O CHKDSK é seguro ao tentar recuperar dados de setores defeituosos?

Meu disco começou a apresentar setores defeituosos e agora alguns arquivos importantes não abrem. Estou pensando em executar o CHKDSK, mas estou preocupado que isso possa dificultar a recuperação de dados ou causar mais perda de arquivos. Preciso de ajuda para entender se o CHKDSK é seguro nessa situação e o que devo fazer primeiro para recuperar dados de um disco rígido com falha.

Pare de cutucar a unidade

Aprendi isso da pior maneira. Se uma unidade começar a gerar erros de CRC, travar o Explorador de Arquivos ou congelar em certas pastas, pare por aí. Não continue abrindo diretórios para ver o que ainda funciona. Se for externa, desconecte-a. Se for sua unidade interna principal, desligue a máquina.

Por que ser tão rígido? Porque cada leitura extra força a unidade a tentar de novo nas áreas problemáticas. O Windows também gosta de entrar em cena e fazer sua própria limpeza. Já vi uma unidade passar de instável a ilegível depois de várias tentativas repetidas. Foi feio.

Dois tipos diferentes de setores defeituosos

Esta parte importa porque as pessoas costumam misturar as duas coisas.

Setores defeituosos lógicos são mais como falhas de registro. Já os vi aparecerem depois de uma falha, uma queda repentina de energia ou um desligamento incorreto. Os dados e as informações de correção de erro deixam de corresponder, mesmo que o hardware em si ainda possa estar bem. Às vezes, eles são recuperáveis.

Setores defeituosos físicos são o tipo mais feio. Isso aponta para problema físico. A superfície do prato pode estar danificada. A cabeça pode estar se desgastando. Quando você entra nesse território, software não vai consertar a unidade. Na melhor das hipóteses, ele pula as áreas danificadas e salva o que ainda conseguir.

Por que o CHKDSK é uma má primeira ação

Muita gente executa o CHKDSK imediatamente. Eu não faria isso.

O CHKDSK foi feito para tornar um sistema de arquivos utilizável novamente. Ele não foi feito para preservar até o último pedaço de dados danificados. Se o sistema de arquivos tiver links quebrados ou registros corrompidos, o CHKDSK pode corrigi-los soltando partes que não consegue reconciliar. Ótimo para fazer o Windows parar de reclamar. Não tão ótimo se seu objetivo for recuperar os arquivos intactos.

Se os dados importam, o primeiro objetivo é simples. Não altere o disco com falha.

O que eu faria primeiro

Faça uma cópia completa setor por setor para uma unidade saudável. Byte por byte. Depois, deixe o original em paz.

Depois que você tiver um clone ou uma imagem, faça todo o trabalho de recuperação na cópia. Não na unidade doente. Isso reduz bastante o risco. Se a varredura der errado, sua fonte original ainda estará intocada.

O caminho da recuperação em casa

Para recuperação por conta própria, eu começaria com software feito para unidades instáveis. Disk Drill é uma das opções mais conhecidas, principalmente porque inclui ferramentas de backup byte a byte.

O que me chamou a atenção nas versões mais novas é como elas lidam com seções ilegíveis. Ferramentas antigas muitas vezes batiam em uma área ruim e ficavam ali para sempre, insistindo sem parar. Ferramentas melhores pulam adiante, copiam primeiro as áreas fáceis de ler e depois voltam para tentar novamente as partes ruins em blocos menores. Essa abordagem força menos a unidade e geralmente consegue tirar mais dados antes que as coisas piorem.

Um fluxo simples que faz sentido

1. Pegue outra unidade saudável com espaço livre suficiente.
  2. Crie uma imagem completa do disco com falha.
  3. Carregue ou monte a imagem no seu software de recuperação.
  4. Faça a varredura da imagem, não do disco original.
  5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade saudável.

Uma coisa à qual eu me ateria: ligue a unidade defeituosa apenas para a etapa de criação da imagem. Não recupere arquivos de volta para ela. Não grave arquivos temporários nela. Não deixe o Windows repará-la se você se importa com o conteúdo.

