Uma transferência de arquivos para minha unidade USB falhou na metade do processo, e agora algumas pastas estão faltando ou não abrem. Estou procurando uma ferramenta confiável de recuperação de arquivos USB que possa recuperar arquivos perdidos após uma operação de cópia com falha sem piorar a situação. Alguma recomendação ou etapas que eu deva tentar primeiro?
Já testei mais aplicativos de recuperação de USB do que gostaria de contar. Alguns testes foram por curiosidade. A maioria aconteceu depois que eu estraguei alguma coisa, ou quando alguém me entregou um pen drive cheio de desespero. Pastas apagadas, dispositivos formatados rapidamente, partições corrompidas, unidades aparecendo vazias sem motivo claro, já vi de tudo.
Depois de tentativa e erro suficientes, um padrão apareceu. Muitas dessas ferramentas funcionam bem quando você apaga um arquivo e percebe isso cedo. As coisas mudam rápido quando o USB tem dano no sistema de arquivos, um volume RAW, problema de partição ou corrupção aleatória. Nesse ponto, a diferença entre um software decente e um inútil fica bem óbvia.
Se eu tivesse que indicar uma ferramenta para a maioria das pessoas, eu escolheria o Disk Drill.
O que me convenceu nele foi a variedade de recursos, não o marketing. Vi ele lidar melhor do que a maioria do que testei com casos normais de exclusão, unidades USB formatadas, partições ausentes e sistemas de arquivos danificados. Ele também reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, e o recurso de visualização economiza tempo. Se você escaneia uma unidade e as prévias parecem intactas, normalmente dá para saber bem rápido se vale a pena fazer a recuperação.
Uma parte à qual sempre volto é a opção de backup byte a byte. Pen drives envelhecem de formas desagradáveis. Alguns desconectam no meio de uma varredura. Alguns ficam mais lentos e estranhos cada vez que você os conecta. Eu prefiro criar uma imagem da unidade primeiro e trabalhar a partir da cópia do que continuar mexendo na original até ela parar de vez.
Se você quiser uma opção gratuita, o Recuva ainda se sai bem nas situações simples. Usei várias vezes em unidades USB saudáveis nas quais os arquivos tinham sido apagados recentemente e não havia mais nada de errado. É simples, rápido, e você não precisa brigar com a interface.
A queda de desempenho começa quando o dano fica mais sério. Quando o USB foi formatado, a tabela de partição está corrompida, o volume vira RAW ou o sistema de arquivos está pela metade, o Recuva tende a deixar passar coisas que ferramentas pagas ainda encontram. Nesses casos, o Disk Drill normalmente se saiu melhor para mim.
Antes de escanear qualquer coisa, faça isto primeiro.
-
Pare de gravar dados na unidade USB.
Arquivos apagados muitas vezes ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Aprendi isso da pior forma anos atrás. Copie um lote de arquivos para o mesmo dispositivo e suas chances caem rápido. -
Verifique se a unidade ainda aparece corretamente no Gerenciamento de Disco.
Se o Windows reconhece o USB e o tamanho parece próximo do normal, a recuperação por software ainda faz sentido. Se a capacidade estiver errada, ou a unidade nem aparecer, eu começaria a pensar em falha de hardware. -
Salve os arquivos recuperados em outro dispositivo.
Não grave os dados recuperados de volta no mesmo pen drive. As pessoas fazem isso o tempo todo, depois se perguntam por que metade dos arquivos recuperados está corrompida. -
Mantenha expectativas realistas.
Até os melhores aplicativos de recuperação às vezes chegam a um limite. Já vi pessoas passarem meio dia alternando entre ferramenta após ferramenta quando a solução mais limpa teria sido ter um backup desde o início.
A regra de backup que eu sigo continua sendo a 3-2-1. Mantenha três cópias dos seus dados, em dois tipos de armazenamento, com uma cópia em outro lugar. Parece chato. Funciona. De todo o software de recuperação que testei, os hábitos de backup me salvaram mais vezes do que qualquer botão de varredura.
Falhas em trabalhos de cópia frequentemente deixam o USB com erros de diretório, não exclusões limpas. Isso importa, porque algumas ferramentas encontram nomes de arquivos e pastas, enquanto outras só extraem arquivos brutos com nomes genéricos.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre o Disk Drill. Minha visão é um pouco mais restrita. Ele se destaca quando o pendrive ainda monta, mas as pastas estão ausentes, ilegíveis ou parcialmente corrompidas após um erro de transferência. A varredura profunda dele é sólida, e a pré-visualização ajuda você a separar arquivos intactos de lixo rapidamente. Se você quiser uma visão rápida sobre isso, esta análise da ferramenta de recuperação Disk Drill para perda de arquivos em USB cobre bem o básico.
