Posso recuperar fotos excluídas da minha câmera Canon após um erro no cartão?

Minha câmera Canon mostrou de repente um erro no cartão de memória e, depois que verifiquei o cartão, várias fotos importantes estavam faltando. Não tirei novas fotos desde então porque estou preocupado em sobrescrevê-las. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos excluídas da Canon de um cartão SD após um erro no cartão.

Há uma boa chance de suas fotos da Canon ainda estarem lá. A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD, ponto final. Quando as imagens são apagadas, muitas vezes elas continuam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Então o fator principal é simples. O que aconteceu depois que você as apagou?

Se você percebeu o erro na hora e parou de fotografar, as chances de recuperação geralmente são boas. Se você continuou usando e encheu o cartão com outro lote de fotos ou vídeo, a situação se complica rápido. Já vi alguns arquivos voltarem intactos, outros retornarem meio corrompidos, e alguns simplesmente sumirem.

Esta é a ordem que eu seguiria.

Retire o cartão SD da câmera. Use um leitor de cartões se tiver um. Eu não conectaria a Canon e sairia mexendo por ali, a menos que você não tenha outra opção. Se o seu computador mostrar um aviso para formatar, ignore. O mesmo vale para CHKDSK, First Aid ou qualquer aviso de reparo. Essas ferramentas servem para corrigir um volume, não para proteger imagens apagadas.

Depois disso, execute uma verificação de recuperação no cartão. Se eu tivesse que escolher entre as ferramentas mais comuns, eu as colocaria nesta ordem:

1. Disk Drill. Este é o que eu tentaria primeiro. Ele lida bem com tipos comuns de foto e arquivos RAW, a visualização ajuda bastante, e o processo parece menos irritante.
  2. Recuva. Bom para trabalhos simples de recuperação de fotos apagadas no Windows. Parece mais antigo, e já tive resultados mistos com formatos mais novos.
  3. Data Rescue. Funciona, embora eu tenha achado o fluxo um pouco travado.
  4. UFS Explorer. Bom quando as ferramentas mais simples falham. Exige mais de você, então eu não indicaria primeiro para um usuário casual.

Uma regra que as pessoas erram o tempo todo. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade externa. Não grave de volta no mesmo cartão SD da Canon. Se fizer isso, você corre o risco de sobrescrever aquilo que ainda está tentando recuperar.

Também vale verificar os lugares chatos antes de passar uma hora escaneando. Lixeira, Lixo do Mac, Time Machine, Histórico de Arquivos, backups na nuvem e Canon image.canon. Se essas fotos foram importadas, sincronizadas ou copiadas antes, você pode recuperá-las por lá e pular totalmente a recuperação do cartão.

Então sim, ainda há esperança. Pare de usar o cartão, escaneie com uma ferramenta adequada, visualize o que aparecer e restaure os arquivos em outro lugar. Depois de um susto desses, eu deixaria esse cartão SD de lado por um tempo. O meu ficaria de castigo rs.

Sim, suas chances ainda são razoáveis, já que você parou de fotografar imediatamente. Essa parte é a mais importante.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: mantenha o cartão fora da câmera. Discordo um pouco de partir direto para reparos ou presumir que o cartão é apenas um caso de exclusão de arquivos. Um erro de cartão da Canon geralmente aponta para danos no sistema de arquivos, setores defeituosos ou um cartão começando a falhar. Se o cartão estiver instável, a opção mais segura é primeiro fazer uma imagem completa byte a byte dele e depois escanear a imagem, não o próprio cartão. Menos leituras, menos risco. Muita gente pula essa etapa e se arrepende.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão SD em um leitor.
  2. Se o computador reconhecê-lo, clone ou crie uma imagem do cartão primeiro.
  3. Execute a recuperação na imagem.
  4. Salve as fotos recuperadas no computador, não de volta no cartão SD.

Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill é uma boa primeira escolha para recuperação de JPG e RAW da Canon. Se o cartão continuar desconectando ou apresentar erros de leitura, mude para ferramentas de criação de imagem antes de qualquer outra coisa. Se o cartão não for detectado de jeito nenhum, os softwares ficam rapidamente menos confiáveis e uma assistência profissional de recuperação começa a fazer mais sentido.

