Eu apaguei acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD e agora estou tentando descobrir se vale a pena tentar um software de recuperação antes de desistir. O cartão foi usado na minha câmera e estou preocupado que os arquivos possam ter sido sobrescritos. Eu realmente preciso de ajuda para escolher o melhor método de recuperação de vídeos do cartão SD e saber o que fazer em seguida para evitar piorar a situação.
Vídeo da câmera excluído de um cartão SD, o que eu faria primeiro
A primeira coisa é que eu não presumiria que o clipe está perdido. Um vídeo excluído muitas vezes não é apagado imediatamente. O que normalmente desaparece primeiro é o registro do cartão sobre onde o arquivo está localizado. Os dados do vídeo muitas vezes permanecem lá até que novas gravações sejam salvas por cima.
Então, se isso aconteceu com você, pare de usar o cartão agora. Estou falando sério. Não grave mais vídeo. Não tire fotos. Não formate nada. Cada nova gravação reduz suas chances.
Se o cartão SD ainda aparece no seu computador, eu começaria com o modo de varredura focado em câmeras do Disk Drill. Aplicativos comuns de recuperação às vezes trazem de volta pedaços corrompidos, o que é complicado com gravações de câmeras, drones e dashcams porque esses dispositivos dividem as gravações em partes. Esse modo procura fragmentos e tenta uni-los em um único arquivo reproduzível.
Para fazer isso com o Disk Drill:
- Baixe-o do site oficial da CleverFiles e instale-o no seu computador Mac ou Windows.
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o ao seu computador. Tive melhores resultados fazendo isso diretamente em vez de deixar o cartão dentro da câmera e conectar a câmera por USB.
- Abra o Disk Drill e encontre seu cartão SD na lista de unidades.
- Clique em Search for lost data.
- Quando ele pedir o tipo de varredura, escolha Advanced Camera Recovery.
- Deixe a varredura rodar. Cartões maiores levam mais tempo. Cartões com muitos dados antigos também levam mais tempo. Se o cartão estiver instável, espere demoras.
- Assim que os arquivos começarem a aparecer, abra Review found items. Você não precisa esperar a varredura completa terminar.
- Restrinja a lista aos arquivos de vídeo. Se você lembrar a extensão ou parte do nome do arquivo, use a busca ou os filtros.
- Visualize tudo o que for importante para você. Se a visualização funcionar, suas chances são melhores. Não perfeitas, mas melhores.
- Selecione os clipes que deseja e pressione Recover.
- Salve-os em outro lugar, não de volta no mesmo cartão SD. Gravar arquivos recuperados no cartão de origem é como as pessoas arruínam uma segunda tentativa de recuperação.
- Depois da recuperação, abra os vídeos e verifique-os do começo ao fim.
Uma etapa que as pessoas pulam, e eu acho que ela importa, é criar uma imagem completa byte a byte do cartão antes de mexer na recuperação. Isso dá a você uma cópia exata, para que trabalhe a partir da cópia e deixe o original intacto. Se o cartão estiver instável, ou se a gravação for mais importante do que um vídeo casual de fim de semana, eu faria isso primeiro.
Uma observação rápida sobre custo. O Disk Drill para Windows oferece recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, você pode escanear e visualizar antes de pagar. Eu gosto de ferramentas que permitem visualizar primeiro para esse tipo de situação porque você descobre rapidamente se o vídeo perdido ainda está lá ou se está perdendo tempo.
Casos em que eu não continuaria insistindo com software
Eu pararia e procuraria um laboratório de recuperação se qualquer uma destas situações for verdadeira:
- O cartão SD está rachado, torto, chamuscado ou parece fisicamente danificado.
- Ele não aparece no Gerenciamento de Disco do Windows ou no Utilitário de Disco do macOS.
- Ele continua desconectando, travando ou congelando durante uma varredura.
- A câmera relata falha de hardware em vez de um problema de arquivo.
- A gravação é para trabalho, uso legal ou qualquer coisa que você não conseguirá recriar.
- O cartão molhou, sofreu um impacto ou teve algum problema elétrico.
Versão curta
Se o cartão ainda aparece e não está fisicamente danificado, a recuperação por software é o primeiro passo que eu daria. A rapidez importa. O autocontrole também. Quanto menos você gravar no cartão após a exclusão, maiores serão suas chances de recuperar a gravação.
Sim, vale a pena tentar um software primeiro, se o cartão ainda monta e sua câmera fez uma exclusão normal, não uma formatação completa. Vídeo excluído em cartões SD muitas vezes permanece no lugar até que novos dados o substituam. Então suas chances dependem de uma coisa: quanto você usou o cartão após a exclusão.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar imediatamente. Eu acrescentaria uma coisa. Verifique o tamanho do cartão em comparação com o que você gravou após a exclusão. Exemplo: se seu cartão é de 128GB e você só tirou 2GB de fotos novas, alguns clipes excluídos ainda podem estar lá. Se você preencheu metade do cartão novamente, as chances caem rápido.
Eu não começaria com ferramentas gratuitas aleatórias dos resultados de busca. Muitas delas geram MP4s corrompidos ou perdem carimbos de data e hora. O Disk Drill é uma das tentativas iniciais mais seguras para recuperação de vídeo em cartão SD porque pré-visualiza os arquivos encontrados e lida melhor com mídia de câmera do que muitas ferramentas genéricas. Se a prévia mostrar seu clipe, isso é um sinal sólido.
