Meu PC com Windows começou a relatar erros no sistema de arquivos após um desligamento inesperado, e agora uma unidade está lenta para abrir e às vezes mostra pastas ausentes. Estou procurando software ou ferramentas confiáveis de reparo de disco para corrigir erros no sistema de arquivos sem piorar a perda de dados. O que devo tentar antes de substituir a unidade?
Eu ficaria um pouco cético com qualquer lista que chame algo de o melhor software de reparo de disco rígido. Essa expressão é usada para vários problemas diferentes, e a ferramenta certa depende do que realmente deu errado.
O importante é descobrir primeiro com que tipo de problema você está lidando. Se os arquivos foram excluídos, a unidade foi formatada ou de repente aparece como RAW, pense em recuperação de dados antes de reparo. Se a partição estiver ausente ou o Windows mostrar o disco como não alocado, isso é mais uma situação de reparo de partição. Se a unidade estiver lenta, travando ou mostrando setores defeituosos, verifique a integridade dela antes de começar a mexer. E se ela estiver fazendo cliques, rangendo, sumindo ou desconectando, pare de usá-la tanto quanto puder e foque em tirar os dados dela.
Quanto às ferramentas, esta é a lista que eu analisaria:
1. Disk Drill
Esta costuma ser a primeira opção a que eu recorreria quando o objetivo é recuperar arquivos. Ela foi feita para arquivos excluídos, unidades formatadas, partições RAW, sistemas de arquivos danificados e discos rígidos externos que o Windows se recusa a abrir. Também tem monitoramento S.M.A.R.T. e pode criar uma imagem byte a byte da unidade, o que é uma forma muito mais segura de trabalhar se o disco puder estar falhando.
2. SeaTools
Boa opção gratuita para verificar se a própria unidade está falhando. Pode executar testes rápidos e estendidos, então é útil quando você não tem certeza se o problema é do Windows, do sistema de arquivos ou do hardware.
3. TestDisk
Esta é uma das melhores ferramentas gratuitas para corrigir tabelas de partição e problemas no setor de inicialização. Se uma partição sumiu ou a unidade de repente aparece como não alocada, vale a pena dar uma olhada no TestDisk. Só tenha em mente que ele não é muito amigável para iniciantes, já que usa uma interface baseada em texto.
4. Clonezilla
Se a unidade ainda pode ser lida, mas parece instável, clone-a antes de fazer qualquer outra coisa. O Clonezilla é bom para criar uma cópia completa ou uma imagem do disco, para que você não esteja experimentando diretamente na unidade com falha.
5. CrystalDiskInfo
É útil mantê-lo instalado mesmo quando nada está errado. Ele mostra dados S.M.A.R.T., temperatura da unidade e avisos de integridade, o que pode alertar você antes que a unidade comece a causar problemas óbvios.
6. Victoria HDD/SSD
É mais uma ferramenta avançada, mas muito útil para verificações de superfície e checagem de setores defeituosos. Eu não a indicaria primeiro para um iniciante, mas ela pode dar uma visão muito mais clara do que está acontecendo com o disco.
O principal é não passar dias executando ferramentas de reparo em uma unidade que claramente está morrendo. Se ela faz cliques, desaparece do Windows ou da BIOS, trava durante transferências ou continua ganhando setores defeituosos, faça backup ou recupere os dados enquanto ainda pode e depois substitua a unidade. O software pode ajudar com problemas de sistema de arquivos e partição. Ele não consegue corrigir cabeças, motores ou pratos danificados. Se a unidade não for detectada de forma alguma ou estiver fazendo ruídos mecânicos evidentes, é melhor ir direto a um serviço profissional de recuperação de dados.
Se a unidade é HDD ou SSD faz diferença, porque “lento para abrir” em um HDD pode significar problema físico, não apenas o Windows estando bagunçado.
Eu evitaria executar o CHKDSK com sinalizadores de reparo até que os arquivos importantes sejam copiados ou seja feita uma imagem, já que ele pode “corrigir” o sistema de arquivos soltando entradas de diretório danificadas. O Disk Drill ou software de recuperação semelhante faz mais sentido antes do reparo se as pastas já estão desaparecendo.
Uma unidade que gera um erro após uma queda de energia é um problema diferente de uma unidade que fica mais lenta cada vez que você a acessa. No primeiro caso, o Windows pode apenas ter uma bagunça no journal do NTFS para limpar. No segundo caso, especialmente com pastas ausentes, eu trataria o disco como suspeito até que se prove o contrário. É aí que concordo com @himmelsjager: não entre correndo direto no modo de corrigir se os arquivos importam.
A opção barata ainda vale a pena tentar, mas na ordem certa. Copie primeiro as coisas importantes se a unidade permanecer online tempo suficiente. Se não permanecer, crie uma imagem da unidade e trabalhe a partir da imagem. O Disk Drill é útil nisso se você precisar de uma forma mais amigável para iniciantes de procurar pastas ausentes ou criar uma imagem do disco antes de mexer no sistema de arquivos. Se os dados já tiverem backup, então as próprias ferramentas do Windows servem bem: verifique o status SMART da unidade, execute chkdsk sem reparo primeiro e depois use chkdsk /f apenas se o relatório apontar erros no sistema de arquivos. Eu não começaria com chkdsk /r a menos que você esteja preparado para ele levar uma eternidade e sobrecarregar um HDD fraco.
O pequeno detalhe que as pessoas esquecem é verificar também o Visualizador de Eventos. Procure em Logs do Windows > Sistema por avisos de Disk, Ntfs ou storahci perto do momento em que a unidade trava. Se você vir erros de E/S repetidos, redefinições ou mensagens de bloco defeituoso, o reparo por software é basicamente um desvio. Nesse ponto, o melhor software de reparo de disco é qualquer coisa que ajude você a copiar os arquivos com segurança, seguido pela substituição da unidade. Se os logs estiverem limpos e o SMART parecer normal, então um reparo do sistema de arquivos é muito mais razoável.
Conecte a unidade em outra porta ou use um cabo diferente antes de culpar o sistema de arquivos, especialmente se for uma unidade externa. Um cabo USB ou gabinete instável pode parecer exatamente pastas ausentes e navegação lenta, e nenhuma ferramenta de reparo, incluindo o Disk Drill, corrigirá isso até que a conexão esteja estável.