Excluí acidentalmente um lote de arquivos de fotos RAW do cartão da minha câmera antes de fazer backup deles, e agora estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperá-los. Preciso de ajuda para encontrar um software confiável de recuperação de fotos para arquivos RAW que realmente funcione sem danificar o cartão ou reduzir a qualidade da imagem.
Já precisei recuperar fotos e vídeos apagados de cartões mais vezes do que gostaria de contar. Um toque errado na câmera. Um cartão SD com falhas. Eu estando cansado depois de uma sessão longa e fazendo alguma besteira. Depois de tudo isso, uma coisa ficou comigo. O que você faz no primeiro minuto importa mais do que qual aplicativo de recuperação você escolhe depois.
Se você perdeu arquivos, pare de usar o cartão ou a unidade agora mesmo. Não tire mais fotos. Não cole arquivos novos nele. Não o reformate de novo. Em muitos casos, os dados apagados ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Continue gravando no cartão, e suas chances caem rápido.
Assim que o cartão estiver fora de uso, estas são as ferramentas que eu analisaria.
1. Disk Drill
É aqui que eu costumo começar. Não porque seja mágico, mas porque tende a encontrar um meio-termo decente. É fácil o bastante para pessoas comuns, e funciona com as coisas que a maioria de nós tem por aí: cartões SD, pen drives, discos externos, SSDs.
A parte à qual eu sempre voltava era a recuperação focada em câmeras. Se você já tentou resgatar imagens de um drone, uma câmera de ação ou uma mirrorless, já viu como algumas ferramentas trazem de volta clipes que parecem normais à primeira vista, mas depois se recusam a reproduzir. O Disk Drill faz um trabalho melhor do que a maioria com vídeo dividido ou fragmentado, e também lida com muitos tipos de fotos RAW.
O que eu gostei:
- Interface simples, fácil de navegar
- Lê a maioria dos formatos comuns de foto e vídeo
- A Recuperação Avançada de Câmera ajuda com arquivos de vídeo quebrados
- Pré-visualização antes de restaurar os arquivos
- Funciona no Windows e no Mac
O que me incomodou:
- Você precisa da versão paga para recuperação completa
- As varreduras profundas demoram, especialmente em cartões maiores
2. R-Studio
Este parece ter sido feito para pessoas que já sabem lidar com problemas de armazenamento. Já usei quando um cartão estava em mau estado, com sistema de arquivos danificado, problema estranho de partição, coisas que aplicativos mais simples não conseguiram resolver bem. Ele recuperou dados de cartões que eu já considerava praticamente perdidos.
Ainda assim, eu não o recomendaria para alguém que quer um grande botão verde escrito recuperar e nada mais. O layout é denso. Há muita coisa acontecendo. Se você nunca usou um software profissional de recuperação antes, no começo parece informação demais.
O que ele faz bem:
- Resultados de recuperação fortes
- Bom com sistemas de arquivos danificados
- Controles detalhados de varredura e restauração
- Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento
Onde ele deixa a desejar:
- Leva tempo para aprender
- A interface é bastante técnica
- O preço é mais alto do que o de muitas alternativas
3. PhotoRec
Se você quer algo gratuito, este é o que eu continuo vendo ser recomendado. É de código aberto e não limita a quantidade de dados que você recupera. Eu o usei uma vez em um cartão formatado quando não tinha um plano B, e ele trouxe de volta mais do que eu esperava.
Ele funciona procurando assinaturas de arquivos diretamente no dispositivo em vez de depender do sistema de arquivos. É por isso que ainda encontra arquivos em mídias danificadas ou reformatadas. A parte irritante é a limpeza depois da varredura. Os nomes dos arquivos geralmente desaparecem. A estrutura de pastas também some. Você obtém os arquivos e depois organiza a bagunça por conta própria.
Por que as pessoas continuam usando:
- Gratuito, sem limite de recuperação
- Suporta uma enorme variedade de tipos de arquivo
- Funciona bem em cartões danificados ou formatados
- Disponível para Windows, macOS e Linux
Por que algumas pessoas desistem no meio do caminho:
- Interface de linha de comando
- Os nomes originais dos arquivos geralmente não sobrevivem
- As pastas não são restauradas
- Organizar os resultados leva uma eternidade em recuperações grandes
Outros nomes que valem a pena conferir
O Recuva existe há muito tempo e, sim, as pessoas ainda o mencionam por um motivo. Se o seu cartão está saudável e você só apagou arquivos por engano, muitas vezes ele já resolve. A interface é fácil, e a versão gratuita cobre tarefas básicas. Eu não confiaria nele para um cartão comprometido ou um caso de recuperação complicado.
O DiskDigger aparece bastante em discussões sobre recuperação de fotos, especialmente quando Android é mencionado. Ele é mais leve do que muitos pacotes de recuperação para desktop, e o fluxo de trabalho é bem direto. Para recuperação simples de imagens apagadas, faz sentido. Para cartões SD grandes cheios de fotos RAW ou clipes de vídeo danificados, não vejo tanta gente confiar nele.
O software de recuperação é só metade da história. Depois de recuperar seus arquivos, ou alguns deles, vale a pena corrigir a parte do seu processo que permitiu que isso acontecesse. Backups melhores. Menos exclusões na câmera. Não continue usando cartões que já apresentaram comportamento estranho antes.
