Posso recuperar arquivos de um disco rígido RAW sem formatá-lo primeiro?

Meu disco rígido externo de repente aparece como RAW e o Windows continua pedindo para formatá-lo antes que eu possa abri-lo. Ele contém fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos pessoais dos quais eu ainda não fiz backup completo. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido RAW sem formatá-lo primeiro nem piorar a situação.

Encontrei isso mais de uma vez e, na primeira vez que vi uma unidade mudar para RAW, achei que ela já era. Acabou que eu estava errado. RAW nem sempre significa que o disco morreu. Na maioria das vezes, o Windows não consegue ler o sistema de arquivos, então os arquivos ainda estão lá, mas o sistema operacional não tem uma forma confiável de mapeá-los.

Já vi alguns gatilhos diferentes para isso. Desligamentos repentinos. Remover um drive externo rápido demais. Corrupção em NTFS ou exFAT. Setores defeituosos começando a se espalhar. Malware. Uma tabela de partição danificada. Às vezes, o próprio disco está começando a falhar e este é um dos primeiros sinais feios.

O que eu verificaria primeiro é simples: isso é um problema no sistema de arquivos ou o hardware está falhando?

Se a unidade aparece no Gerenciamento de Disco, informa o tamanho correto, permanece online e não está fazendo barulho de clique ou raspagem, eu trataria isso primeiro como um problema lógico e tentaria a recuperação por conta própria.

Se ela perde a conexão repetidamente, mostra a capacidade errada, desaparece no meio da varredura, faz sons estranhos ou o SMART está cheio de erros, eu pararia de mexer nela. Nesse ponto, mais varreduras significam mais estresse para um disco com problema. Se seus arquivos importam, eu pularia os experimentos e procuraria um laboratório de recuperação.

Para uma unidade que parece saudável, eu não começaria tentando reparar o RAW. Eu tiraria os arquivos primeiro.

A primeira ferramenta que eu testaria é o Disk Drill. Tive mais sorte com ele em volumes RAW do que com muita coisa nativa do Windows. Ele primeiro verifica registros remanescentes do sistema de arquivos, que às vezes ainda estão lá mesmo quando o Windows desiste. Se esses registros estiverem danificados demais, ele recorre à varredura por assinatura de arquivo e pesquisa o disco por tipo de arquivo.

Meus passos habituais:

1. Instale o Disk Drill em outra unidade, nunca na RAW.
  2. Escolha o disco ou partição RAW.
  3. Clique em Search for Lost Data. Em uma unidade externa, use Universal Scan se ele pedir. O único caso em que eu escolheria outra coisa é para filmagens de câmera ou drone com arquivos de vídeo fragmentados. Aí o Advanced Camera Recovery costuma se sair melhor.
  4. Deixe a varredura terminar, mesmo que pareça lenta.
  5. Visualize o que ele encontrou.
  6. Recupere tudo o que você precisa para outro dispositivo.

Eu só mexeria em reparos depois de abrir uma amostra dos arquivos recuperados e confirmar que eles estão bons.

Se a partição usava NTFS antes de virar RAW, o CHKDSK às vezes repara danos no setor de boot ou no sistema de arquivos. Ainda assim, eu não o executaria primeiro. Ele grava alterações no disco, e já vi gente dificultar a recuperação por fazer isso cedo demais. Se o CHKDSK não fizer nada ou se o sistema de arquivos nem era NTFS para começo de conversa, eu passaria para o TestDisk.

Se nenhum dos dois restaurar a partição, eu não continuaria forçando. Eu recriaria a partição no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e copiaria os dados recuperados de volta para ela.

Sim. Recupere primeiro. Formate depois.

Se o Windows mostrar RAW, não clique em Formatar. Não salve novos arquivos nele. Não execute ferramentas de reparo primeiro se os dados forem importantes. Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, mas tenho ainda menos vontade de tentar o CHKDSK. Em um sistema de arquivos danificado, às vezes ele corrige as coisas removendo o caminho para os seus arquivos. Isso ajuda o Windows, não você.

O que eu faria:

1. Verifique a unidade no Gerenciamento de Disco.
    Se o tamanho parecer correto, isso é um bom sinal.

2. Verifique a saúde SMART com algo como o CrystalDiskInfo.
    Se a saúde estiver ruim, ou a unidade desconectar, clone-a primeiro com uma ferramenta setor por setor e depois examine o clone.

3. Recupere os arquivos para um disco diferente.
    O Disk Drill é uma escolha sólida para partições RAW porque encontra tanto registros antigos do sistema de arquivos quanto assinaturas de arquivos. Salve o que foi recuperado em outro lugar, não de volta na unidade RAW.