Onde eu discordo um pouco, o Recuva não é minha primeira alternativa para este caso. Cópias com falha frequentemente bagunçam o sistema de arquivos. O Recuva funciona melhor em exclusões simples. Para estruturas de pastas quebradas, eu tentaria o PhotoRec antes do Recuva. Interface feia, melhor taxa de acerto em mídia danificada nos meus testes.
Lista curta:
- Disk Drill, melhor primeira varredura para pastas ausentes e metadados de USB danificados.
- PhotoRec, melhor segunda tentativa se nomes e pastas desapareceram e você só precisa do conteúdo dos arquivos.
- R-Studio, opção forte se você souber o que está fazendo.
Se o chkdsk já mexeu na unidade, pare. Faça a varredura nela como está. E salve os resultados em outro lugar, não de volta no USB. Eu também aprendi isso do jeito mais difícil, rs.
Os trabalhos de cópia que falham são um pouco diferentes de uma simples exclusão, então eu teria cuidado antes de usar primeiro um app simples de recuperação. @mikeappsreviewer e @espritlibre já cobriram as opções usuais de recuperação, mas uma coisa que eu acrescentaria é o seguinte: se as pastas ainda aparecem, mas não abrem, o problema pode ser corrupção lógica, não perda total dos arquivos.
É por isso que eu começaria com o Disk Drill antes de mexer com ferramentas de reparo. Ele é melhor para extrair dados de um USB quando o processo de cópia bagunçou a estrutura de diretórios, e muitas vezes consegue recuperar arquivos com os nomes originais ainda intactos. Isso importa muito mais do que as pessoas pensam.
O que eu não faria primeiro é executar o CHKDSK, a menos que você já tenha aceitado que ele pode corrigir o drive reorganizando tudo até virar um caos. Às vezes ajuda, às vezes definitivamente não. Já vi esse filme vezes demais.
Se o Disk Drill não encontrar uma estrutura de pastas utilizável, então eu passaria para algo como o PhotoRec como uma segunda tentativa, mas só se você estiver okay em perder nomes de arquivos e a organização das pastas. Essa é a troca.
Além disso, se você quiser outro tópico do mundo real sobre esse tipo de confusão de recuperação de USB, esta discussão no Reddit sobre recuperar arquivos importantes de um drive USB vale uma olhada rápida.
Versão curta:
- Pare de usar o USB.
- Faça uma varredura com o Disk Drill primeiro.
- Recupere para outro drive.
- Só tente comandos de reparo depois, se tentar.
Se o dispositivo continuar desconectando, ficar super lento ou mostrar o tamanho errado, esse é um problema diferente e o software pode não conseguir salvá-lo.
Eu dividiria isso em dois tipos diferentes de falha, e é aí que eu me afasto um pouco de @espritlibre, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer: nem toda cópia USB que falhou é realmente uma situação de recuperar com app primeiro.
Se as pastas ainda estão lá, mas geram erros, às vezes as entradas dos arquivos sobreviveram e só a alocação ficou bagunçada. Nesse caso, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa porque pode mostrar se a estrutura original ainda pode ser recuperada sem gravar alterações no pendrive.
Prós do Disk Drill:
- bom para encontrar nomes/pastas existentes
- a visualização economiza tempo
- pode analisar sistemas de arquivos instáveis melhor do que ferramentas básicas de recuperação
Contras:
- os melhores recursos não são totalmente gratuitos
- a varredura profunda pode retornar muita bagunça
- não é minha opção favorita se o controlador USB estiver falhando fisicamente
Minha própria ordem seria:
- Verificar o SMART ou a saúde do USB, se possível
- Fazer uma imagem da unidade se as leituras estiverem instáveis
- Executar o Disk Drill na imagem, não no original
- Se os resultados forem fracos, passar para uma ferramenta de carving
O motivo da minha cautela: cópias com falha também podem revelar NAND com defeito, e nenhum software corrige isso. Se a unidade desconecta, fica extremamente lenta ou de repente informa uma capacidade estranha, pare de testar ferramentas aleatórias. É nesse momento que o software de recuperação se torna secundário em relação a preservar tudo o que ainda pode ser lido.