Precisa de ajuda com a recuperação de partição perdida

Perdi acidentalmente uma partição ao tentar redimensionar minha unidade, e agora arquivos importantes estão faltando. O Gerenciamento de Disco mostra o espaço de forma diferente, mas não consigo mais acessar a partição. Preciso de ajuda com a recuperação de partição perdida antes que eu piore a situação ou sobrescreva os dados.

Se a partição sumiu e você não gravou novos dados na unidade depois disso, suas chances ainda são razoáveis. Já vi isso acontecer quando o Windows removeu a entrada da partição, mostrou o espaço como livre, e os arquivos ainda estavam lá intocados.

Tem um porém. SSDs são menos tolerantes. Se isso aconteceu em um SSD, o TRIM pode apagar blocos excluídos depois de algum tempo. Eu pararia de usar a unidade imediatamente e começaria a recuperação rápido.

O que eu faria:

1. Parar de usar a unidade.
  2. Confirmar se a partição realmente sumiu ou se só está sem uma letra de unidade.
  3. Tirar primeiro os arquivos importantes.
  4. Tentar restaurar a partição antiga.
  5. Se a restauração falhar, criar uma nova partição e copiar os arquivos de volta.

Primeiro, verifique o Gerenciamento de Disco. Às vezes a partição ainda existe e o Windows simplesmente esqueceu a letra da unidade. Se for esse o caso, adicione uma letra e pronto. Se a área aparecer como Não Alocado, a partição provavelmente foi excluída.

Etapa 1: Recuperar os arquivos

Eu pegaria os arquivos antes de tentar reparos. É mais seguro assim. Usei o Disk Drill no Windows 11, e pelo que vi o processo era o mesmo no Windows 10. Ele encontrou a partição ausente e manteve as pastas quase totalmente intactas, o que me poupou algum trabalho de organização depois.

Aqui está o processo:

1. Instale o Disk Drill em um disco diferente, não no danificado.
  2. Abra-o e escolha a unidade física completa onde a partição perdida costumava ficar.
  3. Clique em Search for Lost Data.
  4. Se for uma unidade externa, ele vai pedir um modo de varredura. Eu escolhi Universal Scan para trabalhos normais de recuperação. Advanced Camera Recovery só faz sentido para cartões de vídeo de câmera ou drone.
  5. Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes da hora.
  6. Se a partição perdida aparecer, abra-a e examine as pastas.
  7. Visualize alguns arquivos. Eu sempre testo algumas fotos, documentos ou vídeos antes de confiar no resultado.
  8. Selecione os arquivos de que você precisa e clique em Recover.
  9. Salve-os em outra unidade.

Etapa 2: Tentar trazer a partição de volta

Se você quiser a partição original restaurada em vez de recomeçar do zero, o TestDisk geralmente é a próxima coisa que eu tentaria.

Passos:

1. Baixe o TestDisk e inicie o testdisk_win.
  2. Crie o arquivo de log.
  3. Escolha o disco físico.
  4. Mantenha a tabela de partição detectada, a menos que você já saiba que está errada.
  5. Abra Analyse e depois execute Quick Search.
  6. Se ele não encontrar a partição, execute Deeper Search.
  7. Quando encontrar a partição ausente, destaque-a e escolha Write.
  8. Reinicie o PC.

Se funcionou, o Windows deverá ver a partição novamente após a reinicialização.

Etapa 3: Criar uma nova partição se a restauração falhar

Às vezes o TestDisk não consegue trazê-la de volta. Às vezes você não se importa com isso e só quer a unidade utilizável de novo. Tudo bem. Nesse ponto eu criaria uma partição nova.

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito no espaço Não Alocado.
  3. Escolha Novo Volume Simples.
  4. Siga o assistente, atribua uma letra de unidade e faça uma formatação rápida.
  5. Copie seus arquivos recuperados de volta.

Uma coisa que eu não ignoraria. Se a unidade faz cliques, gira e desaparece, desconecta no meio do uso, não aparece de forma confiável ou nunca aparece no Gerenciamento de Disco, pare. Isso começa a parecer problema de hardware, não erro de partição. Software não vai consertar uma unidade morrendo. Se os arquivos importam, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.

Para uma unidade saudável com uma partição excluída, porém, esse caminho normalmente dá a melhor chance. Já vi funcionar antes, e a grande regra era simples. Primeiro recuperar, depois reparar.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar o espaço como RAW em vez de Não alocado, eu trataria isso de um jeito um pouco diferente do que @mikeappsreviewer sugeriu. RAW geralmente significa que a entrada da partição ainda aponta para algum lugar, mas os metadados do sistema de arquivos foram danificados durante o redimensionamento. Nesse caso, gravar uma nova tabela de partições cedo demais é arriscado.

Minha ordem seria:

1. Verifique o SMART primeiro com o CrystalDiskInfo. Se a saúde parecer ruim, pare de mexer nele.
  2. Faça uma imagem setor por setor da unidade inteira com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue.
  3. Trabalhe a partir da imagem, não do disco original.
  4. Use uma verificação de reparo do sistema de arquivos somente depois que seus arquivos forem copiados. Não execute o chkdsk primeiro. As pessoas fazem isso e criam uma bagunça rápido.
  5. Se a partição for NTFS e aparecer como RAW, vale a pena olhar o DMDE porque ele geralmente encontra a estrutura antiga do volume melhor do que ferramentas gerais de partição.

