Posso recuperar arquivos excluídos permanentemente no meu Mac?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu Mac permanentemente e percebi tarde demais que eles não estavam no Lixo nem com backup no Time Machine. Esses documentos e fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de arquivos no Mac ainda é possível e quais passos devo seguir a seguir sem piorar a situação.

Eu já passei por isso. Você esvazia a Lixeira, volta cinco minutos depois, e seu estômago despenca porque aquele arquivo que você precisava estava lá. Parece definitivo. Às vezes é. Às vezes não. O que mais importa é o que você faz logo em seguida.

Primeira coisa, pare de usar o Mac. Estou falando sério. Não instale aplicativos. Não baixe coisas aleatórias. Não mova um monte de arquivos de um lado para o outro. Ignore as atualizações. Quando o macOS apaga algo, ele geralmente remove primeiro a referência e deixa os dados ali até que novos dados ocupem o lugar. Se você continuar usando a máquina, aumenta as chances de sobrescrever o que está tentando recuperar.

Eu verificaria as coisas mais simples antes de mexer em ferramentas de recuperação:

1. Pesquise no Finder pelo nome do arquivo, tipo de arquivo ou data aproximada.
  2. Abra a Lixeira de novo e olhe com calma. Eu já deixei passar arquivos lá antes.
  3. Pressione Command + Shift + . para que os arquivos ocultos apareçam.
  4. Volte para a pasta onde o arquivo costumava ficar.
  5. Entre no iCloud e procure em Apagados Recentemente.

Se nada disso funcionar, eu verificaria os backups em seguida. Se você usa o Time Machine, vá até a pasta onde o arquivo estava, entre no Time Machine, volte para um ponto anterior à exclusão e restaure-o. Normalmente essa é a solução mais limpa. Você recupera o arquivo original sem precisar vasculhar resultados de varredura cheios de lixo.

Outro lugar que vale a pena verificar são os snapshots APFS. Muitos usuários de Mac esquecem que eles existem. Versões mais novas do macOS costumam criar snapshots locais antes de atualizações ou alterações no sistema. Abra o Utilitário de Disco, escolha seu volume de Dados APFS e veja se existe um snapshot de antes da exclusão. Se encontrar um, talvez você consiga montá-lo e copiar manualmente o arquivo ausente.

Se backups e snapshots não levarem a nada, então eu passaria para um software de recuperação. Disk Drill é um dos que as pessoas costumam testar primeiro porque a interface é simples, funciona com as versões atuais do macOS, e você pode visualizar os arquivos antes de restaurá-los.

O fluxo normal é mais ou menos assim:

1. Instale o aplicativo, de preferência em uma unidade externa.
  2. Selecione a unidade onde o arquivo foi apagado.
  3. Execute a varredura.
  4. Analise os resultados.
  5. Visualize tudo o que parecer correto.
  6. Recupere os arquivos para uma unidade diferente, não a mesma.

Há um porém, e isso importa muito. A maioria dos Macs mais novos usa SSDs com TRIM ativado. O TRIM ajuda a unidade a continuar rápida limpando blocos de arquivos apagados. Bom para desempenho, ruim para recuperação. Em um disco rígido antigo com prato, os dados apagados podem permanecer por dias, às vezes mais tempo. Em um SSD de MacBook moderno, sua janela pode ser curta.

Eu pularia o faça você mesmo e procuraria um laboratório de recuperação se qualquer uma destas situações for verdadeira:

1. O Mac sofreu dano por água ou algum outro impacto físico.
  2. O SSD não aparece corretamente.
  3. A unidade continua desconectando, travando ou apresentando erros de leitura.
  4. O software de recuperação não consegue ler a unidade.
  5. Os arquivos são importantes o bastante para que você não queira correr o risco de piorar as coisas.

Se fosse o meu Mac, eu seguiria esta ordem. Finder. iCloud. Time Machine. Depois snapshots APFS. Se tudo isso falhar, inicie uma varredura de recuperação imediatamente e salve tudo o que for recuperado em outro disco. Velocidade importa aqui. Muitas recuperações bem-sucedidas acontecem porque alguém parou de fuçar e agiu rápido.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram com frequência demais: verifique o histórico de versões no nível do app antes de entrar totalmente no modo de recuperação.

Se o que foi apagado eram documentos do Office, arquivos do Pages ou até alguns PDFs que você editou em pastas sincronizadas com a nuvem, pode haver versões mais antigas dentro do próprio app ou serviço. O Finder não mostra isso. O mesmo vale para Google Drive, Dropbox, OneDrive e coisas da nuvem da Adobe. Permanentemente apagado no Mac nem sempre significa que sumiu de todos os lugares.

