Meu disco rígido externo exFAT de repente parou de mostrar meus arquivos, e estou preocupado por poder ter perdido documentos e fotos importantes. Ainda não o formatei nem copiei nada novo para ele. Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos de um disco rígido exFAT sem piorar a perda de dados?
Pare de usar a unidade por enquanto. Isso é o mais importante. Com exFAT, arquivos excluídos muitas vezes não são apagados imediatamente, então, se você não gravou muitos dados novos na unidade externa desde que a pasta desapareceu, a recuperação ainda pode ser possível.
Algumas coisas que eu evitaria:
- Não copie nada novo para essa unidade.
- Não a formate, mesmo que o Windows apareça e sugira isso.
- Não execute o CHKDSK antes de tentar recuperar os arquivos.
- Não instale software de recuperação na mesma unidade externa da qual você está tentando recuperar os arquivos.
Também vale a pena verificar as coisas simples antes de presumir que a pasta foi realmente excluída. Procure pelos nomes dos arquivos no Windows, ative Mostrar arquivos ocultos no Explorador de Arquivos e verifique o Gerenciamento de Disco para confirmar que a unidade aparece com o tamanho esperado. Às vezes o Windows só está se comportando de forma estranha, ou os arquivos estão ocultos em vez de terem sumido.
Se eles realmente foram excluídos, Disk Drill funcionou bem para mim em uma situação parecida com uma unidade externa exFAT e fotos de família. Eu o instalei no meu computador, não na unidade externa, depois conectei a unidade e criei primeiro uma imagem de disco porque eu não confiava totalmente na unidade. Depois disso, examinei a imagem em vez da unidade original.
O processo básico foi:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
- Conecte a unidade externa exFAT.
- Crie uma imagem de disco se a unidade parecer suspeita.
- Selecione a imagem ou a unidade e execute a Verificação Universal.
- Deixe a verificação terminar.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não naquela da qual você está recuperando.
A versão para Windows inclui 100 MB de recuperação gratuita, então você pode pelo menos confirmar se seus arquivos podem ser recuperados antes de pagar.
Se os arquivos ausentes forem vídeos de câmera ou drone, o Advanced Camera Recovery (ACR) do Disk Drill pode ajudar, porque ele foi feito para arquivos de vídeo fragmentados que verificações normais podem não encontrar.
Se o Disk Drill não os encontrar, o TestDisk também vale a pena considerar, especialmente se a própria partição exFAT estiver danificada. Ele é gratuito, mas não é exatamente amigável para iniciantes, então vá com calma ao usá-lo.
Se a unidade estiver fazendo cliques, perdendo a conexão, não aparecendo em mais de um computador ou mostrando a capacidade errada, pare de tentar a recuperação por software. Isso geralmente indica um problema de hardware. Nesse caso, um laboratório de recuperação é mais seguro. Muitos avaliam a unidade gratuitamente, e a recuperação em si pode custar de algumas centenas de dólares a mais de US$ 1.000, dependendo do problema, mas para fotos de família ou documentos importantes pode ser a melhor opção.
Não presuma que os arquivos foram excluídos só porque a unidade abre vazia. Com exFAT, um diretório danificado ou um gabinete USB instável pode fazer parecer que tudo sumiu, então tente um cabo/porta ou gabinete diferente antes de escanear, mas ainda assim não grave nada no disco. Se os arquivos forem muito importantes, crie primeiro uma imagem da unidade e recupere a partir da imagem, não do original.
Não deixe o Windows fazer uma varredura e corrigir a unidade antes de ter uma imagem de backup dela em outro lugar. Esse reparo pode alterar os metadados do exFAT e, se o diretório já estiver danificado, pode tornar uma recuperação complicada ainda mais complicada. Eu seguiria o conselho do @suenodelbosque de criar a imagem primeiro, mas verificaria uma coisa chata antes: a unidade permanece conectada tempo suficiente para copiar arquivos grandes ou criar uma imagem sem desconectar? Se ela cair, ficar muito lenta, fizer cliques ou mostrar erros de leitura, pare com os aplicativos de recuperação e pense em laboratório. Se ela se comportar normalmente e apenas parecer vazia, então sim, há esperança real. Examine a imagem com qualquer ferramenta que você escolher, incluindo o Disk Drill se quiser uma opção amigável para visualização, mas recupere para um disco totalmente diferente com espaço livre suficiente. O detalhe irritante que as pessoas esquecem é que os arquivos recuperados muitas vezes precisam de mais espaço do que o esperado, porque você pode acabar recuperando duplicatas, arquivos renomeados e fragmentos de pastas.
Uma unidade que mostra o tamanho correto, mas uma pasta raiz vazia, é um caso muito diferente de uma unidade que informa 0 bytes ou pede para inicializar. No primeiro caso, há uma boa chance, mas não julgue a recuperação apenas pelo fato de os nomes antigos das pastas aparecerem; danos no exFAT podem deixar você com arquivos recuperáveis que têm nomes genéricos feios, então visualize por tipo de arquivo e datas, se a ferramenta permitir.