Meu drone caiu durante um voo, e agora o cartão SD aparece como corrompido no meu computador. Ele tem imagens aéreas importantes que eu realmente preciso recuperar, e não tenho certeza de quais etapas de recuperação são seguras sem piorar a situação. Procuro orientação sobre a melhor maneira de recuperar arquivos de um cartão SD corrompido de drone.
Aprendi isso da maneira mais chata. Um cartão SD pode parecer normal, montar sem problemas, mostrar seus arquivos e, de repente, ficar ilegível. Já aconteceu comigo depois que uma câmera travou, depois que uma cópia de arquivo foi interrompida, depois que a bateria acabou no meio de uma gravação e uma vez por tirar o cartão rápido demais. O que piora tudo é que o aviso aparece antes de você conseguir fazer um backup limpo.
A parte que muita gente não percebe é esta. Corrupção nem sempre significa que suas fotos, vídeos ou documentos foram perdidos. Muitas vezes, o problema está no sistema de arquivos, enquanto os dados em si ainda estão no cartão.
Então meu primeiro passo é sem graça, mas importante. Não aceite o primeiro aviso de reparo que aparecer. Se o Windows, o Android, sua câmera ou qualquer outra coisa pedir para formatar o cartão SD, pare aí. Não clique em formatar ainda se os arquivos forem importantes.
Recupere os dados primeiro.
Eu normalmente começo com o Disk Drill. Ele tem funcionado bem para mim com cartões danificados, e o principal motivo de eu continuar usando é a opção de backup byte a byte. Eu faço uma imagem primeiro e depois examino a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Menos risco, menos estresse. Depois que os arquivos importantes são copiados para outro lugar e eu confirmo que abrem normalmente em outra unidade, aí sim mexo no próprio cartão.
Método 1: Execute o CHKDSK no sistema de arquivos
Esta é a primeira etapa de reparo que tento no Windows. O CHKDSK já vem integrado e atua em erros do sistema de arquivos, não em chips de memória flash com defeito. Se o seu cartão SD de repente diz que precisa ser formatado, mostra erros ou para de abrir, este é um bom lugar para começar.
O que eu faço:
1. Coloque o cartão SD no seu PC.
2. Abra o Explorador de Arquivos e anote a letra da unidade.
3. Procure por Prompt de Comando no menu Iniciar.
4. Clique com o botão direito nele e execute como administrador.
5. Digite chkdsk X: /r e depois troque X pela letra do cartão SD.
6. Pressione Enter e deixe concluir.
Isso pode levar um tempo, especialmente em cartões maiores. Quando o problema são registros danificados do sistema de arquivos e não hardware morto, o CHKDSK às vezes faz o cartão voltar a funcionar sem muito drama.
Método 2: Reconstrua a partição com o TestDisk
Se o CHKDSK não resolver, ou se o cartão aparecer como espaço não alocado, com capacidade ausente ou com uma partição perdida, eu passo para o TestDisk.
O TestDisk funciona em uma camada diferente. Em vez de se concentrar em arquivos individuais, ele verifica a estrutura da partição. Já vi cartões em que os arquivos ainda estavam lá, mas o mapa que apontava para eles estava corrompido. É aí que o TestDisk mostra seu valor.
Passos:
1. Baixe e abra o TestDisk.
2. Selecione o cartão SD afetado na lista de unidades.
3. Aceite o tipo de tabela de partição que ele sugerir.
4. Escolha Analyze.
5. Execute Quick Search.
6. Verifique as partições que ele encontrar.
7. Se a partição ausente parecer correta, escolha Write para restaurá-la.
8. Reinicie o computador se ele pedir.
A interface parece antiga. Não adianta fingir o contrário. Mesmo assim, já vi ele recuperar cartões que eu achava que estavam perdidos, então continuo mantendo-o por perto.
Método 3: Formatar o cartão
Se nem o CHKDSK nem o TestDisk fizerem o cartão voltar a funcionar, a formatação é a última etapa de reparo com a qual eu me preocupo.
Nesse ponto, eu quero meus arquivos recuperados e armazenados em outro lugar primeiro. Nesta etapa, formatar não é para salvar dados. É para reconstruir o sistema de arquivos para que o cartão volte a ser utilizável, se ainda tiver alguma vida útil restante.
Aqui está o caminho rápido:
1. Abra o Explorador de Arquivos.
2. Clique com o botão direito no cartão SD e escolha Formatar.
3. Selecione exFAT, a menos que seu dispositivo exija outra coisa.
4. Deixe o tamanho da unidade de alocação em Padrão.
5. Clique em Iniciar.
6. Aguarde a conclusão do processo.
Se a formatação for concluída e o cartão se comportar normalmente depois disso, o problema geralmente era dano no sistema de arquivos. Se ele começar a se corromper novamente após uma formatação, eu paro de perder tempo. Na minha experiência, corrupção repetida geralmente aponta para desgaste físico, não para um problema de software.