Eu não esperaria milagres de nenhum aplicativo. Mas se você parar de gravar no cartão logo no início e usar a ferramenta certa para o tipo de dano com o qual está lidando, suas chances são muito melhores do que as pessoas pensam.
Sim, um software de recuperação de fotos RAW funciona, se os arquivos foram excluídos e não sobrescritos.
Para arquivos RAW, sua melhor opção depende do que aconteceu com o cartão.
-
Se você apenas excluiu arquivos por engano:
Use primeiro algo simples. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos RAW em cartões SD. Ele reconhece formatos RAW comuns como CR2, CR3, NEF, ARW, DNG, ORF e RAF. A visualização ajuda a identificar o que está intacto antes da recuperação. -
Se o cartão foi formatado:
Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria com o aplicativo mais avançado, a menos que o cartão esteja danificado. Em um formato acidental limpo, ferramentas com varredura forte baseada em assinaturas costumam funcionar melhor para fotos do que as pessoas esperam. O PhotoRec é feio, sim, mas recupera bem arquivos RAW se você não se importar com os nomes originais dos arquivos. -
Se o cartão tiver erros no sistema de arquivos:
Use uma ferramenta feita para mídia danificada. O R-Studio se encaixa aqui. Não é divertido de aprender, mas lida melhor com cartões problemáticos do que aplicativos leves.
O que você deve fazer agora:
Pare de usar o cartão.
Coloque-o em um leitor de cartões.
Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão.
Execute primeiro uma varredura com o Disk Drill.
Se ele não encontrar os arquivos, tente o PhotoRec como uma segunda tentativa.
Mais um tópico útil para comparar opções:
melhor software de recuperação de cartão SD para fotos RAW excluídas e arquivos de câmera
Se o cartão não foi reutilizado, suas chances são bem decentes. Se você tirou mais fotos depois da exclusão, a recuperação cai rápido.
Sim, softwares de recuperação de RAW realmente podem funcionar, mas arquivos RAW são um pouco menos tolerantes do que JPEGs se algo foi sobrescrito.
Pequena discordância com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu em um ponto: eu não ficaria passando o mesmo cartão por vários apps de recuperação, a menos que você primeiro faça uma imagem do cartão. Cada varredura completa força uma mídia instável e pode piorar as coisas se o cartão já estiver apresentando comportamento estranho. Se possível, clone/faça uma imagem do cartão primeiro e depois recupere a partir da imagem.
Para suporte real a RAW, verifique se o app reconhece o formato da sua câmera: CR2, CR3, NEF, ARW, RAF, ORF, DNG etc. Isso importa mais do que marketing chamativo. O Disk Drill é uma escolha razoável porque lida com muitos formatos RAW e é fácil de analisar, especialmente se você quiser pré-visualizações e menos dor de cabeça. Se o cartão estiver fisicamente bem e os arquivos tiverem sido apenas apagados, esse provavelmente é o ponto de partida mais fácil.
Mais uma leitura útil se você quiser opiniões mais amplas da comunidade: feedback real da comunidade sobre o Disk Drill para recuperação de fotos e arquivos RAW
Se os nomes dos arquivos forem muito importantes, algumas ferramentas recuperam os dados, mas não a estrutura original, o que é extremamente irritante. Então sim, o software funciona. A verdadeira questão é se o cartão foi reutilizado depois da exclusão. Se não, suas chances ainda são bem boas.
Sim, um software de recuperação RAW pode funcionar, mas eu acrescentaria uma nuance ao que @viajantedoceu, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer disseram: o sucesso não depende apenas de exclusão vs formatação. Também depende de a sua câmera ter gravado os arquivos RAW de forma contígua ou em fragmentos, o que pode afetar a recuperação parcial.
Se o cartão estiver estável, eu ainda começaria com Disk Drill porque é mais fácil inspecionar os resultados antes de restaurar um lote enorme.
Vantagens do Disk Drill
- Suporta tipos RAW comuns como CR2, CR3, NEF, ARW, DNG, RAF
- A visualização é útil para verificar arquivos intactos
- Interface mais limpa do que a maioria das ferramentas de recuperação
- Bom para casos simples de exclusão acidental
Desvantagens do Disk Drill
- Os melhores recursos são pagos
- As verificações profundas podem demorar um pouco
- Em cartões muito danificados, não é a minha primeira escolha
Uma coisa da qual discordo um pouco: não foque apenas em se ele consegue encontrar o arquivo. Para quem fotografa em RAW, os metadados também importam. Algumas ferramentas de recuperação trazem de volta os dados da imagem, mas perdem os nomes originais, a estrutura de pastas ou as informações de data, o que é brutal se você for organizar uma sessão inteira depois.
Então, minha opinião:
- Cartão saudável, exclusão acidental: Disk Drill
- Precisa de algo gratuito e não se importa com nomes de arquivos: PhotoRec
- Cartão corrompido ou anomalias no sistema de arquivos: R-Studio
Além disso, recupere primeiro alguns RAWs de amostra e abra-os no Lightroom, Capture One ou no software do fabricante da sua câmera antes de restaurar tudo. Um arquivo que gera visualização nem sempre é um arquivo que pode ser editado sem problemas.