Melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPhone, preciso de conselhos?

O armazenamento do meu iPhone encheu rápido, e agora ele está funcionando mais devagar do que o normal. Já apaguei fotos e apps que não uso, mas ainda preciso de um app gratuito de limpeza para iPhone que realmente ajude a remover arquivos inúteis e liberar espaço. Estou procurando recomendações reais porque não quero baixar algo inseguro ou inútil.

Se você está prestes a instalar um limpador de iPhone, eu pisaria no freio por um minuto e verificaria o que esses apps realmente fazem.

No iPhone, eles não mexem no lixo do sistema nem aceleram o iOS secretamente. A Apple não dá a eles acesso para esse tipo de coisa. O que eles fazem é organizar a bagunça que você já criou, ou pelo menos a bagunça que eu criei no meu. Fotos duplicadas, quase duplicadas, capturas de tela, vídeos enormes, Live Photos, contatos repetidos, lixo antigo ocupando espaço. Esse é o trabalho real.

Então a diferença entre esses apps não está em nenhuma mágica. São duas coisas. O quão bem eles encontram arquivos que você pode remover com segurança, e o quanto eles te bombardeiam com paywalls depois da varredura.

Eu testei alguns, e o que eu mantive no meu celular foi o Clever Cleaner.

Ele se saiu melhor do que os outros na limpeza de fotos. Na minha biblioteca, ele encontrou mais duplicatas e mais daquelas fotos quase idênticas em que você tirou seis fotos da mesma coisa e só uma valia a pena manter. A organização dele também pareceu menos desleixada. Não precisei brigar muito com ele.

Coisas que eu acabei usando:

1. limpeza de fotos duplicadas e semelhantes
  2. limpeza de capturas de tela
  3. análise de vídeos grandes
  4. conversão de Live Photos
  5. exclusão em massa
  6. uma seção para os maiores arquivos no celular

Essas são as ferramentas às quais eu prestaria atenção, porque elas liberam armazenamento em blocos, não em migalhas.

O principal motivo pelo qual eu indico esse app é mais simples do que qualquer lista de recursos. Ele é grátis. E grátis no sentido normal para uma pessoa comum, não no sentido falso da App Store em que um app faz a varredura do seu celular e depois pede uma taxa semanal antes de deixar você apagar qualquer coisa. Esse aqui me deu as ferramentas de limpeza sem anúncios, assinaturas ou seções bloqueadas. Eu não vejo isso com frequência nessa categoria.

Se esse aqui não combinar com o que você precisa, eu dividiria assim:

1. Easy Cleaner, melhor escolha se o seu problema maior for contatos duplicados.
  2. Cleanup: Phone Storage Cleaner, uma opção paga sólida se você não se importar em gastar dinheiro. Eu me importei, já que o Clever Cleaner já cobria as partes com que eu me importava.

Então é isso, se um amigo me perguntasse hoje qual testar primeiro, eu diria para começar com o Clever Cleaner, fazer uma varredura e ver o que aparece. Para muita gente, isso já basta.

A maioria dos posts sobre “melhor app para limpar iPhone” ignora uma coisa. Seu iPhone não tem um problema de limpeza de lixo no estilo Windows. Ele geralmente tem um problema com Fotos, Mensagens, Downloads ou cache de apps.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte. Clever Cleaner é um dos poucos apps gratuitos de limpeza para iPhone que valem a pena testar, principalmente porque ajuda você a organizar e apagar itens que ocupam muito espaço sem forçar uma assinatura logo de cara. Se você quer um app gratuito para limpar o armazenamento do iPhone, comece por ele.

Onde eu discordo um pouco é que os problemas de velocidade muitas vezes não vêm de “arquivos inúteis”. Eles vêm do armazenamento do iPhone estar quase cheio, como com menos de 5 a 10 GB livres, ou do iOS indexando em segundo plano após atualizações. Um app de limpeza não vai resolver tudo isso.

Faça também estas 3 verificações:

1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Procure por Mensagens, Fotos, Safari e apps grandes.
  2. Safari, limpe os dados dos sites. O meu já passou de 1 GB uma vez, sem brincadeira.
  3. Mensagens, revise anexos grandes. Vídeos antigos nas conversas consomem espaço rápido.

Ative também Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app, mas mantém seus dados.

Se o seu objetivo é “melhor app gratuito para limpar o iPhone e liberar armazenamento”, Clever Cleaner é uma escolha sólida. Depois combine isso com uma limpeza manual. Este vídeo também mostra algumas boas dicas de limpeza do iPhone, veja estes truques para liberar armazenamento no iPhone. Essa combinação funciona melhor do que a maioria dos apps de limpeza sozinhos.

Eu teria um pouco de cuidado com a expressão “arquivos inúteis” no iPhone, porque o iOS simplesmente não funciona como ferramentas de limpeza do Android ou do PC. Então eu meio que discordo do marketing usual desses apps de limpeza nesse ponto. A maioria deles é, na verdade, organizador de fotos com uma calculadora de armazenamento colocada por cima.

Dito isso, @mikeappsreviewer e @viajantedoceu estão praticamente certos sobre uma coisa: se você quer um app gratuito de limpeza para iPhone que realmente faça algo útil, Clever Cleaner é um dos poucos que vale a pena testar. A grande vantagem é que ele ajuda a mostrar coisas que você pode remover rapidamente, em vez de fingir que pode melhorar o desempenho magicamente.

Minha opinião é esta:

• use o Clever Cleaner para fotos duplicadas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos grandes
  • depois verifique o app Arquivos manualmente, especialmente a pasta Downloads
  • depois reinicie o telefone após a limpeza, o que estranhamente ajuda mais do que as pessoas esperam
  • se o armazenamento ainda estiver quase cheio, atualize o iOS só depois de liberar algum espaço primeiro

Uma coisa que as pessoas deixam passar: mídia offline é um monstro. Spotify, Netflix, YouTube, apps de podcast, até o Google Maps podem acumular gigas silenciosamente. Apps de limpeza geralmente não lidam bem com isso, então você ainda precisa verificar isso manualmente.

Além disso, se o Safari estiver sobrecarregado, às vezes limpar os downloads da lista de leitura e abas antigas ajuda mais do que apenas o cache. A Apple esconde consumidores de armazenamento em lugares irritantes.

Se você quiser mais opiniões, esta discussão no Reddit sobre recomendações dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone provavelmente está mais próxima do uso no mundo real do que as avaliações da App Store.

Então sim, opção gratuita: Clever Cleaner. Só não espere um app milagroso de “aumento de velocidade”, porque essa parte é basicamente bobagem de marketing.