O parâmetro está incorreto erro de disco rígido externo, devo executar o CHKDSK ou recuperar os arquivos primeiro?

Meu PC com Windows de repente mostra “O parâmetro está incorreto” quando tento abrir meu disco rígido externo. Ele tem arquivos importantes, e estou preocupado que o CHKDSK possa dificultar a recuperação de dados. Devo recuperar os arquivos primeiro ou executar o CHKDSK para corrigir o erro no disco rígido externo?

Eu me deparei com isso no ano passado com uma unidade de backup e, sim, ver 'O parâmetro está incorreto.' é uma sensação horrível. Meu primeiro pensamento foi que a unidade inteira tinha sido perdida. No meu caso, porém, ela não estava morta. O Windows simplesmente não conseguia lê-la porque o sistema de arquivos estava danificado, e eu ainda consegui recuperar os arquivos.

O principal é: não comece a “consertar” a unidade imediatamente.

Não a formate só porque o Windows sugere isso. Eu também evitaria usar o CHKDSK até que seus arquivos importantes sejam copiados para algum lugar seguro. Essas ferramentas podem gravar alterações no disco e, se a unidade já estiver falhando, isso pode piorar as coisas. Desconecte-a por enquanto, conecte-a apenas quando você realmente estiver trabalhando na recuperação e não salve nada novo nela.

Elimine primeiro as causas mais simples

Antes de presumir que a unidade já era, verifique as coisas mais básicas. Às vezes, elas realmente fazem diferença.

1. Tente outro cabo USB.
  2. Use uma porta USB diferente.
  3. Conecte-a a outro computador.
  4. Veja se ela aparece no Gerenciamento de Disco.
  5. Verifique os dados SMART com o CrystalDiskInfo ou o Disk Drill.

Já aconteceu comigo de uma unidade parecer com defeito quando era apenas um cabo ruim. Em outra ocasião, o problema era um hub USB fraco que não estava fornecendo energia suficiente para a unidade. Se for algo assim, você poupa muito estresse.

Recupere os dados antes de reparar a unidade

Esta é a parte na qual eu focaria primeiro.

Opção 1: Disk Drill

Foi isso que eu usei porque ele consegue verificar a unidade mesmo quando o Explorador de Arquivos do Windows não consegue abri-la normalmente.

O que funcionou para mim foi:

1. Faça um Backup byte a byte.
  2. Verifique esse backup em vez de forçar a unidade física.
  3. Execute uma Verificação Universal.
  4. Visualize os arquivos com os quais você se importa.
  5. Recupere-os para uma unidade diferente.

A etapa de visualização ajudou muito. Quando eu realmente consegui ver minhas fotos abrindo antes da recuperação, soube que os arquivos ainda estavam lá e parei de entrar tanto em pânico.

Opção 2: Verifique seus backups

Se você tinha o Histórico de Arquivos, Backup do Windows, OneDrive, Google Drive ou algo parecido em execução, verifique isso antes de passar horas escaneando. Às vezes, o melhor método de recuperação é simplesmente restaurar a cópia de ontem de um backup.

Opção 3: Use um laboratório de recuperação

Se a unidade estiver fazendo cliques, desconectando constantemente ou desaparecendo do Gerenciamento de Disco, eu não continuaria tentando usar software. Esses geralmente são sinais de problema de hardware, e ligá-la repetidamente pode reduzir suas chances de recuperar os dados.

Depois que os arquivos estiverem seguros, tente os reparos

Assim que tudo o que for importante for recuperado, eu começaria a analisar como corrigir a própria unidade.

A ordem que eu tentaria:

1. CHKDSK, se o Windows ainda reconhecer o sistema de arquivos.
  2. TestDisk, se a partição aparecer como RAW ou se o CHKDSK não executar.
  3. SFC e DISM, se o problema parecer ser do Windows e não da unidade.
  4. Uma formatação rápida, mas somente depois que os dados importantes forem recuperados.

Também há uma configuração estranha do Windows que vale a pena verificar: o separador decimal nas configurações regionais. Não é uma causa comum, mas se você estiver vendo esse mesmo erro em vários lugares e não apenas com esta unidade, vale a pena conferir.