Esse é o ponto em que eu aposento o cartão. O armazenamento flash se desgasta. Quando um cartão continua falhando, eu não confio nele para nada que seja importante para mim. Substituí-lo geralmente sai mais barato do que perder outro conjunto de arquivos.
Primeiro, pare de colocar o cartão de volta no drone. Não grave nele. Também não deixe a câmera reparar os clipes. As filmagens de drone geralmente armazenam vídeo em partes, e uma falha de gravação no momento da queda deixa o índice do arquivo corrompido enquanto os dados de vídeo ainda permanecem no cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: criar uma imagem do cartão antes de reparar. Discordo de executar o CHKDSK cedo em filmagens de drone. O CHKDSK é aceitável para arquivos de escritório. Para clipes MP4 ou MOV interrompidos, às vezes ele corrige o sistema de arquivos e deixa você com pastas organizadas cheias de vídeos inutilizados. Eu tentaria a recuperação de arquivos antes do reparo do sistema de arquivos.
O que eu faria:
- Use um bloqueador de gravação, se você tiver um, ou pelo menos um leitor de cartão USB com a chave de bloqueio ativada no adaptador SD.
- Faça uma imagem completa do cartão. O Disk Drill é uma boa opção para isso.
- Procure vídeos perdidos por assinatura, não por nome de arquivo.
- Se o vídeo principal aparecer como não reproduzível, use uma ferramenta de reparo de vídeo com um clipe de amostra íntegro do mesmo drone, mesma resolução, mesmo codec.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não de volta no cartão SD.
Em quedas de drone, o problema geralmente é finalização incompleta, não corrupção total. Drones DJI e similares costumam gravar fluxos H.264 ou H.265 em que o átomo moov está ausente. Uma ferramenta de reparo feita para arquivos MP4 de drone corrompidos ajuda mais do que o CHKDSK nesses casos.
Se você quiser uma visão geral sólida do Disk Drill para criação de imagem e recuperação de cartão SD, vale a pena ler isto, veja como o Disk Drill lida com a recuperação de cartão SD corrompido.
Se o cartão desconecta, é lido como 0 bytes ou faz o leitor desaparecer do Gerenciador de Dispositivos, interrompa as tentativas por software. Isso aponta para falha de hardware, e cada leitura extra reduz suas chances. Nesse ponto, a recuperação profissional é a opção mais segura.
Na verdade, eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer aqui, e concordo em grande parte com @byteguru em um ponto-chave: com filmagens de drone, o cartão pode estar corrompido enquanto o conteúdo real do vídeo ainda está lá, só que não foi fechado corretamente.
O que eu não faria primeiro:
- não execute reparo dentro do drone
- não deixe o Windows verificar e corrigir
- não copie nada de volta para o cartão
- não fique tentando a mesma leitura ruim 20 vezes
Uma coisa que ajuda especificamente com filmagens de acidente é verificar se o cartão é legível no Linux ou no macOS se o Windows surtar. Às vezes o Windows mostra um aviso de corrupção em mídia exFAT, mas outro sistema operacional ainda consegue ler estrutura suficiente para extrair os clipes manualmente. Já aconteceu comigo duas vezes. Estranho, mas real.
Além disso, se o drone estava gravando um único arquivo longo, o problema pode estar no contêiner de vídeo, não no cartão inteiro. Nesse caso, a recuperação de arquivos padrão pode recuperar um MP4 que ainda assim não vai reproduzir. Isso nem sempre significa que a recuperação falhou. Pode ser que ele só precise de reparo de cabeçalho ou remux com ffmpeg. Então não entre em pânico se os arquivos recuperados parecerem estar com o tamanho certo, mas não abrirem.
O Disk Drill continua sendo uma boa opção para fazer um backup em nível de byte e escanear a imagem em vez do cartão original. Essa parte é inteligente. Depois da recuperação, teste os vídeos primeiro com o VLC, depois com o MediaInfo, e então tente remuxar antes de presumir que eles estão perdidos.
Se você quiser um passo a passo decente, este vídeo passo a passo de recuperação de cartão SD corrompido é bem fácil de acompanhar.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: verifique o CID e a integridade do cartão, se possível. Se ele começou a falhar por causa de desgaste físico da memória flash após o impacto da queda, nenhum truque de software vai magicamente deixá-lo estável de novo. Nesse ponto, recupere o que conseguir e aposente-o. Sério, não confie nesse cartão novamente.