Meu app Fotos do iPhone está cheio de duplicatas, capturas de tela, fotos borradas e imagens antigas de que não preciso mais. Estou tentando encontrar um fluxo de limpeza de fotos do iPhone eficiente que me ajude a classificar, excluir, organizar álbuns e liberar armazenamento sem perder acidentalmente fotos importantes.
A mesma coisa aconteceu comigo no ano passado. Eu continuei ignorando a minha biblioteca de fotos porque parecia uma tarefa enorme, e quando finalmente resolvi cuidar disso, eu tinha mais de 20.000 fotos e vídeos ali. Isso tomou a maior parte de um sábado.
O que ajudou foi perceber que você não consegue realmente limpar a biblioteca de fotos do iPhone com uma única abordagem. Capturas de tela, duplicatas, vídeos antigos, Live Photos e fotos aleatórias borradas precisam de tratamentos um pouco diferentes.
Eu começaria pelo app Fotos primeiro, só para me livrar das coisas mais fáceis. Não role a biblioteca inteira desde o começo. Entre nos álbuns em vez disso. As capturas de tela geralmente são a vitória mais fácil, especialmente se o álbum permitir Selecionar Tudo. O gesto de deslizar para selecionar também poupa muitos toques quando você está limpando lotes de fotos.
Isso funciona bem para lixo óbvio, mas fica irritante rápido quando você começa a lidar com fotos parecidas. Depois da primeira passada manual, eu usei Clever Cleaner, e essa foi a parte que mais economizou tempo.
A parte útil é que ele primeiro organiza a bagunça em categorias. Então, em vez de avaliar milhares de fotos individuais uma por uma, você pode revisar grupos de imagens semelhantes, duplicatas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Eu usei isso para remover fotos duplicadas e quase idênticas, limpar capturas de tela antigas, apagar vídeos grandes que eu já não ligava mais e transformar algumas Live Photos em imagens estáticas quando a parte do movimento não importava.
Além disso, não se esqueça de Apagados Recentemente. Muita gente deixa essa parte passar. Fotos apagadas ainda podem ficar lá por um tempo, então, se você está tentando realmente liberar espaço, abra Apagados Recentemente, confira uma vez e esvazie.
Se isso acontece principalmente porque o seu armazenamento do iCloud está cheio, tome cuidado com uma coisa: o Fotos do iCloud é uma biblioteca sincronizada. Se você apagar fotos do seu iPhone, elas também serão removidas do iCloud e de outros dispositivos Apple que usam a mesma Conta Apple. Talvez seja isso que você queira, mas não é algo que você vai querer perceber depois de apagar um lote enorme.
Depois de fazer a grande limpeza, eu parei de deixar isso acumular tanto. Agora são mais ou menos dez minutos aqui e ali apagando novas capturas de tela, fotos borradas e fotos repetidas. Isso é muito mais fácil do que deixar tudo para uma limpeza gigante depois.
Honestamente, se a sua biblioteca já está na casa das dezenas de milhares, eu não tentaria fazer tudo manualmente. O app Fotos é bom para as coisas óbvias, mas para duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes, usar Clever Cleaner torna o trabalho bem menos sofrido.
Faça backup antes de começar a apagar qualquer coisa. O fluxo de trabalho mais rápido é inútil se você perceber depois que uma foto “ruim” era a única cópia de um recibo, documento ou captura de tela de uma mensagem antiga. Eu faria primeiro uma exportação rápida para um Mac, drive externo ou Google Fotos e depois limparia por categoria no telefone. Para mim, a ordem seria: vídeos enormes primeiro, capturas de tela em segundo, duplicadas/fotos semelhantes em terceiro e por último os álbuns. Os álbuns são apenas organização, não limpeza, então não perca tempo criando pastas perfeitas enquanto a biblioteca ainda está cheia de lixo. O Clever Cleaner pode ajudar na etapa de fotos duplicadas/semelhantes, mas eu ainda revisaria antes de aprovar grandes lotes. O verdadeiro ganho é apagar menos coisas com mais confiança, não tentar deixar o rolo da câmera impecável de uma vez.
