Meu WD My Passport Ultra de repente parou de aparecer no meu computador, e ele tem fotos importantes e arquivos de trabalho dos quais não fiz backup em nenhum outro lugar. Estou procurando orientações sobre etapas seguras de recuperação de dados, software, ou se a recuperação profissional é a melhor opção.
Eu mexi com um monte de unidades WD My Passport ao longo dos anos, e “meus arquivos sumiram” nem sempre significa que os dados morreram. Muitas vezes, a unidade ainda funciona. A bagunça está no sistema de arquivos, na tabela de partição ou em uma exclusão que você fez sem querer e esqueceu cinco minutos depois.
A primeira coisa que eu faria seria verificar se o Windows ainda reconhece a unidade.
Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ainda não ligaria muito para a letra da unidade. O que importa primeiro é simples. O Windows detecta o dispositivo e o tamanho listado parece próximo do que a unidade deveria ter?
Se a capacidade parecer correta, eu considero isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows mostra RAW, Não alocado ou exibe um aviso para formatar, a recuperação ainda funciona com bastante frequência porque pelo menos o hardware está respondendo. A história é diferente se a unidade nunca aparece, fica desconectando o tempo todo ou começa a fazer cliques, bipes ou outras coisas estranhas. Nesse ponto, eu suspeitaria de problema de hardware antes de culpar o sistema de arquivos.
Depois que a unidade aparecer, pare de gravar qualquer coisa nela. Sério. Se os arquivos foram excluídos recentemente ou se a partição deu problema do nada, novas gravações podem sobrescrever dados recuperáveis. Já vi gente perder a última cópia boa de fotos porque ficou mexendo, copiando coisas aleatórias ou tentando reparos cedo demais. péssima ideia.
Antes de executar um software de recuperação, verifique se os arquivos já existem em outro lugar. Isso passa batido com frequência. Já vi pastas sincronizarem silenciosamente com OneDrive, Google Drive, Dropbox e outras contas na nuvem sem que o dono tivesse a menor ideia de que isso aconteceu. Gaste dois minutos verificando isso primeiro. Você pode se poupar de perder uma noite inteira.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação.
Para unidades WD My Passport, Disk Drill - Ferramenta de Recuperação de Dados de Alta Classificação para Windows e Mac geralmente é uma das primeiras ferramentas que eu testo. Ela costuma lidar bem com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW. Também oferece suporte a NTFS e exFAT, que é como essas unidades normalmente aparecem. O recurso de visualização também ajuda. Se um documento, foto ou vídeo abre na visualização, suas chances geralmente são boas.
O que eu normalmente faço:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não na unidade WD.
- Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.
- Se a unidade estiver instável, faça primeiro um backup byte a byte e analise a imagem em vez de forçar a unidade original.
- Execute uma verificação completa.
- Analise os resultados e visualize os arquivos com os quais você se importa.
- Recupere os arquivos para um dispositivo de armazenamento diferente, nunca de volta para a mesma unidade WD.
Depois de recuperar suas coisas, eu configuraria backups antes de voltar a usar a unidade normalmente. Unidades externas servem para armazenamento, mas eu não confiaria em uma como a única cópia de algo importante. Use Histórico de Arquivos, Acronis, sincronização na nuvem, o que fizer sentido para a sua configuração. A segunda cópia é o que salva você depois, quando uma unidade decide voltar a agir de forma idiota.
Se o WD My Passport Ultra estiver totalmente ausente no Explorador de Arquivos, eu dedicaria um minuto às verificações de hardware antes do software. Tente um cabo USB diferente, uma porta USB diferente e um segundo computador. Muitas dessas unidades falham no cabo ou no nível da ponte USB, não nos pratos. Se a luz de atividade estiver apagada, ou se ele conectar e desconectar a cada poucos segundos, pare por aí. Reconexões repetidas são ruins para a recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não execute o CHKDSK primeiro. Discordo um pouco de partir direto para uma varredura longa se a unidade estiver instável. O melhor é cloná-la primeiro com algo como HDDSuperClone ou ddrescue, depois verificar o clone com o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação. Isso reduz o desgaste da unidade original.