Verifique também se sua Canon gravou arquivos sidecar ou pastas ocultas que o menu da câmera não mostra mais. Já vi fotos desaparecidas ainda presentes, mas ignoradas pela câmera.

Para mais relatos de usuários sobre ferramentas de recuperação de fotos de cartões SD de câmera, este tópico é útil:
melhor software de recuperação de fotos para cartões SD da Canon no Reddit

Se as fotos forem muito importantes, pare agora e faça primeiro uma imagem do cartão. Não mexa muito nele. Um leitor ruim ou uma tentativa de reparo malsucedida podem estragar tudo rapidamente.

Como você parou de fotografar, suas chances provavelmente ainda são bem boas. Essa foi a decisão mais inteligente.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @codecrafter, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram nos cartões da Canon depois de um erro: às vezes as fotos não foram realmente apagadas, o diretório só ficou corrompido. Nesse caso, a recuperação de arquivos é um caminho, mas verificar o cartão no computador em busca de problemas na estrutura DCIM também pode revelar arquivos que a câmera parou de mostrar. Não é algo glamouroso, mas acontece.

O que eu não faria:

• não formate o cartão, mesmo que a Canon peça
  • não execute primeiro o reparo do Windows nem o reparo de disco do macOS
  • não continue testando o cartão na câmera repetidamente

O que eu faria:

• use um leitor de cartão decente
  • se o cartão montar, copie imediatamente tudo o que ainda estiver visível
  • depois escaneie com um software de recuperação

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque tende a funcionar bem na recuperação de JPG, CR2 e CR3 da Canon, e a função de visualização ajuda você a descobrir rapidamente se o material ausente é realmente recuperável ou apenas entradas fantasmas. Se o cartão começar a desconectar ou ficar muito lento na leitura, pare de mexer nele e considere criar uma imagem de disco antes de fazer mais varreduras.

Uma pequena discordância com a mentalidade de recuperar e seguir em frente: se este cartão apresentou um erro de memória uma vez, eu o aposentaria depois disso. Cartões SD são baratos. Fotos perdidas não.

Além disso, se você quiser um guia fácil de recuperação de arquivos de cartão SD, isso oferece uma visão geral rápida e razoável.

Versão curta: sim, fotos apagadas ou ausentes da Canon muitas vezes podem ser recuperadas após um erro no cartão, especialmente se você não gravou nada novo. Verifique primeiro as pastas visíveis, recupere para outra unidade e depois substitua o cartão porque eu não confiaria nele novamente.

Estou com @codecrafter, @yozora e @mikeappsreviewer no ponto principal: parar imediatamente foi a decisão certa.

Pequena discordância, porém: antes de partir para uma recuperação completa, eu primeiro verificaria se o leitor de cartão mostra os arquivos reais das fotos com nomes estranhos, marcadores vazios de zero bytes ou uma segunda pasta tipo DCIM que a câmera ignorou. Erros de cartão em câmeras Canon às vezes corrompem o índice, não os dados da imagem em si. Se for esse o caso, uma simples cópia manual de qualquer coisa ainda legível pode economizar tempo e estresse.

Minha opinião:

• Não reinsira o cartão na câmera
  • Não o formate
  • Não deixe o computador corrigi-lo
  • Se os arquivos estiverem visíveis, copie-os primeiro
  • Só então faça a recuperação dos que estão faltando

Quanto ao software, Disk Drill é uma opção sensata aqui.

Prós do Disk Drill:

• bom suporte para formatos JPG e RAW da Canon
  • visualização fácil para você perceber rapidamente se a recuperação é real
  • mais simples do que muitas ferramentas mais técnicas

Contras do Disk Drill:

• não é ideal se o cartão estiver com falha física grave
  • varreduras profundas podem demorar
  • os melhores recursos geralmente exigem a versão paga

Se o cartão começar a travar, desaparecer ou fizer o leitor agir de forma estranha, pare. Nesse ponto, isso deixa de ser apenas recuperação de foto excluída e passa a ser mais mídia instável, o que muda o risco. E, sinceramente, se as fotos forem importantes como algo único na vida, eu evitaria tentativas repetidas por conta própria depois de uma verificação cuidadosa. É em muitas varreduras em um cartão morrendo que as pessoas se dão mal.

Depois da recuperação, aposente esse cartão SD. Mesmo que ele pareça estar bem de novo, eu não confiaria nele para nada importante.