Meu cartão SD de repente parou de mostrar todas as minhas fotos e arquivos de vídeo no meu Mac, e estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperá-los sem piorar a situação. Preciso desses arquivos de volta para um projeto pessoal, então estou procurando dicas, ferramentas ou etapas de recuperação de cartão SD no Mac que realmente funcionaram para você.
Isso já aconteceu comigo mais de uma vez, e ainda assim parece horrível toda vez. Você termina uma sessão, conecta o cartão SD ao seu Mac, e o Finder não mostra nada, ou o macOS exibe um aviso de disco ilegível. Anos atrás, perdi um conjunto inteiro de fotos de casamento desse jeito, então sei que o pânico é real. O lado bom é simples. Se o cartão não estiver rachado, dobrado ou esmagado, seus arquivos muitas vezes ainda estão na memória flash. O problema geralmente é o mapa de arquivos, não os dados brutos.
Primeiro de tudo, pare de mexer no cartão. Não tire mais fotos nele. Não copie novos arquivos para ele. Se ele estiver na sua câmera, retire-o. Se estiver montado no seu Mac, ejete-o e deixe-o quieto por um minuto. Quando um arquivo é excluído, ou quando um cartão é formatado, o macOS geralmente não apaga os blocos de dados imediatamente. Ele marca o espaço como livre. Seus arquivos antigos muitas vezes permanecem lá até que novos dados sejam gravados por cima. Depois que você sobrescreve esses setores, a chance de recuperação despenca. Aprendi isso da pior forma, e sim, é péssimo.
Antes de instalar um software de recuperação, faça primeiro as verificações chatas. Muitos casos de cartão morto acabam sendo um leitor com defeito ou algum problema estranho de montagem.
Veja a trava de bloqueio na lateral do cartão SD. Se ela deslizou para a posição travada, seu Mac pode se recusar a funcionar normalmente com ele.
Limpe os contatos metálicos com um pano macio e seco. Poeira e sujeira causam problemas bobos.
Teste outra porta USB. Depois teste outro leitor de cartão. Leitores baratos falham o tempo todo. Já vi um adaptador sem marca simular um erro no cartão quando o cartão em si estava bom.
Tente o truque dos arquivos ocultos no Finder. Abra o cartão e pressione Command + Shift + . Procure uma pasta esmaecida chamada .Trashes. Às vezes os arquivos excluídos vão parar lá e você pode arrastá-los de volta para fora.
Se nada disso ajudar, abra o Utilitário de Disco pelo Spotlight. Verifique a barra lateral esquerda em busca do cartão SD. Se ele aparecer, mas estiver acinzentado, clique em Montar. Se montar, copie imediatamente tudo o que for importante. Você também pode tentar Primeiros Socorros. Às vezes ele corrige pequenos problemas no sistema de arquivos. Eu ainda teria cuidado com isso em um cartão muito corrompido. Tentativas de reparo podem bagunçar as coisas o suficiente para tornar uma recuperação posterior mais difícil, esp se você acabar precisando de uma varredura mais profunda.
Quando as ferramentas do macOS não mostram seus arquivos, o próximo passo geralmente é usar um software de recuperação. Esses apps ignoram a estrutura de diretórios quebrada e analisam o cartão setor por setor em busca de assinaturas de arquivos conhecidas. No Mac, o que eu sempre acabo usando de novo é o Disk Drill.
Por que este. Ele roda de forma limpa no macOS, funciona em Intel e Apple Silicon, e a interface não atrapalha você. Já usei outros apps de recuperação que pareciam ter sido feitos em 2009 e nunca mais testados. Este é mais fácil de lidar quando você já está estressado. O recurso com que mais me importo é a opção de backup byte a byte. Faça primeiro uma imagem do cartão SD. Analise a imagem, não o cartão físico. Se o cartão estiver começando a falhar no nível de hardware, uma longa sessão de leitura pode levá-lo ao limite. Trabalhar a partir de uma imagem clonada é a opção mais segura. É mais lento no começo, mas eu ainda assim faria isso.
Ele também ajuda com vídeos de câmeras de ação e drones. Arquivos de GoPro e drones costumam ser gravados em partes, e algumas ferramentas de recuperação trazem de volta clipes quebrados que não abrem. O Disk Drill tem um modo avançado de recuperação de câmera feito para remontar esses fragmentos. Nos meus testes, ele lidou melhor com cartões de vídeo bagunçados do que os recuperadores genéricos de arquivos. Você pode analisar primeiro e visualizar o que existe antes de pagar, o que importa se você não quiser gastar dinheiro em um palpite no escuro.
