O armazenamento do iPhone não diminui - já esvaziei Apagados Recentemente também

Apaguei um monte de fotos e vídeos no meu iPhone e também esvaziei o álbum Apagados Recentemente, mas meu armazenamento disponível ainda não mudou. Reiniciei o telefone e verifiquei Armazenamento do iPhone nos Ajustes, mas ele ainda mostra o mesmo uso. O que mais poderia estar ocupando espaço ou impedindo a atualização do armazenamento?

Sim, esse aviso de armazenamento pode fazer um iPhone parecer completamente quebrado. Quando meu 14 Pro ficou quase cheio, não foi só irritante, ficou praticamente impossível de usar. Os apps travavam, o teclado demorava para responder e coisas aleatórias fechavam logo depois de abrir. O iOS realmente começa a se comportar de forma estranha quando quase não há espaço livre.

A primeira coisa que eu verificaria é o que parece excluído, mas na verdade ainda não sumiu. O Fotos tem um álbum Apagados Recentemente, e tudo que está lá ainda ocupa espaço até ser removido ou até os 30 dias acabarem. Vá em Álbuns, role até Apagados Recentemente e apague tudo dali manualmente. Se você removeu vários vídeos em 4K, mas não limpou essa pasta, eles ainda estão no telefone.

Depois de uma limpeza grande, reinicie o telefone também. A tela de armazenamento nem sempre atualiza na hora. Faça a reinicialização forçada: aumentar volume, diminuir volume e depois segure o botão lateral até aparecer o logotipo da Apple. Já vi vários GB reaparecerem só depois de fazer isso, mesmo já tendo apagado os arquivos.

O Fotos do iCloud também pode deixar isso confuso. Se Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativado, o telefone pode ter apenas versões locais menores das suas fotos, enquanto os arquivos em tamanho original ficam no iCloud. Então apagar um monte de fotos pode não liberar tanto espaço quanto você espera. Também pode haver um atraso enquanto o telefone sincroniza a exclusão de volta com o iCloud, especialmente se estiver esperando por Wi-Fi.

O problema maior para mim foi Dados do Sistema, aquela parte cinza Outro. Muito disso é cache de app. TikTok, Instagram, WhatsApp e apps parecidos podem acumular silenciosamente uma quantidade absurda de vídeo e mídia em cache. O Mensagens pode fazer a mesma coisa se você participa de grupos muito ativos, já que todos aqueles GIFs, vídeos e anexos ficam no Mensagens, não no Fotos.

Eu tentei limpar as coisas manualmente por um tempo, mas o telefone continuava se arrastando, então acabei procurando um app de limpeza. A maioria deles é suspeita e cheia de armadilhas de assinatura, mas Clever Cleaner foi o que eu acabei usando. Ele era grátis quando usei, sem anúncios nem insistência para assinar o premium.

A parte útil foi que ele mostrava os tamanhos reais dos arquivos, então eu pude parar de adivinhar. A seção Heavies organizava vídeos grandes e capturas de tela por tamanho, o que me ajudou a encontrar uma gravação de tela enorme da qual eu tinha esquecido completamente. A seção Similars agrupava fotos quase duplicadas e escolhia a melhor, então eu podia apagar as extras mais rápido. Ele também fazia a varredura no próprio aparelho, o que importava para mim porque eu não queria minha biblioteca de fotos enviada para algum lugar aleatório. Limpei cerca de 30 GB com ele, e o telefone finalmente parou de travar.

Um truque meio estranho que às vezes ajuda com arquivos excluídos que ficam presos é mudar a data. Vá em Ajustes > Geral > Data e Hora, desative Ajustar Automaticamente e avance a data cerca de duas semanas. Às vezes isso força o iOS a terminar de limpar itens antigos excluídos. Só lembre de reativar o ajuste automático de hora depois, porque alguns apps ficam estranhos se a data estiver errada.

Eu começaria por Apagados Recentemente, depois faria a reinicialização forçada e então verificaria os anexos do Mensagens e os caches dos apps. Se o armazenamento ainda continuar sem fazer sentido, use algo como o Clever Cleaner para encontrar os arquivos grandes que estão passando despercebidos antes de partir para a opção extrema de redefinir para os padrões de fábrica.

Não apague o celular ainda e não continue deletando coisas às cegas se o número do app Fotos já diminuiu. Às vezes, o número de espaço livre demora para atualizar porque o iOS ainda está reindexando ou tratando o espaço excluído como removível/Dados do Sistema por um tempo. Conecte-o à tomada, deixe-o no Wi-Fi, bloqueie a tela e dê uma hora ou deixe durante a noite se você apagou muita coisa. Eu teria cuidado com o truque de mudar a data, pois isso pode confundir o iCloud, Mensagens, apps de autenticação em dois fatores e assinaturas. Se ainda assim não mudar, verifique em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja qual categoria realmente aumentou. Muita gente apaga vídeos do Fotos, mas o verdadeiro vilão são os downloads do app Arquivos, dados offline do Safari, downloads de apps de podcast/vídeo ou anexos do Mensagens.

Excluir um vídeo de 20 GB do armazenamento local e excluir 20 GB de miniaturas otimizadas do iCloud são dois casos bem diferentes, e a tela Ajustes não deixa isso óbvio. Eu verificaria o próprio app Fotos antes de correr atrás de apps de limpeza ou truques de data: abra Fotos, role até o fim da Biblioteca e veja se aparece que ele está sincronizando, restaurando, pausado ou com itens aguardando upload/exclusão. Se o Fotos no iCloud estiver travado, o telefone pode ficar segurando cópias temporárias até terminar. Conecte na energia, desative o Modo de Pouca Energia, permaneça no Wi‑Fi e deixe o Fotos aberto por um tempo. Se o Fotos já mostrar um tamanho bem menor em Armazenamento do iPhone, então o waldgeist provavelmente está certo e o espaço ausente está sendo contabilizado em outro lugar, geralmente em Dados do Sistema ou documentos de apps, não nas fotos excluídas.

Não espere que o número de espaço livre seja atualizado instantaneamente após uma grande exclusão, especialmente se o telefone estava quase cheio. Tente baixar ou atualizar um aplicativo de tamanho médio pela App Store; se funcionar, o iOS talvez já esteja tratando esse espaço como liberável, mesmo que os Ajustes ainda não tenham atualizado o número.