Quando parar de mexer nisso por conta própria

O software tem limites. Eu enviaria para um laboratório de recuperação se:

1. O SMART relatar problemas sérios de integridade.
  2. A unidade fizer cliques, emitir bipes ou continuar desligando a rotação.
  3. Ela desaparecer durante as varreduras.
  4. O Disk Drill não conseguir concluir porque a unidade continua se desconectando.

A maioria dos laboratórios de recuperação fará uma inspeção primeiro e dirá o que está errado antes de passar o orçamento do serviço. Muitos dos mais conceituados também oferecem sem dados, sem cobrança.

Quanto ao custo, a recuperação lógica costuma ficar em torno de $300–600. Se a unidade precisar de trabalho em sala limpa ou peças de reposição, é mais provável que fique em algum ponto da faixa de $700–2,000+.

Faça uma imagem da unidade antes de executar qualquer comando de reparo. Se os arquivos forem importantes, trate a unidade externa como somente leitura até que você tenha copiado os dados dela ou feito um clone/imagem setor por setor para outro disco. Executar o CHKDSK primeiro é tentador porque parece ser a correção normal do Windows, mas o CHKDSK não é uma ferramenta de recuperação. Com opções de reparo como /f ou /r, ele pode mover, excluir ou renomear registros danificados do sistema de arquivos enquanto tenta tornar o volume montável novamente.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre não formatar e não deixar o Windows corrigir isso imediatamente. Minha única ressalva é que um software de recuperação analisando a unidade original por horas também pode ser pesado para um disco com falha. Se a unidade soa normal e permanece conectada, fazer uma imagem primeiro é o caminho mais seguro. O Disk Drill pode fazer isso, mas a parte importante é a imagem, não a marca da ferramenta. Depois de ter uma imagem, analise a imagem e recupere os arquivos para uma unidade separada.

Se a unidade externa mostrar o tamanho errado, ficar offline, clicar, travar o Gerenciamento de Disco ou fizer o Windows travar só de conectá-la, pare por aí. Isso aponta mais para problema de hardware do que para um simples erro no sistema de arquivos, e tentativas repetidas de fazer você mesmo podem custar mais do que o CHKDSK jamais custaria. Se ela permanecer estável, a ordem que eu usaria é: primeiro a imagem, segundo recuperar os arquivos importantes, depois tentar o CHKDSK ou a formatação somente quando você não se importar mais com o que acontece com o sistema de arquivos original.

A desvantagem oculta é que o Windows pode continuar acessando a unidade mesmo quando você não está fazendo nada ativamente, especialmente se o Explorer, a indexação, o antivírus ou o prompt de “verificar e corrigir” entrarem em ação. Portanto, se os arquivos forem importantes, não a deixe conectada enquanto você lê guias ou instala ferramentas. Conecte-a apenas quando estiver pronto para criar uma imagem ou copiar.

Eu trataria o CHKDSK como a última etapa, não a primeira. Ele pode ser perfeitamente adequado em uma unidade saudável com pequenos danos no sistema de arquivos, mas você ainda não sabe se isso é uma corrupção leve, uma ponte USB instável, setores defeituosos ou um disco com falha. Se o CHKDSK começar a “corrigir” o sistema de arquivos e a unidade desconectar no meio do processo, você pode acabar com uma situação mais complicada do que a inicial.

A ordem que eu usaria é mais simples do que tentar todos os truques de reparo: certifique-se de ter outra unidade com espaço livre suficiente, crie uma imagem se o disco permanecer conectado e depois recupere a partir dessa imagem para um disco separado. O Disk Drill serve para isso se você já o tiver, mas o principal é não recuperar de volta para a mesma unidade externa. Se a unidade desconectar, fizer barulhos ou demorar uma eternidade para ler certas áreas, pare de tentar varreduras de software no original. Nesse ponto, a “correção” mais segura é não fazer correção nenhuma até que os dados sejam copiados ou um laboratório os examine. CHKDSK e formatação ficam para depois que os arquivos importantes já estiverem em outro lugar.

Não execute o CHKDSK e não tente mover arquivos da unidade se ela abrir brevemente, porque uma movimentação apaga da origem conforme avança e pode deixar você em uma situação pior se a unidade falhar.

Copie ou crie uma imagem primeiro, recupere para outro disco e só depois mexa nos reparos. O CHKDSK serve para tornar o volume utilizável novamente, não para preservar o melhor estado de recuperação.