Se você se sente à vontade no Terminal e não se importa com arestas, o PhotoRec vale uma olhada. É gratuito e de código aberto. Também é feio, bruto e nada amigável. Sem interface polida. Sem organização bonita. Você vai recuperar pilhas de arquivos com nomes como f12345.jpg, f12346.mov e assim por diante. Depois você mesmo organiza a bagunça. Ainda assim, se seu orçamento for zero e você tiver paciência, ele faz um trabalho de verdade.
Depois da recuperação, eu mudaria dois hábitos imediatamente.
Ejecte o cartão corretamente. Retirá-lo durante indexação em segundo plano ou cache é uma forma comum de destruir o sistema de arquivos.
Formate o cartão na câmera. Depois que seus arquivos estiverem em backup, use a opção de formatação da própria câmera em vez do Utilitário de Disco. As câmeras tendem a funcionar melhor com a estrutura de arquivos que elas mesmas criam.
Por enquanto, mantenha o cartão offline e avance em ordem. Se os arquivos estavam nele hoje mais cedo, suas chances ainda são razoáveis. Não tenha pressa. Uma gravação ruim é o que transforma um cartão recuperável em um beco sem saída.
O que funcionou para mim foi criar primeiro uma imagem do disco e, depois disso, deixar o cartão em paz. Sei que o @mikeappsreviewer também mencionou criar uma imagem, e concordo com essa parte mais do que qualquer outra. Onde eu divirjo é no Primeiros Socorros. Eu pulo isso em cartões de fotos se os arquivos importam. Já vi isso limpar um volume e me deixar com menos nomes de arquivos recuperáveis depois.
No Mac, usei o Disk Drill para escanear a imagem, não o cartão SD. Ele encontrou arquivos JPG, CR3, MP4 antigos e alguns MOV que meu Mac não mostrava no Finder. O Pré-Visualização me ajudou a separar o que estava intacto antes de exportar. Salve os arquivos recuperados no seu Mac ou em uma unidade externa, não de volta no cartão. Óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso em pânico.
Se o Disk Drill não encontrar alguns clipes de vídeo, eu tentaria o PhotoRec depois. Lógica de varredura diferente, resultados diferentes. Saída bagunçada, mas vale uma segunda passada.
Além disso, verifique o que o macOS vê com diskutil list no Terminal. Se o tamanho do cartão parecer errado, como 31 MB em vez de 64 GB, isso aponta mais para falha do cartão do que para dano no sistema de arquivos. Nesse ponto, pare de tentar correções aleatórias.
Para software de recuperação de dados para Mac e opiniões reais de usuários, este tópico também é útil:
melhor software de recuperação para Mac para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD
O principal é: não formate ainda. Mesmo que o macOS fique insistindo. Esse aviso é uma armadilha, rs.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @ombrasilente disseram: verifique se os arquivos realmente estão lá, mas o Finder está engasgando na visualização da pasta. Eu tinha um cartão SD que parecia vazio no Finder, mas o Captura de Imagem ainda conseguia ver e importar várias fotos. No Mac, esse app é estranhamente subestimado para isso. Também tentei o Pré-Visualização uma vez para importar da câmera e consegui recuperar alguns arquivos desse jeito. Não é um plano completo de recuperação, mas vale 2 min antes de partir para coisas mais avançadas.
Sou ligeiramente contra fazer muitas tentativas de reparo logo no começo. Até mesmo o Primeiros Socorros não é por onde eu começo se o cartão tiver mídia insubstituível. Eu sigo o máximo possível em modo somente leitura e depois recupero para fora.
O que funcionou para mim:
- conectei o SD em um leitor melhor
- verifiquei em Informações do Sistema, não só no Finder
- usei o Captura de Imagem para ver se o macOS ainda conseguia detectar o conteúdo da DCIM
- depois usei o Disk Drill no Mac para recuperar os arquivos ausentes para um SSD externo
O Disk Drill foi o que recuperou a maior quantidade de MP4s utilizáveis para mim, especialmente em comparação com alguns apps baratos e ruins. Se o cartão continuar desconectando, pare de mexer nele. Isso geralmente significa que o hardware está pifando, não apenas corrupção de arquivos.
Além disso, se você quiser um guia rápido de recuperação de cartão SD no Mac para fotos e vídeos, esse é um bom vídeo curto.
O maior erro que as pessoas cometem é deixar o macOS inicializar o cartão. Não faça isso. Sério, não faça.