Quando parar de fazer por conta própria

Se a unidade clicar, ranger, apitar, não girar ou nem aparecer, eu pararia de mexer com software. Esses sintomas geralmente apontam para falha mecânica. Nesse ponto, cada ciclo extra de energia parece uma aposta.

Se os dados importam mais do que o custo, envie para um laboratório. Lugares como Gillware ou Techchef existem por esse motivo. Eles têm ambientes de sala limpa, peças doadoras e ferramentas de hardware que usuários comuns não têm. A conta dói, porém. Eu normalmente vejo valores na faixa de US$ 500 a US$ 3.000, dependendo do que falhou e de quão grave é.

Depois da recuperação

Depois que seus arquivos recuperados forem verificados e abrirem normalmente, aí você pode pensar em testar ou apagar a unidade antiga. Uma formatação completa ou chkdsk /r pode marcar setores defeituosos para que o sistema os evite depois. Ainda assim, eu não confiaria na unidade para nada importante depois que ela começa a fazer isso.

Uma unidade com erros de CRC e travamentos de leitura já disse o que ela é.

A solução chata que salva sua pele

Backups. A regra 3-2-1 ainda é a resposta menos dolorosa.

• 3 cópias dos seus dados importantes
  • 2 tipos diferentes de armazenamento
  • 1 cópia fora do local ou na nuvem

Leva um pouco de tempo para configurar. Ainda assim, é melhor do que ficar olhando para uma unidade morrendo às 2 da manhã, torcendo para que mais uma reinicialização faça algo diferente.

Não, eu não executaria o CHKDSK primeiro se o seu objetivo for a recuperação de dados.

CHKDSK é uma ferramenta de reparo. Ela tenta tornar o sistema de arquivos consistente. Durante esse processo, ela pode religar arquivos, truncar dados danificados, mover entradas para FOUND.000 ou marcar clusters como defeituosos e seguir em frente. Isso ajuda o Windows a montar a unidade. Não ajuda a preservar todos os arquivos.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, pare de usar a unidade. Discordo um pouco em um detalhe que as pessoas часто deixam passar. Nem todo caso de setor defeituoso significa desastre imediato. Às vezes o SMART mostra alguns setores realocados e o disco ainda lê bem por tempo suficiente para recuperar os dados. O ponto principal é medir a unidade primeiro, não adivinhar.

O que eu faria:

1. Verifique o SMART antes de qualquer outra coisa.
    Use CrystalDiskInfo ou smartctl.
    Observe:
  • Contagem de Setores Realocados
  • Contagem Atual de Setores Pendentes
  • Contagem de Setores Não Corrigíveis

Se pendentes ou não corrigíveis estiver acima de 0, trate a unidade como instável.

1. Copie primeiro os arquivos importantes, começando pelos de maior valor.
    Não classifique pastas, não visualize vídeos nem abra coisas aleatórias. Copie os dados mais importantes pelo caminho mais curto possível.

2. Se a cópia normal falhar, crie uma imagem do disco.
    O Disk Drill é adequado aqui porque tem um recurso de backup byte a byte e recuperação a partir da imagem. Trabalhe com a imagem, não com a unidade de origem.

3. Execute o CHKDSK somente depois que os dados estiverem seguros.
    Se você quiser a sintaxe, as pessoas normalmente usam chkdsk /f para erros no sistema de arquivos e chkdsk /r se quiserem uma varredura de superfície com tratamento de setores defeituosos. Em uma unidade fraca, /r é a opção mais pesada e força mais leituras.

Mais uma coisa. Erros de CRC nem sempre significam setores defeituosos. CRC frequentemente aponta para problemas de cabeamento, problemas na ponte USB ou erros do controlador. Troque primeiro o cabo SATA ou o gabinete se este for um HDD externo ou de desktop. Já vi uma unidade com falha acabar sendo um cabo USB ruim. Estranho, mas comum.

