Recuperação de cartão CF para fotos RAW ausentes da câmera Nikon?

Estou tentando recuperar fotos RAW ausentes de um cartão CF usado na minha câmera Nikon. Depois de uma sessão, vários arquivos NEF desapareceram, embora o cartão ainda mostre espaço usado. Não tirei novas fotos nem formatei o cartão porque essas imagens são importantes. Preciso de ajuda para descobrir as etapas mais seguras de recuperação de cartão CF e se há uma maneira confiável de restaurar os arquivos RAW da Nikon que estão faltando.

Já tive cartões CF apresentando problemas mais de uma vez. O maior erro que vejo é gente tentando cinco truques de reparo antes de tirar os arquivos. Eu não faria isso. A partir daqui, trate o cartão como mídia somente leitura.

Então, pare de usá-lo. Não tire mais fotos nele. Não o formate. Não execute ferramentas de reparo. Não copie nada para ele. Um cartão CF pode aparecer como vazio, corrompido ou ilegível enquanto os dados das fotos ainda estão lá. Muitas vezes a bagunça está no sistema de arquivos, não na memória em si. Quando novos dados caem nesses setores antigos, a chance de recuperação despenca rápido.

A primeira coisa que eu verificaria é o caminho de conexão. Use um leitor de cartão CF de verdade. Se puder, pule o cabo câmera-para-USB. Já vi câmeras montarem mal e deixarem tudo mais difícil de avaliar. Tente outra porta USB. Se você tiver um segundo leitor, use-o. Depois procure o cartão no Gerenciamento de Disco do Windows ou no Utilitário de Disco do macOS. Ele não precisa abrir no Explorador de Arquivos ou no Finder. Se o seu sistema enxergar o cartão e mostrar mais ou menos a capacidade correta, você ainda tem uma chance razoável.

Se você não tiver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Minha primeira escolha aqui é Disk Drill. Já usei em mídia de câmera porque o fluxo de trabalho é fácil de seguir, ele lê formatos comuns de cartão como FAT32 e exFAT, e faz um trabalho decente com arquivos RAW e clipes de vídeo grandes. A visualização importa mais do que as pessoas pensam. Eu não quero restaurar 400 arquivos com nomes como file0001 e depois descobrir que metade está corrompida.

O que eu faria, passo a passo:

1. Retire o cartão CF e deixe-o fora da câmera. Recuperação primeiro, experimentos depois.
  2. Conecte-o com um leitor de cartão. Um leitor direto tende a ser mais limpo do que usar a câmera como intermediária.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o próprio cartão CF. Confira isso duas vezes. Você não vai querer escanear a unidade errada.
  4. Se o cartão estiver instável, faça primeiro uma imagem. Um backup byte a byte dá a você uma cópia mais segura para escanear.
  5. Execute uma varredura completa. Deixe terminar. Interromper antes pode fazer você perder entradas antigas ou danificadas.
  6. Visualize os resultados. Eu abro algumas fotos e clipes antes de restaurar qualquer coisa. Isso economiza tempo.
  7. Recupere para outra unidade. O armazenamento interno do seu computador ou uma unidade externa servem. Não grave os arquivos recuperados de volta no cartão CF.

Se você quiser outras opções, vale a pena ter o PhotoRec em mente. É gratuito, e já vi ele puxar arquivos de cartões com sistemas de arquivos destruídos. O lado ruim é que a saída fica bagunçada rápido, e os nomes dos arquivos muitas vezes somem. O UFS Explorer também é sólido, embora eu só indicaria para quem estiver confortável com ferramentas mais técnicas e mais opções para ajustar. Para um trabalho simples de recuperação de cartão CF, eu ainda começaria com o Disk Drill, já que dá menos dor de cabeça.

E sim, mais uma coisa. Se o Windows ou o macOS aparecer com um aviso para formatar, não clique. Essa mensagem só diz que o sistema não conseguiu ler o cartão corretamente. Isso não significa que formatar seja o próximo passo seguro. Recupere primeiro. Faça backup dos seus arquivos. Formate depois, se você ainda quiser continuar usando o cartão.

O espaço usado com NEFs ausentes geralmente indica entradas de diretório corrompidas, não dados de imagem apagados. Então concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: não deixe a câmera gravar no cartão novamente. Onde discordo é no seguinte: antes de escanear o cartão diretamente, eu faria uma imagem completa dele se o leitor o reconhecer corretamente. Às vezes, cartões CF desconectam no meio da varredura, e aí a bagunça fica ainda pior.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão CF em um leitor dedicado.
  2. Se o seu sistema reconhecer o tamanho completo, clone ou crie uma imagem do cartão primeiro.
  3. Escaneie a imagem, não o cartão original.
  4. Procure por NEF pela assinatura do arquivo, não apenas pelo nome do arquivo.
  5. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade.

Para RAW da Nikon, o Disk Drill é uma escolha sólida porque encontra partições perdidas, entradas excluídas e arquivos RAW recuperados por assinatura em uma só passada. Se o sistema de arquivos estiver destruído, o PhotoRec também costuma recuperar NEFs, mas os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas ficam comprometidos. Essa parte é irritante.

