Esvaziei acidentalmente o Lixo no meu Mac e percebi logo depois que apaguei arquivos importantes de que ainda preciso. Estou em pânico porque não tenho certeza se eles podem ser recuperados ou se estou piorando a situação ao usar meu Mac. Procuro conselhos sobre os melhores passos de recuperação de arquivos no Mac a seguir e se há alguma chance de restaurar arquivos apagados do Lixo.
Eu fiz isso comigo mesmo em um MacBook Air. Pasta cheia de arquivos de trabalho, fotos de família, tudo perdido em um clique idiota. Então sim, eu conheço aquela sensação horrível.
Esvaziar o Lixo nem sempre significa que os bits desapareceram na hora.
O que geralmente acontece no macOS é mais simples do que as pessoas pensam. O sistema remove as referências aos arquivos e trata o espaço como livre. Os dados dos arquivos muitas vezes ficam lá por um tempo até que novos dados sejam gravados por cima. Então a primeira atitude importa mais do que qualquer outra coisa.
Pare de usar o Mac.
Estou falando sério. Feche as coisas. Não continue navegando. Não comece a copiar filmes para ele. Cada gravação no drive interno piora a recuperação.
Há um detalhe desagradável. Macs mais novos usam SSDs, e SSDs usam TRIM. Quando o TRIM entra em ação, os blocos apagados podem ser limpos em segundo plano. Às vezes rápido. Às vezes mais devagar. Eu vi resultados mistos, por isso as pessoas continuam repetindo o mesmo conselho: pare de usar a máquina assim que perceber o erro.
O que funcionou para mim foi o Disk Drill. Eu tinha mexido em alguns outros aplicativos de recuperação antes. Um teve dificuldade com APFS. Outro era irritante com permissões no Apple Silicon. O Disk Drill pareceu menos chato, e eu consegui resultados sem uma longa briga.
Aqui está exatamente o procedimento que eu usei.
- Parei de usar o Mac para qualquer coisa, exceto a recuperação.
- Conectei um SSD USB externo. Eu não queria que os arquivos recuperados fossem gravados no mesmo drive interno que eu estava tentando salvar.
- Baixei o Disk Drill e o coloquei no SSD externo, não no armazenamento interno do Mac.
- Abri Ajustes do Sistema, depois Privacidade e Segurança, depois Acesso Total ao Disco.
- Dei ao Disk Drill Acesso Total ao Disco para que ele pudesse ver o drive interno corretamente.
- Dentro do app, selecionei o SSD interno e cliquei em Search for lost data.
- A varredura levou cerca de uma hora no meu MacBook Air.
- Depois que a varredura terminou, abri Review found items.
- Filtrei por tipo de arquivo porque a lista bruta de resultados era enorme. Eu me importava principalmente com documentos e fotos.
- Visualizei os arquivos antes de restaurá-los. No meu caso, se a visualização carregava bem, a recuperação geralmente também era boa.
- Escolhi os arquivos que queria e cliquei em Recover.
- Salvei tudo no SSD externo.
Meus resultados foram melhores do que eu esperava. A maioria dos documentos voltou. A maioria das fotos também. Muitos nomes de arquivos ainda estavam intactos. Arquivos temporários inúteis estavam uma bagunça, alguns arquivos de cache estavam corrompidos, mas os arquivos com que eu me importava sobreviveram.
Se você já tinha o Time Machine configurado antes disso acontecer, comece por ele. Sério. É mais limpo, mais rápido e menos arriscado do que escanear o armazenamento bruto.
O que eu faria com o Time Machine:
- Abra o Time Machine pela barra de menus ou pelo Spotlight.
- Vá até a pasta onde os arquivos ausentes ficavam.
- Volte para uma data anterior ao momento em que você esvaziou o Lixo.
- Selecione os arquivos e clique em Restaurar.
Isso geralmente os coloca de volta onde estavam, com as pastas e os nomes ainda no lugar.
Além disso, verifique os lugares que as pessoas esquecem toda vez:
- iCloud Drive
- Apagados Recentemente no Fotos
- Apagados Recentemente no Notas
- Arquivos excluídos do Dropbox
- Lixeira e histórico de versões do Google Drive
- Drives externos com cópias antigas
Mais uma coisa. Se esses arquivos apagados vieram de um cartão SD, cartão de câmera ou armazenamento de drone, eu também verificaria o cartão original. Se ele não tiver sido reutilizado, a recuperação a partir do cartão costuma ser mais fácil do que a partir do Mac.
