Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou completamente fora de controle depois de anos acumulando capturas de tela, duplicatas e álbuns aleatórios. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo para organizar fotos no iPhone, que facilite classificar as imagens, remover a bagunça e manter tudo organizado sem levar uma eternidade.
Eu experimentei um monte de apps de limpeza de fotos no meu iPhone, e o que eu mantive foi o Clever Cleaner. As coisas geralmente são apagadas do meu celular depois de uma semana. Esse ficou.
Eu não sou de fazer aquela curadoria de álbuns. Não vou organizar minha vida em 40 pastas. A minha bagunça era mais simples do que isso. Fotos quase duplicadas demais, capturas de tela aleatórias de três meses atrás e vídeos enormes ocupando armazenamento sem motivo algum. Depois que enxuguei isso, o app Fotos padrão voltou a parecer suficiente.
No fim, o que eu passei a fazer foi isso.
- Toda semana ou a cada duas, eu executo a Limpeza Inteligente e apago fotos duplicadas ou quase idênticas.
- Eu verifico os Pesados para ver os maiores vídeos. Se algum for importante, geralmente eu o comprimo em vez de apagar.
- Quando estou parado sem fazer nada, abro o Modo Deslizar e passo por um mês de fotos.
- De vez em quando, eu limpo as capturas de tela. Elas se acumulam rápido e eu nunca preciso da maioria.
- Eu transformo Live Photos antigas em fotos comuns porque quase nunca reproduzo a parte em movimento.
Esse processo todo geralmente leva menos de dez minutos. Antes disso, minha biblioteca virava um caos aos poucos e continuava assim. Agora não.
Ainda mantenho alguns outros apps por perto, embora eles resolvam problemas diferentes.
- O MyPics funcionou melhor quando eu quis um controle manual mais preciso. Se você gosta de álbuns e pastas personalizados, ele faz mais sentido. Também inclui proteção por Face ID, visualização em calendário, visualização em mapa e mais opções do que o Apple Fotos oferece por padrão.
- O Photo Cleaner: Daily Delete pareceu melhor para uma limpeza mais lenta. Em vez de uma grande sessão, você revisa as fotos dia a dia. Gostei da ideia quando estava com preguiça de lidar com a biblioteca inteira de uma vez.
Alguns hábitos importaram mais do que eu esperava.
- Eu apago fotos borradas e fotos acidentais do bolso assim que percebo.
- Depois de uma viagem ou feriado, eu organizo tudo na hora. Esperar dois meses piora.
- Eu esvazio Apagados Recentemente depois de conferir tudo de novo.
- Parei de criar álbuns que não vou abrir de novo.
- Faço backup das fotos com frequência, o que torna menos estressante apagar o que é inútil.
Para mim, isso foi suficiente. O Clever Cleaner cuidou da maior parte da limpeza, e o resto se resumiu a manter alguns pequenos hábitos para que a bagunça não se acumulasse de novo.
Honestamente, acho que as pessoas confundem dois trabalhos diferentes: limpar e organizar. @mikeappsreviewer e @suenodelbosque focaram principalmente na limpeza, o que faz sentido, mas se seus álbuns já estão um caos total, só apagar coisas não vai resolver a sensação da sua biblioteca.
Minha opinião:
- Melhor para reduzir o caos rápido: Clever Cleaner
- Melhor para controle manual dos álbuns: MyPics
- Melhor app que você já tem: Apple Photos, depois que o lixo some
Onde eu meio que discordo deles é nisto: eu acho, sim, que alguma estrutura importa. Não 50 álbuns, isso é insano, mas 5 a 8 álbuns de verdade são úteis. Coisas como:
- Família
- Viagens
- Recibos
- Trabalho
- Pets
- Capturas de tela importantes
Só isso. Qualquer coisa além disso vira acumulação digital com etapas extras.
Por que eu ainda começaria com Clever Cleaner: ele ataca primeiro o problema de verdade. Se o seu celular está lotado de duplicatas, fotos em sequência, vídeos gigantes e capturas de tela inúteis, nenhum app de organização vai parecer bom até essa bagunça ser reduzida. Depois disso, a busca do Apple Photos, o reconhecimento de pessoas e a busca por localização funcionam muito melhor do que a maioria das pessoas percebe. Resposta meio sem graça, mas é verdade.
Uma coisa que eu acrescentaria e que ninguém menciona o suficiente: use palavras-chave nas legendas para fotos importantes. Se você fotografa documentos, recibos, informações de garantia, quadros brancos etc., adicione uma palavra na legenda como “imposto”, “carro” ou “fatura”. Depois você consegue buscar isso na hora. Subestimado demais.
Além disso, pare de criar álbuns aleatórios para um evento só e depois nunca mais abri-los. Esse hábito cria metade da bagunça.
Se você quiser mais ideias de limpeza, este tópico sobre dicas inteligentes de armazenamento do iPhone para fotos e mídia vale passar os olhos.
Então é isso, se você quer o melhor app organizador de fotos do iPhone para a maioria das pessoas normais, eu diria Clever Cleaner primeiro, depois usar um sistema de álbuns bem leve dentro do Fotos. Limpeza primeiro, organização depois. Caso contrário, você só está reorganizando bagunça rs.
Sou um pouco menos anti-álbum do que @suenodelbosque e @waldgeist, mas também acho que @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que a limpeza é realmente o primeiro passo. Minha diferença é esta: se você só apaga coisas e nunca muda a forma como novas fotos chegam, a bagunça simplesmente volta a crescer.
O que realmente me ajudou foi criar um sistema de captura, não apenas uma rotina de limpeza.
Minha escolha para a maioria das pessoas ainda é o Clever Cleaner porque ele resolve a parte irritante rapidamente:
- revisão de fotos duplicadas e semelhantes
- bagunça de capturas de tela
- identificação de vídeos grandes
- limpeza geral em massa
Prós do Clever Cleaner
- Rápido de usar
- Bom para reduzir rapidamente o tamanho da biblioteca
- Mais fácil do que procurar duplicatas manualmente
- Ajuda a encontrar arquivos que ocupam muito espaço e que você nunca descobriria sozinho
Contras do Clever Cleaner
- É mais focado em limpeza do que em uma verdadeira arquitetura de biblioteca de longo prazo
- Se você quiser gerenciamento profundo de pastas, ele pode parecer limitado
- Você ainda precisa dos seus próprios hábitos depois da limpeza
Onde eu discordo um pouco dos outros: depender só dos Favoritos é solto demais para mim. Acho que um sistema leve melhor é:
- um álbum para itens de ação
- um álbum para lembranças pessoais
- um álbum para registros como recibos/documentos
- todo o resto fica na biblioteca principal
Isso mantém a organização útil sem transformá-la em um segundo trabalho.
Também subestimado: use os filtros integrados do Fotos. Tipos de Mídia, Utilitários e pesquisar por mês costumam ser suficientes depois que o Clever Cleaner remove o lixo. Se você quiser uma organização manual mais bonita, o MyPics ainda vale a pena dar uma olhada, mas eu não começaria por aí, a menos que você goste de organizar por si só.