Também verifique o Nikon NX Studio ou outro visualizador de RAW após a recuperação. Alguns NEFs recuperados abrem normalmente ali mesmo quando a visualização do Windows diz que estão corrompidos.

Se as fotos ausentes foram tiradas em uma sequência contínua ou em um mesmo intervalo de tempo, compare os números dos arquivos antes e depois da lacuna. Isso mostra se os arquivos foram excluídos ou se o cartão parou de atualizar o índice durante a captura.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo passo a passo para recuperar arquivos de um cartão de memória é mais fácil de acompanhar do que a maioria das postagens de fórum.

Espaço usado + NEFs ausentes costumam ser um problema de metadados, mas eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @chasseurdetoiles realmente enfatizaram o suficiente: verifique se os arquivos estão apenas invisíveis para o sistema operacional, mas ainda podem ser lidos pelo software da Nikon.

Se o cartão for montado, tente navegá-lo com o NX Studio, FastRawViewer ou até mesmo o exiftool pelo terminal antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Já vi arquivos NEF que não apareciam corretamente no Finder/Explorer, mas ainda estavam lá com algum dano estranho no diretório. Não é comum, mas acontece.

Além disso, se isso foi uma Nikon gravando em FAT32, procure por comportamento de divisão ou numeração de arquivos anormal. Se todas as fotos ausentes estiverem em torno de uma lacuna na sequência, isso pode indicar uma entrada de pasta corrompida em vez de exclusão real. Problema diferente, mesmo pânico.

Concordo em um ponto: não “repare” o cartão primeiro. chkdsk/fsck é onde as pessoas transformam algo recuperável em algo realmente perdido.

Minha ordem seria:

1. Proteção contra gravação mentalmente, ou seja, nada mais de usar a câmera.
  2. Leia o cartão em um leitor CF de qualidade.
  3. Verifique um comportamento tipo SMART se o seu leitor expuser erros, ou pelo menos veja se as leituras estão travando.
  4. Se estiver estável, faça uma imagem.
  5. Tente navegar na imagem no nível do sistema de arquivos.
  6. Depois faça recuperação por assinatura para NEF.

O Disk Drill faz sentido aqui porque pode fazer tanto recuperação normal quanto extração RAW sem uma curva de aprendizado enorme. Se encontrar arquivos .NEF da Nikon com pré-visualizações, isso geralmente é um bom sinal. Caso contrário, o PhotoRec é a opção de backup “feia, mas eficaz”.

Mais um detalhe prático: recupere para outra unidade e depois abra os NEFs no software da Nikon, não apenas no Fotos do Windows. O Windows diz “corrompido” para arquivos que os aplicativos da Nikon abrem perfeitamente. Muito irritante.

Além disso, para quem procura um guia simples sobre como recuperar vídeos excluídos de um cartão SD passo a passo, esse passo a passo é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos conselhos de fórum.

Espaço usado com NEFs ausentes também pode significar que a tabela de alocação do cartão está parcialmente intacta, mas a câmera parou de finalizar algumas gravações. Então eu verificaria uma coisa que os outros só sugeriram de leve: se as fotos ausentes na verdade são fragmentos de uma gravação interrompida, e não arquivos inteiros apagados.

Teste rápido: depois de criar a imagem do cartão, inspecione os NEFs recuperados pelo tamanho. Os RAWs da Nikon da mesma sessão devem ficar em uma faixa de tamanho bem próxima, a menos que ISO/conteúdo tenham mudado muito. Se os ausentes forem recuperados como arquivos minúsculos, ou todos quebrarem no mesmo ponto de tamanho, isso sugere interrupção de gravação ou problema no cartão/controladora, não simples perda de diretório. Nesse caso, não confie mais no cartão, mesmo que a recuperação funcione.

Concordo com @chasseurdetoiles, @stellacadente e @mikeappsreviewer sobre evitar ferramentas de reparo e salvar a saída em outro lugar. Onde eu discordo um pouco é em partir direto para uma recuperação ampla sem antes verificar os padrões. Lacunas na numeração dos arquivos, tamanhos anormais de NEF e se as perdas se concentram em uma sequência contínua podem dizer muita coisa antes de você passar horas escaneando.

Quanto ao software, o Disk Drill é um meio-termo razoável aqui.

Prós:

• fácil de escanear imagens de cartão
  • encontra tanto entradas do sistema de arquivos quanto NEFs recuperados por carving
  • a visualização é útil para verificar se os arquivos realmente podem ser usados

Contras:

• os resultados por carving podem perder nomes/pastas originais
  • varreduras profundas podem levar um tempo
  • se os dados NEF em si foram gravados apenas parcialmente, nenhum aplicativo consegue reconstruí-los por completo

Se o Disk Drill não produzir bons NEFs, então você provavelmente está lidando com dados incompletos, e não com arquivos ocultos. Esse é o ponto em que aposentar o cartão é a verdadeira solução, não fazer mais tentativas de recuperação.