Se você quiser uma explicação simples sobre o tratamento de blocos defeituosos, isto é razoável:
como discos rígidos rastreiam e gerenciam blocos defeituosos

Versão curta. Recupere primeiro. Repare depois. Se a unidade clicar, desaparecer ou ficar extremamente lenta durante as leituras, pare de tentar por conta própria e procure um laboratório.

CHKDSK é seguro para o sistema de arquivos, não necessariamente seguro para os dados que você está tentando salvar. Essa é a distinção que as pessoas deixam passar.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @byteguru, mas vou discordar de uma coisa: o CHKDSK não é algum destruidor maligno de discos por padrão. O verdadeiro problema é o momento. Se você executá-lo antes da recuperação, ele pode renomear, desconectar, truncar ou limpar registros de arquivos danificados de maneiras que tornam a recuperação posterior mais complicada. Portanto, se os arquivos são importantes, não faça do CHKDSK sua primeira ação.

Uma forma melhor de pensar nisso:

• Se a unidade tiver apenas corrupção lógica, o CHKDSK pode ajudar o Windows a lê-la novamente.
  • Se a unidade tiver setores realmente ilegíveis, o CHKDSK pode forçar essas áreas frágeis com tentativas extras de leitura.
  • Se a unidade já estiver se degradando, esse estresse extra é uma aposta ruim.

Além disso, não presuma que há “setores defeituosos” só porque o Windows diz isso. Às vezes o problema está relacionado ao cabo, gabinete ou controlador. Antes de fazer qualquer coisa invasiva, verifique os dados de integridade SMART e analise as contagens de setores defeituosos SMART e os avisos de setores pendentes. Esta é uma verificação de sanidade decente: como ler contagens de setores defeituosos SMART antes que uma unidade morra

Minha ordem seria:

1. Pare de abrir pastas e arquivos aleatórios.
  2. Verifique o SMART.
  3. Se a unidade ainda puder ser lida, tire primeiro os arquivos importantes.
  4. Se as leituras estiverem falhando, faça uma imagem ou backup byte a byte.
  5. Recupere a partir da imagem.
  6. Só então teste o CHKDSK se você ainda se importar em fazer o volume montar corretamente.

Se você quiser uma ferramenta de consumo para esse fluxo de trabalho, o Disk Drill faz sentido porque pode criar a imagem do disco primeiro e depois verificar a imagem em vez do original. Essa é a parte que importa.

Mais um ponto direto: se este for um SSD mostrando blocos defeituosos, ou um HDD que está clicando / ficando offline / travando o sistema, pare de tentar repará-lo. Nesse ponto, fazer você mesmo se torna uma péssima ideia muito rapidamente.

Estou com @byteguru, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer na visão geral, mas vou acrescentar uma nuance: se a unidade ainda estiver legível o suficiente para permanecer online, às vezes uma cópia direcionada apenas dos arquivos insubstituíveis é melhor do que uma tentativa de reparo completa ou até mesmo uma longa sessão de diagnóstico. O erro é deixar o Windows trabalhar nela antes de decidir.

O que o CHKDSK altera:

• entradas de diretório
  • registros de arquivos
  • mapas de alocação
  • tratamento de clusters perdidos

Então sim, ele pode absolutamente reduzir as opções de recuperação se for executado cedo demais.

Minha regra:

• Precisa dos dados: ainda não execute o CHKDSK
  • Precisa tornar o volume utilizável novamente e os dados já estão com backup: tudo bem, então tente

Uma coisa que não é mencionada o suficiente: verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, NTFS e do controlador. Se você vir redefinições do controlador ou timeouts de E/S, o problema pode ser mais amplo do que apenas dano de superfície. Além disso, se esta for uma unidade externa, evite hubs USB baratos durante a cópia. Apenas conexão direta.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• backup byte a byte é o recurso certo para unidades instáveis
  • pode examinar uma imagem em vez da original
  • simples o suficiente para usuários não técnicos

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem levar muito tempo
  • se a unidade estiver falhando mecanicamente, o software não vai resolver

Então não, o CHKDSK não é a primeira medida segura para recuperação. Estabilize, copie ou crie uma imagem, recupere em outro lugar, repare depois se ainda se importar.