Verifique também o Gerenciador de Dispositivos e o status do driver WD SES. Algumas unidades My Passport Ultra se comportam de forma estranha quando a ponte USB ou a placa do gabinete apresenta defeito. Se a unidade interna estiver criptografada pela ponte, abrir o gabinete pode piorar a recuperação, então não a abra, a menos que um profissional diga para fazer isso.
Se você quiser um passo a passo simples, assista ao guia fácil de recuperação de disco rígido no Windows.
Se a unidade fizer cliques, emitir bipes, parar de girar ou esquentar rápido, ignore o software. Use um laboratório. Esse é o ponto em que tentar fazer por conta própria muitas vezes piora a situação.
Se fosse meu, eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @yozora disseram: verifique a saúde SMART da unidade antes de fazer qualquer coisa pesada. Use algo como o CrystalDiskInfo se o Windows ainda conseguir ver o dispositivo de alguma forma. Se o SMART mostrar um monte de setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura, não continue fazendo varreduras repetidas vezes. É assim que as pessoas meio que acabam fritando a unidade por serem persistentes.
Além disso, sou um pouco menos entusiasmado em desmontar o gabinete do que algumas pessoas nos fóruns de recuperação. Muitos modelos WD My Passport Ultra usam criptografia por hardware através da ponte USB, então a unidade sem o gabinete pode ficar ilegível se for removida. Isso surpreende muita gente o tempo todo.
O que eu faria, em ordem:
- Tente um cabo diferente primeiro. Não um cabo que parece bom, um cabo realmente diferente.
- Verifique o Gerenciamento de Disco e o Gerenciador de Dispositivos.
- Se aparecer com o tamanho correto, obtenha os dados SMART.
- Se estiver instável, clone/faça uma imagem primeiro.
- Depois, examine a imagem com um software de recuperação.
Quanto ao software, o Disk Drill é bom para esse tipo de trabalho, especialmente se o problema for a partição/sistema de arquivos e a unidade ainda estiver legível. Eu recuperaria apenas para outro disco. Se você quiser uma leitura simples antes de usá-lo, veja este guia de recuperação e análise de usuário do Disk Drill.
Mais uma coisa que as pessoas pulam: dê uma olhada no Visualizador de Eventos em Logs do Windows > Sistema e veja se você está recebendo erros de disco ou ntfs ao conectá-lo. Isso pode dizer rapidamente se é um dano lógico ou um problema de hardware.
Se ele fizer cliques, desaparecer no meio da transferência ou ficar absurdamente lento, pare com o faça você mesmo. Isso é território de laboratório, não de software.
Pequena discordância com @yozora e @techchizkid aqui: se a unidade estiver girando normalmente e permanecer conectada por pelo menos alguns minutos, eu tentaria primeiro uma listagem de arquivos bem leve antes de partir para um clone completo. Às vezes, essas unidades WD estão eletricamente ok e o problema é apenas uma montagem de partição quebrada, então uma verificação rápida em um aplicativo de recuperação pode dizer se a estrutura dos seus dados ainda está visível.
O que eu não faria é:
- inicializá-la
- formatá-la
- executar utilitários da WD que oferecem reparo
- continuar desconectando e reconectando 20 vezes
Uma coisa que ninguém mencionou o suficiente é energia. Algumas portas USB frontais e hubs baratos não fornecem energia suficiente para unidades portáteis. Conecte-a diretamente a uma porta USB traseira da placa-mãe, se possível.
Sobre o Disk Drill, já que @mikeappsreviewer mencionou aplicativos de recuperação:
- Prós: interface fácil, boa visualização prévia, razoável para encontrar fotos/documentos em NTFS ou exFAT danificados, pode ser útil se a unidade for detectada, mas estiver ilegível.
- Contras: verificações profundas podem levar uma eternidade, os resultados podem ficar confusos sem a estrutura original de pastas, e não é a ferramenta em que eu confiaria primeiro se a unidade estiver fisicamente instável.
Então a minha versão é:
- Teste de conexão estável
- Conexão USB direta com um cabo comprovadamente bom
- Ver se o software de recuperação consegue listar os arquivos rapidamente
- Se sim, recupere primeiro os arquivos mais importantes para outro disco
- Se não, então faça uma imagem/clone e trabalhe a partir disso
Se ela fizer cliques ou desaparecer durante as leituras, fico do lado de @yozora e @techchizkid: pare com o faça você mesmo. Isso é território de laboratório.