Além disso, discordo um pouco do conselho de desligar instantaneamente. Se você não tem outro Mac, disco externo inicializável ou um fluxo de recuperação pronto, entrar em pânico e ficar ligando e desligando pode só criar mais confusão. O ponto principal é parar de gravar novos dados. Mantenha a calma, seja metódico, não comece a clicar por todo lado como um maluco rs.

O que eu faria em seguida:

1. Verificar o iCloud.com e o histórico de versões de qualquer armazenamento em nuvem
  2. Verificar pastas de recuperação específicas de apps e o salvamento automático
  3. Usar o Terminal para inspecionar snapshots se o Utilitário de Disco não mostrar nada óbvio:
    tmutil listlocalsnapshots /
  4. Se existirem snapshots, montá-los ou navegá-los
  5. Se não, ir direto para um software de recuperação

Quanto a software, o Disk Drill ainda é uma das opções mais práticas de recuperação de dados para Mac porque lida com APFS melhor do que muitas ferramentas velhas e ruins espalhadas pela web. Visualize primeiro e depois recupere apenas para uma unidade externa. Não restaure de volta no mesmo volume do Mac. É assim que as pessoas acabam destruindo as próprias chances de recuperação.

Mais uma coisa: se seus arquivos eram fotos, verifique o próprio pacote da biblioteca do Fotos. Às vezes, originais ou miniaturas ainda existem dentro do bundle da biblioteca mesmo quando a visualização do app parece vazia. A mesma ideia vale para anexos de e-mail escondidos nos contêineres da Library.

Se você quiser um guia visual rápido, este vídeo rápido de recuperação de arquivos apagados no Mac é na verdade mais útil do que a maioria dos tutoriais inchados.

Se o Disk Drill não encontrar nada e os arquivos forem realmente insubstituíveis, pare por aí. Não continue escaneando 12 vezes com ferramentas diferentes esperando mágica. É aí que um laboratório de recuperação começa a fazer mais sentido, mesmo que doa um pouco no bolso.

Sim, ainda há uma chance, mas suas probabilidades dependem de uma coisa: onde os arquivos estavam armazenados.

Se os arquivos excluídos estavam no iCloud Drive, Fotos, Notas ou em outro app sincronizado da Apple, verifique a versão web de cada serviço. A Apple mantém áreas separadas de Apagados Recentemente, e elas nem sempre correspondem ao que você vê no Mac. Eu começaria por aí antes de escanear o disco.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não gastaria muito tempo procurando no próprio Mac. Em Macs com SSD, o tempo importa. Cada login, gravação de cache, aba do navegador e abertura de app reduz as chances de recuperação.

A melhor atitude é esta:

1. Pare de usar o Mac.
  2. Se for um desktop, desligue-o.
  3. Se for um laptop com trabalho crítico nele, inicialize por uma unidade externa, se você tiver uma.
  4. Escaneie a unidade interna a partir de outro sistema ou de uma instalação externa do macOS.

Isso importa porque a maioria dos Macs modernos usa APFS em SSDs, e os blocos excluídos costumam ser limpos rapidamente. Se o FileVault estava ativado e os dados excluídos foram aparados, a recuperação por software fica complicada muito rápido. Em discos rígidos mais antigos, as taxas de sucesso são bem melhores.

Se você quer um software, o Disk Drill é uma primeira escolha comum porque lida bem com APFS, faz pré-visualização dos arquivos e é fácil o bastante de analisar sem desperdiçar horas. Instale-o em outro lugar, não na mesma unidade. Recupere os arquivos também para um disco externo.

Para termos de busca, procure por software de recuperação de arquivos para Mac para documentos e fotos excluídos. A mesma ideia, de forma menos truncada.

Além disso, verifique a recuperação específica de apps:
Pages, Word e alguns editores de fotos mantêm versões de salvamento automático ou temporárias.
Anexos do Mail ainda podem existir nos caches da Biblioteca.
Preview e Fotos às vezes deixam restos locais.

Este clipe curto vale a pena ver se você quiser uma visão rápida das etapas de recuperação:
veja um passo a passo rápido de recuperação de arquivos no Mac

Se os arquivos forem insubstituíveis, fotos de família, documentos legais, trabalho de cliente, pule mais tentativas por conta própria depois de uma varredura limpa. Um laboratório de recuperação custa mais, mas perder os dados para sempre também custa.