E não comece a instalar porcaria de limpeza agora. Nada de apps de limpeza para Mac. Nada de ferramentas de otimização. Nada de aplicativo aleatório de reparo de algum post de blog que você encontrou meio em pânico às 2 da manhã. Recuperação primeiro. Limpeza depois.
Se o software não encontrar nada e os arquivos forem importantes para trabalho jurídico, registros empresariais ou outra coisa que você realmente precise recuperar, então um laboratório de recuperação é o próximo passo. Caro, sim. Mas para um erro normal de esvaziar o Lixo, a recuperação por software geralmente é o caminho que as pessoas tentam primeiro, e no meu caso foi o suficiente.
Pare de gravar na unidade interna. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima. Onde eu discordo é no seguinte: não vá direto para uma varredura longa antes de verificar primeiro os caminhos de recuperação mais fáceis. Você deve tentar primeiro a opção menos invasiva.
Faça isso nesta ordem.
-
Verifique o Time Machine.
Se ele estava ativado, esta é a correção mais rápida. -
Verifique a lixeira no nível do app.
O Fotos tem Apagados Recentemente. O Notas também. Mail, iCloud Drive, Dropbox, OneDrive, Google Drive, todos mantêm itens excluídos por um tempo. -
Verifique outro Mac ou iPhone conectado com o mesmo ID Apple.
Às vezes os arquivos ainda aparecem lá se a sincronização atrasou. -
Se os arquivos eram apenas locais, passe para um software de recuperação.
O Disk Drill é uma das melhores opções para Mac com APFS, e permite visualizar os resultados antes da recuperação. Salve os arquivos recuperados em uma unidade externa, não no seu Mac. -
Se os dados forem comerciais, jurídicos ou insubstituíveis, pare e ligue para um laboratório antes de testar apps aleatórios.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se o FileVault estava ativado e o TRIM já rodou no SSD, as chances de recuperação caem bastante. Não vão a zero, mas ficam menores. Então a rapidez importa.
Além disso, este é um bom guia visual rápido de recuperação de arquivos excluídos no Mac, caso você queira ver:
Etapas para recuperar arquivos excluídos no Mac após esvaziar a Lixeira
Não instale cinco ferramentas e detone a unidade. Escolha um caminho e faça tudo com cuidado. Essa parte importa muito.
Primeira coisa: se os arquivos forem realmente críticos para a missão, eu na verdade discordaria um pouquinho do impulso de tentar software imediatamente de @mikeappsreviewer e @yozora. Se forem registros fiscais, trabalho de cliente, documentos legais ou anos de fotos de família sem backup, desligar completamente o Mac e falar com um laboratório profissional antes de fazer qualquer coisa pode ser a decisão mais inteligente. Recuperação por conta própria é mais barata, claro, mas cada inicialização/gravação extra é uma aposta em um SSD.
Se for importante, mas não importante a ponto de chamar um laboratório forense, faça isto:
- Desconecte-se do Wi-Fi se puder
- Pare os apps que sincronizam coisas automaticamente
- Não deixe o Spotlight, o Fotos ou apps de nuvem continuarem trabalhando em segundo plano
- Se você tiver outro Mac, crie um USB de recuperação nele em vez de usar o afetado
Uma coisa que as pessoas esquecem: verifique se o arquivo já foi enviado por e-mail, AirDrop, exportado ou aberto em outro app. Eu já recuperei documentos desaparecidos de anexos do Mail e de pastas temporárias de apps antes. Não é elegante, mas enfim, arquivo é arquivo.
Verifique também:
- Recentes no Finder
- a lista Abrir Recentes do app
- histórico do Terminal se você moveu arquivos pela linha de comando
- pastas compartilhadas na sua rede
- arquivos zip antigos que você criou e esqueceu
Se você realmente for pelo caminho do software, o Disk Drill é uma escolha razoável para Mac, principalmente porque lida com Macs modernos/APFS melhor do que muitas ferramentas antigas e ruins. Só não recupere de volta para a mesma unidade interna. Essa parte importa muito.
E se você quiser um bom vídeo com uma visão geral das opções de ferramentas de recuperação, isto foi útil:
melhor comparação de software de recuperação de dados para Mac e PC
O principal é não ficar mexendo no Mac por horas em modo de pânico. Geralmente é aí que as pessoas pioram a situação.