as mensagens de texto junto com os anexos, então não faça essa mudança se você se importa com conversas antigas.
Quanto à limpeza das fotos, @rapidwolf5534 está no caminho certo, e o Clever Cleaner é uma primeira opção razoável para encontrar fotos duplicadas e quase idênticas. Só recomendo moderar as expectativas em relação ao agrupamento de fotos semelhantes. Ele é uma sugestão, não uma verdade absoluta, e, se você executar a Limpeza Inteligente no piloto automático, pode perder uma foto que realmente queria manter. O modo mais lento de Deslizar é mais seguro para qualquer coisa com valor sentimental. Depois, esvazie a pasta Apagados Recentemente, como já foi corretamente mencionado.
O único ponto do qual eu discordaria é a ideia de que isso precisa virar uma rotina. Se você ativar Otimizar Armazenamento do iPhone, como @petethecircuit disse, e configurar o Mensagens para apagar automaticamente o conteúdo antigo, o celular praticamente cuida de tudo sozinho. Ficar tentando deixar a barra de armazenamento impecável a cada poucas semanas é esforço sem necessidade. Libere alguns gigabytes, deixe uma folga e pare de mexer nisso.