O Disk Drill ainda é uma escolha sólida para recuperação de partição perdida no Windows, especialmente se você quiser uma interface mais simples e visualização de arquivos antes da recuperação. Eu o usaria na imagem clonada, se possível. É mais seguro.

Além disso, se isso aconteceu durante um redimensionamento, procure um pequeno deslocamento restante da partição. Já vi setores iniciais se moverem por uma pequena quantidade, e os dados antigos ainda estavam lá. O TestDisk às vezes encontra isso, às vezes não.

Versão curta: recupere os arquivos primeiro, mas faça o clone primeiro se a saúde da unidade estiver sequer um pouco suspeita. E não formate o espaço, mesmo que o Windows continue insistindo.

Se você quiser uma frase de busca limpa para essa bagunça, use guia de recuperação de disco rígido, passo a passo.

Também encontrei isto, assista a este rápido passo a passo de recuperação de partição perdida.

Se você publicar uma captura de tela do Gerenciamento de Disco, com número do disco, RAW vs Não alocado, MBR vs GPT, o pessoal aqui consegue afunilar isso bem rápido.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar a área como RAW em vez de Não alocado, eu na verdade seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu. RAW pode significar que a partição ainda está lá, mas o sistema de arquivos foi corrompido durante o redimensionamento, então partir direto para tentar corrigir pode dificultar a recuperação.

O que eu verificaria primeiro:

• O tamanho da partição permaneceu aproximadamente o mesmo?
  • O disco é HDD ou SSD?
  • O DiskPart lista a partição mesmo que o Explorer não liste?

Abra o Prompt de Comando como administrador e execute:

diskpart
list disk
select disk X
list partition
list volume

Se o volume existir ali, ainda não recrie nada. Além disso, não execute chkdsk primeiro em um volume RAW. Essa ferramenta tem o péssimo hábito de transformar algo talvez recuperável em algo estranho e pior.

Minha preferência é:

1. Criar uma imagem da unidade primeiro se os arquivos forem muito importantes.
  2. Examinar o disco inteiro, não apenas o volume ausente.
  3. Recuperar os arquivos para outra unidade.
  4. Só então mexer no reparo da partição.

O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque facilita inspecionar o que ainda pode ser recuperado antes de você começar a gravar alterações de volta. Isso importa mais do que as pessoas pensam, para ser sincero. Se a estrutura de pastas ainda aparecer, isso é um sinal muito bom.

Verifique também o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco. Se você vir erros de E/S ou de controlador, pare de mexer com software e presuma problema de hardware.

Para leitura adicional, este tópico sobre como recuperar uma partição perdida e restaurar arquivos ausentes também vale a pena.

Publique uma captura de tela do Gerenciamento de Disco e da saída de list partition. Isso vai ajudar a identificar o problema rapidamente.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se a ferramenta de redimensionamento alterou o GUID/ID do tipo de partição ou ocultou a partição, não apenas a excluiu. Já vi partições GPT voltarem como “Basic Data” de forma incorreta, ou marcadas como ocultas/offline, e o Windows age como se o volume tivesse sumido, mesmo que os dados ainda estejam lá.

Então, antes dos scans de recuperação, inspecione o disco com algo que mostre claramente os atributos da partição. MiniTool Partition Wizard, AOMEI ou até um Linux live USB com gdisk/lsblk podem revelar se a partição ainda existe, mas está com a flag errada. Às vezes isso é uma solução mais rápida do que uma recuperação profunda.

Discordo um pouco de partir direto para gravações com o TestDisk, a menos que você tenha certeza dos limites antigos. Depois de um redimensionamento, uma gravação errada pode deixar a próxima tentativa ainda pior.

Sobre o Disk Drill:
Prós: pré-visualizações fáceis, bom para escanear o disco físico inteiro, razoável na reconstrução da árvore de pastas, menos intimidador do que ferramentas de nível mais baixo.
Contras: não é a ferramenta em que eu confiaria primeiro para corrigir manualmente metadados de partição, scans profundos podem levar uma eternidade, os melhores recursos fazem mais sentido quando você já aceitou a recuperação de arquivos em vez da restauração direta da partição.

Então minha ordem seria:

1. Verificar problema de oculta/offline/tipo
  2. Se for SSD, pare rápido porque o TRIM é o inimigo
  3. Clonar se algo parecer instável
  4. Escanear a unidade clonada com o Disk Drill
  5. Só então tentar reparar a tabela de partições

@viajantedoceu, @yozora e @mikeappsreviewer estão basicamente certos na parte do “não gravar nele”. A peça que falta é verificar se a partição foi identificada incorretamente em vez de realmente perdida. Uma captura de tela do Gerenciamento de Disco, além de saber se isso é SSD ou HDD, mudaria bastante o conselho.