Se os arquivos importam muito, faça primeiro uma imagem do cartão. Trabalhe a partir da cópia. Mais seguro, menos risco. Se o cartão desconectar, esquentar ou ler devagar pra caramba, pare. Os laboratórios existem por um motivo.
Além disso, se você quiser uma visão rápida das recomendações de software de recuperação de cartão SD no YouTube, este short é um bom ponto de partida:
melhor short do YouTube sobre ferramentas de recuperação de vídeo em cartão SD
Versão curta. Sim, tente um software de recuperação antes de desistir. Faça isso agora. Não grave mais nada no cartão. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Se o Disk Drill encontrar prévias limpas, você ainda tem uma chance.
Sim, definitivamente vale a pena tentar um software antes de desistir, mas vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer e @stellacadente em um ponto: as pessoas focam demais no aplicativo primeiro e não o suficiente em descobrir que tipo de exclusão aconteceu.
Se você só apagou clipes na câmera, as chances de recuperação geralmente são boas. Se você fez uma formatação completa e depois continuou gravando, é aí que as coisas ficam feias rápido. Não é impossível, só mais feio. A sobrescrita é a verdadeira vilã, não a exclusão em si.
O que eu faria antes de executar qualquer coisa:
- verificar se o cartão mostra a capacidade correta
- ver se a câmera/leitor de cartão está se comportando de forma estranha
- anotar o formato exato de vídeo que a câmera usou, como MP4, MOV, AVCHD, MXF
- lembrar aproximadamente quanto material novo foi gravado após a exclusão
Essa última parte importa muito. Um cartão de 64GB com 500MB de novas fotos após o erro é bem diferente de um cartão de 64GB que foi preenchido até a metade novamente.
Se o cartão montar normalmente, então sim, tente o Disk Drill. É uma das opções iniciais mais sensatas para recuperação de vídeo em cartão SD porque pelo menos consegue mostrar se ainda existe algo utilizável antes de você perder tempo demais. Eu recuperaria para o seu computador e depois testaria os clipes no VLC, não apenas no player padrão. Às vezes um arquivo parece morto, mas só está sem a indexação correta e o VLC ainda consegue abrir partes dele.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: algumas câmeras criam arquivos auxiliares/de banco de dados que ajudam a organizar os clipes. Se eles sobreviveram, a recuperação pode ser mais limpa do que você imagina. Então não apague mais nada do cartão tentando organizar tudo. Isso só piora a situação rs.
Se o cartão começar a desconectar, ler absurdamente devagar ou pedir para ser reparado, pare de mexer nele. É nesse momento que a recuperação caseira pode transformar um dia ruim em um pior ainda.
Além disso, se você quiser uma discussão mais prática sobre recuperação de filmagens de câmera após uma formatação de cartão SD, este tópico é bem certeiro: como as pessoas recuperaram vídeos após formatar acidentalmente um cartão SD
Resumo curto: sim, vale a pena tentar um software de recuperação. Não, não continue usando o cartão. E não, não presuma que apagado significa perdido para sempre ainda.
Vale a pena tentar? Sim. Desistir imediatamente costuma ser a única maneira realmente garantida de perder os vídeos.
Concordo em grande parte com @stellacadente, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de usar o cartão. Mas eu acrescentaria mais um ângulo que muita gente ignora. Descubra se isso é uma simples exclusão no sistema de arquivos ou um problema de integridade do cartão. Se o cartão SD está repentinamente lento, apresenta erros de leitura ou some no meio da cópia, o software de recuperação já não é mais a questão principal. Primeiro, isso vira um problema de estabilidade.
Minha regra rápida:
- O cartão monta normalmente, a capacidade parece normal, sem comportamento estranho = vale a pena tentar software
- O cartão está instável, ilegível ou pede reparo = pause as tentativas por conta própria
Além disso, não fique obcecado com a ideia abstrata de os vídeos terem sido excluídos versus o cartão ter sido formatado. O que importa mais é o que aconteceu depois. Uma exclusão normal sem novas gravações é favorável. Uma formatação seguida de mais filmagens é pior. Muito material novo depois de qualquer um dos dois cenários é quando as chances de recuperação desabam.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- bom para encontrar mídia de câmera excluída
- a visualização ajuda a perceber rápido se os clipes são realmente recuperáveis
- a interface é mais fácil do que a de muitas ferramentas de recuperação antigas
- pode ser uma primeira tentativa sensata antes de opções mais especializadas
Contras
- não faz milagre se os dados do vídeo foram sobrescritos
- os arquivos recuperados ainda podem estar incompletos ou ilegíveis
- a recuperação completa geralmente exige pagamento
- é menos ideal se o próprio cartão estiver falhando fisicamente
Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: a visualização é útil, mas não é uma garantia perfeita. Já vi clipes visualizarem parcialmente e mesmo assim serem exportados com danos perto do final. Então, se o Disk Drill encontrar seus vídeos, isso é animador, não uma prova.
Eu também testaria qualquer arquivo recuperado em mais de um player. Às vezes o arquivo está lá, mas o índice está bagunçado, então um aplicativo diz corrompido enquanto outro reproduz.
Versão curta: sim, software de recuperação de vídeo de cartão SD vale muito a pena tentar antes de desistir, e o Disk Drill é uma primeira ferramenta razoável. Só não trate software como solução para tudo se o próprio cartão estiver se comportando de forma suspeita.