Não comece criando um monte de álbuns e depois apagando de dentro deles, a menos que você entenda o que o Fotos está fazendo. Os álbuns no iPhone são basicamente etiquetas, não pastas separadas. “Remover do Álbum” apenas organiza aquele álbum. “Apagar da Biblioteca” exclui a foto real de todos os lugares. Isso confunde as pessoas quando elas acham que estão limpando o armazenamento, mas na verdade estão apenas reorganizando a bagunça.
Um fluxo de trabalho que faz mais sentido é ir do maior impacto para a menor fadiga de decisão. Vá primeiro em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos e veja o que realmente está ocupando espaço. Se os vídeos forem o problema, cuide dos vídeos. Se o problema for o iCloud, pense duas vezes antes de apagar em massa, como @mikeappsreviewer disse, porque a sincronização pode fazer com que sua limpeza do telefone também vire uma limpeza na nuvem.
Para a organização em si, eu faria passadas rápidas, não uma única sessão enorme de perfeccionismo: capturas de tela, gravações de tela, downloads/memes salvos, depois vídeos e depois duplicatas/fotos semelhantes. Use o álbum Duplicatas integrado, se ele aparecer, e use um app de limpeza como o Clever Cleaner para fotos semelhantes somente depois disso, porque semelhante é onde os apps podem fazer julgamentos estranhos. Eu nunca deixaria qualquer app apagar automaticamente sem revisar o que será mantido, especialmente para coisas como recibos, quadros brancos, documentos ou fotos que parecem ruins, mas são a única cópia de alguma informação.
Pare de tentar limpar toda a galeria.
A forma mais fácil de se esgotar é abrir Recentes e tomar 8.000 pequenas decisões em ordem de data. Eu trataria isso mais como uma triagem. Primeiro remova as coisas que você sabe que não têm valor a longo prazo, e só depois lide com as decisões de “essa é uma boa foto?”. Elas são mais lentas e mais irritantes.
Eu discordo um pouco da ideia de “Selecionar todas as capturas de tela”, a menos que você já saiba o que tem ali. Capturas de tela são lixo na maior parte do tempo, mas também são onde as pessoas guardam números de confirmação, endereços, recibos, receitas, números de série, ingressos de eventos e pequenas anotações estranhas que nunca salvaram em nenhum outro lugar. Minha regra seria: pesquise ou passe os olhos pelas capturas de tela por ano/mês, apague memes óbvios e telas de aplicativos, mas mova qualquer informação importante para um lugar melhor antes de apagá-la. Uma captura de tela de um recibo deve virar um PDF, nota, arquivo ou anexo de e-mail, não ficar para sempre no Fotos.
Um fluxo de trabalho de que gosto é baseado em categorias simples:
- Apague primeiro o lixo gigante: vídeos longos, gravações de tela, clipes acidentais, downloads com falha.
- Depois limpe o lixo de aplicativos: capturas de tela, imagens salvas de redes sociais, memes, imagens aleatórias do Mensagens.
- Depois disso, lide com duplicatas e fotos em estilo rajada.
- Só então organize álbuns para coisas que você realmente quer encontrar depois.
Essa ordem importa porque álbuns não resolvem a bagunça, como @mikeappsreviewer disse. Eles apenas tornam partes da bagunça mais fáceis de ver. Se você passar duas horas criando álbuns antes de apagar qualquer coisa, seu problema de armazenamento basicamente continua o mesmo.
Para fotos semelhantes, eu usaria primeiro a seção Duplicatas integrada, depois algo como Clever Cleaner se você tiver muitas fotos quase idênticas. Mas eu usaria isso como um assistente de organização, não como juiz. Fique com a foto em que os olhos das pessoas estão abertos, em que o documento está legível, ou em que a criança/animal de estimação/pessoa de quem você gosta realmente está no enquadramento. A imagem tecnicamente “melhor” nem sempre é a que você vai querer depois.
O hábito que está faltando é manutenção. Depois da grande limpeza, defina uma rotina recorrente e simples: uma vez por semana, abra o Fotos enquanto assiste TV e apague as capturas de tela e repetições ruins daquela semana. Não mire em uma biblioteca perfeita. Mire em uma biblioteca em que o lixo nunca chegue a ter seis meses.