Perdi acidentalmente arquivos importantes no meu Mac após uma transferência malsucedida para uma unidade externa, e agora estou tentando encontrar um software confiável de recuperação de dados que realmente funcione. Preciso de ajuda para escolher uma boa ferramenta de recuperação de dados para Mac, completa, segura, eficaz e que valha a pena pagar.
Odeio ver isso acontecer. Já perdi uma pasta de cliente de um MacBook uma vez, e a pior parte foi fazer a coisa errada nos primeiros cinco minutos. Se os seus arquivos sumiram de um Mac, de um cartão SD ou de uma unidade externa, vá com calma primeiro. A recuperação muitas vezes funciona, mas o seu próximo passo decide muita coisa.
Faça isso antes de instalar qualquer coisa
- Pare de gravar na unidade imediatamente.
- Não mova novos arquivos para ela.
- Por enquanto, ignore o Primeiros Socorros. Ignore esses apps de limpeza também.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta na mesma.
- Se a unidade desaparecer do Mac, reconectar aleatoriamente ou parecer instável, faça primeiro um backup de imagem se você ainda tiver acesso.
Em SSDs, isso importa mais do que a maioria das pessoas imagina. O TRIM nos Macs mais novos apaga blocos excluídos rapidamente. Aprendi isso da pior forma com um SSD externo. Se esperar demais, continuar usando e, as suas chances pioram.
Ferramentas que eu colocaria na lista curta
Se você quiser uma discussão mais ampla sobre opções, aqui está uma que vale a leitura: Ferramentas de recuperação para Mac
- Disk Drill é o que eu indicaria primeiro para a maioria das pessoas. A configuração é fácil. Ele lida bem com APFS, funciona bem no Apple Silicon e fez um trabalho decente para mim com arquivos apagados, unidades externas que pareciam formatadas e cartões de câmera. O recurso de visualização ajuda bastante, já que você pode verificar o que ainda está lá antes de gastar tempo em uma recuperação completa. Também inclui criação de imagem byte a byte, o que importa se a sua unidade estiver se comportando de forma estranha.
- PhotoRec é a opção gratuita que eu ainda mantenho em mente. É feio, pesado no terminal e nada amigável. Mesmo assim, entrega mais do que aparenta quando um cartão ou unidade está em mau estado. A desvantagem é pesada. Os nomes dos arquivos geralmente desaparecem, as pastas desaparecem, e organizar os resultados dá trabalho.
- R-Studio é para os casos mais complicados. Partições danificadas, coisas de RAID, problemas no sistema de arquivos, varreduras mais profundas. Já vi pessoas conseguirem bons resultados com ele quando aplicativos mais simples chegaram ao limite. A interface pareceu densa para mim na primeira vez. Se você já conhece bem as ferramentas de armazenamento, ele começa a fazer mais sentido.
- iBoysoft Data Recovery é uma boa opção se você quiser algo mais simples. O suporte a APFS é decente. Ele também oferece uma pequena cota de recuperação gratuita, o que ajuda se você só precisa de uma pasta de documentos ou algumas fotos e ainda não quer investir tudo nisso.
Por onde eu começaria
Para a bagunça de sempre, arquivos excluídos, Lixeira esvaziada, um cartão SD corrompido ou um drive externo aparecendo meio quebrado, eu começaria com o Disk Drill. Pareceu ser o melhor meio-termo entre facilidade de uso e recuperar seus arquivos.
Se você se sente à vontade no Terminal e quer uma opção gratuita, o PhotoRec ainda merece um lugar. Parece antigo e tem uma abordagem direta, mas consegue resultados com mais frequência do que as pessoas esperam.
Eu manteria a simplicidade. Para um aplicativo de recuperação de dados para Mac que sirva para tudo, o Disk Drill é o que eu escolheria primeiro.
Por que eu o escolheria em vez da maioria dos outros:
- Ele lida bem com APFS e HFS+.
- Funciona com unidades internas, externas, cartões SD e pendrives.
- A visualização é útil, então você vê se seus arquivos estão lá antes de pagar.
- É mais fácil de usar do que o R-Studio, que é sólido, mas exagerado para muita gente.
- Tem backup por imagem de disco, o que importa se sua unidade externa estiver instável.
Pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não mandaria a maioria das pessoas para o PhotoRec, a menos que elas aceitem bagunça. Ele recupera muita coisa, claro, mas perder a estrutura de pastas e os nomes dos arquivos transforma um problema em um segundo problema. Serve para fotos. É irritante para arquivos de trabalho mistos.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor escolha geral para Mac
- R-Studio, melhor para usuários mais técnicos e sistemas de arquivos danificados
- iBoysoft, decente se você quiser uma segunda opção mais simples
- PhotoRec, grátis, mas feio e caótico
Se a transferência falhou em uma unidade externa, eu escanearia a externa primeiro, não o seu Mac, a menos que os arquivos tenham sido movidos do Mac e apagados lá também. Recupere para uma unidade diferente. Não para a mesma. É aí que as pessoas estragam tudo.
Se você quiser uma explicação rápida, este dicas de software de recuperação de dados para Mac e recomendações de apps de recuperação é fácil de entender rapidamente.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @boswandelaar sobre a lista de finalistas, mas eu ajustaria um pouco o ranking dependendo do que realmente falhou durante a transferência.
Se você quer uma boa opção versátil de software de recuperação de dados para Mac, o Disk Drill provavelmente é a recomendação mais segura para a maioria das pessoas. Não porque ele seja mágico, mas porque atinge o ponto ideal: suporte sólido a APFS, interface fácil, pré-visualizações, e funciona em armazenamento interno do Mac, HDDs externos, SSDs, cartões SD e unidades USB sem fazer você sentir que precisa de um laboratório forense.
Onde eu discordo um pouco do conselho habitual: as pessoas pulam rápido demais para fazer uma deep scan em tudo. Se a unidade externa ainda está sendo montada normalmente, comece primeiro com uma verificação mais leve. As verificações profundas podem levar uma eternidade e devolver uma montanha de lixo com nomes de arquivo genéricos. Útil, sim. Divertido, não.
Minha opinião:
- Disk Drill: melhor app de recuperação de dados para Mac no geral para pessoas normais
- R-Studio: mais forte se o sistema de arquivos estiver realmente ferrado
- PhotoRec: grátis, poderoso, e também meio que um cemitério de nomes de arquivos
- iBoysoft: ok, mas eu geralmente vejo as pessoas superarem ele rápido
Além disso, se isso foi uma transferência com falha de uma unidade externa, os arquivos ausentes ainda podem estar na unidade de origem, na unidade de destino, ou em ambas de forma parcial. É por isso que eu verificaria as duas antes de presumir que eles se foram para sempre. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Para mais opiniões, este tópico em melhor software de recuperação de dados para Mac para recuperar arquivos excluídos ou perdidos vale uma olhada rápida.
Versão curta: comece com Disk Drill for Mac, recupere para uma unidade diferente e, se ele não encontrar nada útil, aí passe para o R-Studio.
Estou majoritariamente com @boswandelaar, @yozora e @mikeappsreviewer na lista de finalistas, mas eu acrescentaria um alerta: se a transferência que falhou envolveu um SSD, a recuperação por software pode ser limitada porque o TRIM pode apagar dados excluídos rapidamente. Nesse caso, o tempo importa mais do que qual aplicativo você escolher.
Para uma recomendação geral para Mac, Disk Drill ainda é a escolha mais equilibrada.
Prós do Disk Drill
- Muito amigável para Mac, não é um labirinto forense
- Bom suporte para APFS, unidades externas, drives USB, cartões SD
- A visualização ajuda a evitar pagar às cegas
- Pode criar uma imagem de backup antes da recuperação
- Bom para tipos de arquivo variados, não apenas fotos
Contras do Disk Drill
- Não é a opção mais barata
- Verificações profundas podem retornar muita bagunça
- Em sistemas de arquivos muito danificados, pode atingir limites antes do R-Studio
Meu ranking seria:
- Disk Drill para a maioria das pessoas
- R-Studio se a estrutura da unidade estiver danificada ou estranha
- PhotoRec apenas se você aceitar perder nomes e pastas
- iBoysoft se você quiser algo básico
Uma pequena discordância em relação aos outros: eu verificaria se o aplicativo de transferência copiou ou moveu os arquivos. Se foi uma movimentação, a unidade do Mac de origem pode ser tão importante para escanear quanto a externa. Recupere sempre para uma unidade diferente.