4. Somente depois que seus arquivos estiverem seguros, apague e reformate a unidade.

Se você quiser um guia simples sobre como recuperar arquivos de um disco rígido RAW ou corrompido sem formatar primeiro, este vídeo ajuda: assista a este passo a passo de recuperação de dados de unidade RAW

Um detalhe que as pessoas esquecem: primeiro tente um cabo USB e uma porta diferentes. Já vi gabinetes com defeito simularem um problema RAW. Se a unidade começar a clicar, pare de mexer nela. Isso já é caso para laboratório.

Sim, muitas vezes você pode recuperar arquivos de um disco rígido RAW sem formatar primeiro. O principal é: não deixe o Windows ajudar você formatando-o ainda.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @reveurdenuit, mas vou reforçar mais um ponto: antes de executar qualquer verificação profunda, tente primeiro as verificações mais simples que não gravam nada. Porta USB diferente, cabo diferente e, se for uma unidade externa com um gabinete instável, teste outro gabinete ou adaptador. Já vi um disco perfeitamente bom parecer RAW só porque a ponte USB estava surtando. Idiota, mas real.

O que eu não faria:

• Não formate
  • Não copie coisas novas para ele
  • Não execute ferramentas aleatórias de corrigir disco RAW encontradas nos resultados de busca
  • Não fique ligando e desligando a unidade 40 vezes se ela continuar desconectando

Uma coisa da qual discordo um pouco: as pessoas recorrem a utilitários de reparo rápido demais. Até mesmo tentativas de reparo seguras podem alterar metadados, e isso pode dificultar uma recuperação limpa dos arquivos depois. Se os arquivos importam, extração primeiro, reparos depois.

Minha ordem seria:

1. Verifique se a unidade mostra a capacidade correta no Gerenciamento de Disco.
  2. Verifique o SMART, se possível.
  3. Se estiver instável, clone a unidade primeiro.
  4. Se estiver estável, faça uma varredura com algo feito para recuperação de partição RAW, como o Disk Drill.
  5. Recupere os arquivos para outra unidade, nunca de volta para a RAW.
  6. Só depois de verificar que suas fotos e documentos abrem corretamente, reformate o disco original.

O Disk Drill é realmente bom aqui porque RAW normalmente significa metadados do sistema de arquivos danificados, não morte instantânea. Um bom scanner ainda pode recuperar a estrutura de diretórios ou pelo menos recuperar por assinaturas. Isso geralmente é muito melhor do que entrar em pânico e clicar em Formatar porque o Windows fica insistindo.

Além disso, se você quiser um passo a passo visual simples, este é um guia bem fácil para recuperar disco rígido RAW sem formatar primeiro.

Se a unidade estiver fazendo cliques, zumbidos, sumindo no meio da varredura ou mostrando o tamanho errado, pare. Esse é o ponto em que o faça você mesmo pode transformar recuperável em opa.

Sim, normalmente você pode recuperar dados de uma unidade RAW sem formatar primeiro.

Pequena discordância com @reveurdenuit, @jeff e @mikeappsreviewer em um ponto: eu também testaria a unidade em outro computador antes de fazer qualquer coisa mais pesada. Às vezes, o Windows em uma máquina interpreta o volume de forma errada, enquanto outro sistema ou até mesmo um USB live Linux ainda consegue ver os arquivos normalmente. Esse é um teste de baixo risco e pode poupar muita dor de cabeça.

O que mais importa:

• Não formate
  • Não execute desfragmentação nem ferramentas de limpeza
  • Não recupere os arquivos de volta para a mesma unidade

Minha visão prática:

• Se a unidade soa normal e mostra o tamanho correto, há boas chances de isso ser dano no sistema de arquivos, não falha total.
  • Se estiver lenta, travando o Explorer ou desconectando, presuma que a unidade pode estar se degradando e mantenha o uso no mínimo.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• Bom para escanear partições RAW
  • Muitas vezes consegue recuperar tanto a estrutura de pastas quanto os tipos de arquivo
  • A visualização ajuda a verificar fotos/documentos antes da recuperação
  • Mais fácil para usuários sem conhecimento técnico do que muitas ferramentas de recuperação

Contras:

• Varreduras profundas podem levar muito tempo em unidades grandes
  • Os melhores recursos não são realmente recuperação gratuita para trabalhos grandes
  • A recuperação baseada em assinatura pode perder nomes originais de arquivos/pastas se os metadados estiverem muito danificados

Então sim, o Disk Drill é uma opção razoável aqui, especialmente se você quiser algo menos trabalhoso do que ferramentas manuais.

Minha ordem seria:

1. Teste outro cabo, porta e computador.
  2. Verifique se a unidade é detectada com a capacidade correta.
  3. Se estiver estável, faça a varredura e recupere para um disco diferente.
  4. Verifique se os arquivos recuperados realmente abrem.
  5. Depois apague e reformate a unidade RAW somente quando os dados estiverem seguros.

Se a unidade fizer cliques ou desaparecer durante as leituras, pule o faça você mesmo. É aí que laboratórios de recuperação passam a fazer mais sentido.